A importância da Libertadores para o Flamengo

Na noite de ontem boa parte da América do Sul acompanhou o segundo jogo (ou meio jogo) de River e Boca pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América. Apesar da rivalidade que o duelo em si já proporcionava, o “fator” Libertadores foi outro grande chamativo, já que o confronto se dava na fase de mata-mata. Se o mesmo duelo ocorresse, por exemplo, pelo Campeonato Argentino, o atrativo não seria o mesmo. A Libertadores tem alcance e charmes únicos, e é a competição mais importante para os clubes sul-americanos.

O ponto que quero chegar é o seguinte: não se pode alcançar a hegemonia mundial sem alcançar a hegemonia local. Apesar de ser inconcebível se falar de hegemonia no futebol, visto que não há fórmulas mágicas que garantam somente vitórias para determinado clube, podemos citar uma “nata” de clubes que, ano após ano, estão sempre entre os melhores, com raras temporadas de infelicidade. Especificamente em nosso continente vemos a fama de Boca Jrs, que mescla história e bons desempenhos recentes, angariando fama não só por toda a região, mas também por todo o mundo. Como exemplo mais recente, temos a ascensão do Corinthians, que em meia década de marketing pesado e resultados em campo, desde a chegada de Ronaldo até a conquista da Libertadores e do Mundial, elevou sua reputação internacional meteoricamente.

E o Flamengo? Nossa história é fabulosa, porém, longínqua. Nossa fama internacional é associada à nossa gloriosa década de 80, à Zico, à imensa torcida e ao Maracanã / Rio de Janeiro. Recentemente, entretanto, não correspondemos ao clube que já fomos um dia.

Em termos de reputação internacional, o Flamengo necessita, ao menos, estar todos os anos disputando a Libertadores. Ganhar ou não é consequência de bons trabalhos, mas não somente o único fator de avaliação. Aparecer na imprensa de outros países é passo fundamental para que a marca Flamengo se propague, afinal, de nada adianta conhecer o “time do Zico e do Maracanã” e não vê-lo jogar.

Os próximos anos serão fundamentais para a concretização desse projeto, e acredito que o Flamengo esteja no caminho certo. Já para esse ano não devemos pensar em nada menos do que a qualificação continental, para, daí em diante, não esperar nada aquém disso. O Flamengo é grande, assim pensaremos e assim entraremos em todas as competições que estiverem pela frente.

 

Rodrigo Coli

rodrigo.coli@colunadofla.com

Rodrigo Coli

Ver comentários

  • Infelizmente nossa história verdadeira é essa.
    Mais felizmente, estamos vivendo praticamente um sonho, voltando a ter esperanças no fortalecimento da bases estruturais do time, nosso presente irá refletir o futuro.

    SRN

  • É absurdo que um time como o Flamengo tenha atuações tão pífias no principal campeonato do continente. Nossa participação em 2014 foi de chorar.
    Fico pensando se em vez do River, fosse o Flamengo na Bombonera. Com esse time atual, não daria nem pra começar a brincadeira.
    A verdade é que o Flamengo andou chegando pra disputar o torneio pelo atalho da Copa do Brasil que não exige times tão fortes para ser campeão. Mas pra Libertadores o nível é discrepante.
    Tanto é verdade que nossa melhor colocação nos últimos anos foi as quartas com o time campeão brasileiro de 2009.
    Então chegar na Libertadores pela Copa do Brasil é mais fácil, mas pelo Campeonato Brasileiro dá mais força.

    • O time do Flamengo parece que perde a identidade quando chega na Libertadores. A raça é uma característica indispensável pra torcida,mas o Flamengo simplesmente não encarna o espírito da Libertadores. Nunca digeri, e nunca irei, a eliminação de 2008. Aquele time tinha tudo para ir longe e, quem sabe, um Fla-Flu na final pois o caminho era "fácil" (nada na Libertadores é facil).

      Acho que quanto mais o Flamengo disputar competições "pedreiras" melhor. Até mesmo o extinto regional (tão falado esse ano) permitiria um número maior de jogos eliminatórios contra grandes clubes (estádio lotado e pressão da torcida).

    • Esse time atual jogando na pressao da Bombonera ia perder ate o rumo de casa, imagina o Wallace estabanado na defesa, Gabriel raquitico, ou fraquissimo Para. Esse elenco daria vexame, precisa trazer um zagueiro de respeito de respeito tipo Lugano, um volante de respeito tipo Paulinho e um atacante de respeito tipo Lucas Pratto ou Guerreiro, com essas 3 contrataçoes daria uma encorpada boa no time.

      • Tmb acho . Se viesse um zagueiro d nivel pra jogar cm o samir , eu como rubronegro ia dormir tranquilo kkk #wallaceNaoDaLuxa

      • Tmb acho . Se viesse um zagueiro d nivel pra jogar cm o samir , eu como rubronegro ia dormir mais tranquilo kkk #wallaceNaoDaLuxa

      • Falou tudo. Esses sim, tem liderança e futebol pra aguentar qualquer pressão.

      • Falou tudo. Esses sim, tem liderança e futebol pra aguentar qualquer pressão.

