Fonte: Blog Dinheiro em Jogo
Que Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique e Manchester United ganham muito mais dinheiro que Flamengo e Corinthians, todo torcedor sabe ou, pelo menos, imagina. Mas a discrepância é maior do que a imaginação sugere. Em relatório produzido pelo blog com as receitas de 150 clubes de 15 países diferentes, o Flamengo, melhor exemplo brasileiro de gestão na atualidade e responsável pelo maior faturamento do país, é só o 40º colocado. Não só fatura um quinto do que faturam os primeiros lugares do ranking, está atrás de clubes que brasileiro nenhum dá valor: Cardiff City, Hull City, Crystal Palace.
O Corinthians, segundo brasileiro melhor colocado, aparece na 47ª posição, com menos receita do que Athletic Bilbao, Lille e Sevilla. O São Paulo, em 49º, está atrás do Bordeaux. Cruzeiro e Palmeiras, em 52º e 54º, estão no mesmo patamar do suíço Basel. Mais para baixo, o Grêmio está colado no Saint-Etienne, o Botafogo, no Wolverhampton, e o Vasco, na Cagliari. São números que colocam à prova a noção coletiva de que há 12 “grandes” clubes no Brasil. A realidade é que muitos dos maiores brasileiros teriam sérias dificuldades financeiras para ficar na Premier League, a primeira divisão inglesa, se nela jogassem.
Baixe o relatório Receitas do Futebol e compare faturamentos, gastos com salários, lucros e prejuízos de 150 times. Finanças dos 20 principais brasileiros foram detalhadas nos últimos cinco anos. São números que explicam por que certos clubes sempre disputam títulos e por que outros não vencem nunca.
Link do blog para download: https://www.rodrigocapelo.com/receitas-do-futebol/
O futebol brasileiro não suporta mais ter 12 times com chances de ser campeão brasileiro.
Se
pegássemos os 12 maiores times do Brasil e deles fizéssemos 3 ou 4,
nivelaríamos esses a um nível semelhante aos maiores clubes Europeus e
com expressividade e competitividade para disputar quase tudo.
Do jeito que está hoje, cada time dos 12 maiores tem 1 ou 2 craques, quando tem e o nível fica muito baixo.
Por
isso, é muito importante o que a diretoria do Fla está fazendo em
termos financeiros, para que em 2 ou 3 anos o Fla se torne uma potência
esportiva.
O
Corínthians tinha tudo para seguir no mesmo rumo, mas o sonho
megalomaníaco, se achando o “Novo Rico” do futebol brasileiro fez o
clube gastar demais e agora seu potencial ficou comprometido.
Muito melhor ter 12 disputando, do q só 2 ou 3, n gostaria de torcer pra barça ou real, campeonato muito chato.
Quem torce para o Real ou o Barça não deve achar chato.
E além disso, nenhum campeonato das grandes Ligas Alemã, Inglesa, Italiana e Espanhola tem tantos times com chances de ser campeãs.
Essa pandemia de times com chances de ganhar o campeonato só enfraquece o espetáculo e isso sim faz o campeonato ser ruim, ter estádios vazios e qualidade péssima de jogos.
Rpz, se eu fosse eu acharia, flando em relação ao espanhol, é claro.. Pq elas n são exemplos… Duvido muito q isso seja o motivo do brasileiro ser fraco.
Concordo.essa teoria de espanholização não da pra engolir .O Brasil é um país continental.A Espanha é do tamanho de Minas Gerais.Cabem uma Europa e 12 países como Portugal dentro do Brasil.Em Minas também tem 2 times.Acho sem graça é aquela dobradinha barça e Real.Perde um pouco o valor aqueles “passeios ” que barça e Real dão nos outros times!
E qual seria a dobradinha aqui no Brasil Flamengo e curintias?o cruzeiro com seus vários títulos cai fora? O São Paulo,um colecionador de títulos tambem? O inter e gremio fora da panela também?Não da pra engolir!
Nosso mengao aumentou muito a arrecadaçao … estamos no caminho certo …um dia teremos um grande time e ao inves de passar 1ou2 anos e o time se desmantelar .. poderemos mante-lo por bastante tempo !!!
Cara não gostaria q Flamengo e Corinthians dominassem sozinhos o futebol brasileiro,acho q ficaria chato mas como o colega disse o futebol brasileiro não comporta 12 times grandes, para chegar no nível dos europeus tem q focar os recursos em 2 ou 3 times mesmo
Fica chato não tem libertadores
Robinho marcou coletiva para amanha…despedida ou dia do fico.