Zico defende mudanças, mas é contra o fim do Carioca: “Não devia acabar”

Compartilhe

GE – Ídolo maior do Flamengo e dono de sete títulos estaduais com a camisa rubro-negra, Zico é contra o fim do Campeonato Carioca, como sugeriu o atacante Fred, do Fluminense, em desabafo após ser expulso no clássico de domingo. Em Natal para proferir palestra no 1° Fórum Estadual dos Secretários Municipais e Gestores do Esporte e do Lazer do Estado do Rio Grande do Norte, o ex-jogador declarou que os campeonatos regionais precisam ser remodelados para deixarem de ser deficitários e projeta disputa com mais clássicos.

– Acho que não devia acabar, não. Fred falou de cabeça quente. Ele sabe até que, para a carreira dele, é importante no você ter no currículo algumas marcas nos campeonatos regionais também – falou Zico.

O eterno camisa 10 da Gávea lembrou que o “formato atual é prejudicial a tudo” e entende que mudanças são necessárias. Ele não acha justo o alto investimento dos clubes grandes para a disputa dos estaduais, nos quais o público não tem comparecido.

– A meu ver, não comporta mais grandes equipes jogarem diversos jogos deficitários. O campeonato regional tem sempre um atrativo, é sempre bom com a possibilidade de clássicos, mas tem que ter menos jogos, menos times. Você pode muito bem fazer uma seletiva no final do ano anterior, e os times classificados, sendo três ou quatro no máximo, se juntem aos grandes para um torneio curto, onde os clássicos possam prevalecer. É inadmissível equipes que investem uma quantidade grande, como o Flamengo que investe R$ 2 milhões na montagem de uma equipe, vá jogar 11 jogos deficitários num campeonato onde tivemos jogos com 800 pessoas, 200 pessoas – lembrou.

Como viveu tempos de Maracanã lotado e auge de toda uma geração do Flamengo, Zico vê diferença para os dias atuais. Apesar disso, espera que os torcedores tenham motivos para ir ao estádio, pelo menos, aos clássicos.

– Hoje existem muitos outros atrativos que fazem com que a pessoa possa ficar dentro de casa, tranquilo, no ar refrigerado, tomando um suco ou uma cerveja, batendo papo com os amigos, fazendo seu churrasco, e não saia de casa. Tem ainda as dificuldades com estacionamento, preocupação com a violência. Há uma série de fatores que inibem muitas vezes o público. Achavam que diminuindo os ingressos o público iria comparecer. Não é por aí. Quando o espetáculo não é bom, pode ser R$ 5, pode ser de graça que o público não vai. Tivemos dois jogos, um Flamengo x Vasco, talvez mais pela rivalidade, e um Fla-Flu agora, que eu até esperava que tivesse mais gente. Foram 40 mil pessoas. Mas só estes dois. Outros clássicos não deram 30 mil pessoas. É muito pouco para o futebol brasileiro. Eu acho uma pena – concluiu.

Antes de participar do fórum, Zico foi recebido pelo governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. Na oportunidade, apresentou o projeto da Escola Zico 10, que pretende implantar no estado nos próximos meses, em parceria com o poder público.

Ver comentários

  • Sugestão de novo modelo para o Carioca 2016:

    Primeira fase do campeonato começaria em janeiro com 12 equipes (sem os ditos 4 grandes), dois grupos com 6 equipes, os 02 melhores de cada grupo fazem semi final e final e se classificam pra próxima fase. Enquanto isso os ditos 04 grandes jogariam o torneio Rio-São Paulo.

    Segunda Fase os ditos 04 grandes e os 04 melhores da primeira fase. Jogando todos contra todos, Teoricamente jogos mais interessantes, finalizando com semi-finais e finais.

    Somente Sugestão, tem muito a melhorar, porém é um modelo melhor do que o que temos hoje.

  • Sugestão de novo modelo para o Carioca 2016:

    Primeira fase do campeonato começaria em janeiro com 12 equipes (sem os ditos 4 grandes), dois grupos com 6 equipes, os 02 melhores de cada grupo fazem semi final e final e se classificam pra próxima fase. Enquanto isso os ditos 04 grandes jogariam o torneio Rio-São Paulo.

    Segunda Fase os ditos 04 grandes e os 04 melhores da primeira fase. Jogando todos contra todos, Teoricamente jogos mais interessantes, finalizando com semi-finais e finais.

    Somente Sugestão, tem muito a melhorar, porém é um modelo melhor do que o que temos hoje.

Notícias recentes

  • Notícias

Flamengo volta a atacar Gerson em ação judicial: “Descumpridor de contratos”

Flamengo cobra R$ 42,75 milhões da FGM, empresa de Marcão, pai de Gerson A briga…

26/06/2026
  • Manchetes

Guerrero, Arrascaeta e Plata: saiba como foram os gols de jogadores do Flamengo nas últimas 3 Copa do Mundo

Como foram os gols de Guerrero, Arrascaeta e Plata em Copas do Mundo?   O…

26/06/2026
  • Destaque

Palpites Noruega x França: com Mbappé de volta, veja escalações e odds

Noruega x França se enfrentam nesta sexta-feira (26), pela Copa do Mundo A fase de…

26/06/2026
  • Manchetes

Gol de Plata garante mais de R$ 6 milhões ao Flamengo

Qual valor já arrecadado pelo Flamengo até aqui na Copa do Mundo 2026?   O…

26/06/2026
  • Manchetes

Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

Quais são os jogadores do Flamengo relacionados para intertemporada em Portugal?   O Flamengo já…

26/06/2026
  • Notícias

Jogos da Copa hoje: Noruega x França, Uruguai x Espanha e outras 2 partidas decisivas acontecem nesta sexta

Quatro partidas agitam esta sexta-feira (26) pela última rodada da fase de grupos da Copa…

26/06/2026