  • É absurdo que um time como o Flamengo tenha atuações tão pífias no principal campeonato do continente. Nossa participação em 2014 foi de chorar.
    Fico pensando se em vez do River, fosse o Flamengo na Bombonera. Com esse time atual, não daria nem pra começar a brincadeira.
    A verdade é que o Flamengo andou chegando pra disputar o torneio pelo atalho da Copa do Brasil que não exige times tão fortes para ser campeão. Mas pra Libertadores o nível é discrepante.
    Tanto é verdade que nossa melhor colocação nos últimos anos foi as quartas com o time campeão brasileiro de 2009.
    Então chegar na Libertadores pela Copa do Brasil é mais fácil, mas pelo Campeonato Brasileiro dá mais força.

  • Parabéns pelo comentário, acrescento q o Fla deve contratar um CEO ou gestor com influência na CONMEBOL para tratar dos interesses do FLA nas disputas SUL AMERICANAS, acredito q como eu a grande maioria dos torcedores que existe manipulação (arbritagem) nesta competição.

  • Concordo em parte. Protagonismo sul americano? Infelizmente estamos longe disso. Consultando a história da libertadores, veremos que nossa participação no torneio é pífia. Primeiro, precisamos voltar a protagonizar o futebol nacional, depois, a América será nossa.
    No meu entender, a Libertadores é um torneio, portanto quanto maior for a participação, mais chances teremos de conquista-la. Porém, não adianta participar como simples coadjuvante, vide as equipes M que sempre estão lá. Ainda assim, coroborando o que disse anteriormente, mesmo sendo fracas, essas equipes conseguem alguma coisa pela participaçao quase que continua na competição (Emelec, La U, serro etc).
    Abraço e SRN.

    • É preciso jogar como Homem uma libertadores ... sem medo, sem moleques ... e com esperteza ... Na última participação, lembro do Amaral sendo expulso nos primeiros lances da partida ... pqp ... fico puto só de lembrar ...

    • É preciso jogar como Homem uma libertadores ... sem medo, sem moleques ... e com esperteza ... Na última participação, lembro do Amaral sendo expulso nos primeiros lances da partida ... pqp ... fico puto só de lembrar ...

  • Vcs achao que seria melhor o flamengo jogar a copa do brasil ou a sul-americana.?

  • Vcs achao que seria melhor o flamengo jogar a copa do brasil ou a sul-americana.?

  • Próxima Libertadores que o Flamengo for, tem que ser da seguinte forma:
    - A partir do momento que garatir a vaga, já iniciar o planejamento para contratar reforços pontuais e de impacto;
    - Planejar chegar ao menos entre os seminifinalista;
    - Esquecer a porra do Campeonato Estaudual, pois nas últimas veses, parece que o Flamengo prioriza o carioca ao invés da Libertadores. ex.: 2007, 2008, 2014.

    e investir no marketing.

    • Essa é a maior verdade, em 2007 o time perdeu pq tava se poupando pro jogo decisivo do estadual, resultado campeão carioquinha e nã reverteu na Liberta, 2008 jogo da libertadores, festa de comemoração do carioquinha, resultado vexame histórico em casa, 2014, jogou td contra o vasco, morreu contra o time mexicano

  • Não acredito que o Mengo tenha suas finanças em equilíbrio em menos de cinco anos. O que ocorreu em 2009 foi tão improvável que pareceu impossível. Prefiro tomar pancada hoje, organizar o Clube, para só depois termos time.

      • kkkkkk. Eu entendi. Mas me referi ao fato de termos sido campeões com Adriano, Pet (na sua melhor fase, eu acho) e mais alguns que jogaram bem. Montar time com um jogador que queria parar de jogar profissionalmente, outro que estava ali só para que uma dívida fosse paga e alguns refugos de outros times, e conseguir ser campeão em pontos corridos foi algo só possível no Mengo.

    • Com david vraz na zaga !!!!!bizarro meu !! Aquilo foi um aborto da natureza n acontece 2 vezes

Notícias recentes

Flamengo presta solidariedade a Carlinhos e cobra atitude da CBF após ato racista em jogo contra o Grêmio

Carlinhos ouviu gritos racistas assim que deixou o gramado da Arena do Grêmio O atacante…

22/09/2024

Tite quebra silêncio sobre Gabigol e revela motivo de não usar o atacante do Flamengo

Gabigol voltou a ficar de fora da lista de relacionados do Flamengo em jogo contra…

22/09/2024

⁠Cadê o VAR? Árbitro expulsa Carlinhos contra o Grêmio e irrita torcedores do Flamengo

Carlinhos foi expulso após cometer falta em Kannemann, zagueiro do Grêmio O Flamengo teve um…

22/09/2024

Ex-técnico do Vasco revela sonho de trabalhar no Flamengo

Sem comandar um time desde 2022, Geninho contou que deseja assumir o Flamengo um dia…

22/09/2024

Flamengo prejudicado: árbitro e VAR ignoram irregularidade em gol do Grêmio

Árbitro e VAR ignoraram uma falta em Allan, do Flamengo, no lance que abriu o…

22/09/2024

Flamengo perde para o Grêmio, Palmeiras vence Vasco e mais: veja tabela atualizada após a 27ª rodada do Brasileirão 2024

Com a derrota para o Grêmio, o Flamengo ficou na quarta posição na tabela do…

22/09/2024