Bandeira critica divisão de votos na Ferj e pede peso maior aos grandes

Compartilhe

Fonte: GE

Em guerra com a atual gestão da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, questionou nesta quinta-feira, em Brasília, o sistema de distribuição de votos dos clubes nas federações estaduais. Em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados para tratar de medidas de modernização do futebol, o dirigente pediu um aumento no peso dos clubes grandes nas eleições das entidades.

– A situação que vivemos hoje no futebol carioca é absolutamente insustentável. A distribuição dos votos hoje faz com que as nossas federações, ou boa parte delas, não seja absolutamente representativa dos seus filiados, dos torcedores e das populações dos estados que deveriam representar.

Bandeira explicou que a regra atual, regida pela Lei Pelé, determina que a diferença entre os pesos dos votos dentro das federações não tenha uma proporção maior que seis para um. Na Ferj, por exemplo, a divisão é a seguinte: seis votos para times de série A, quatro para times de série B, dois para times de série C e um para os demais times amadores e ligas.

– Em nome de uma regra teoricamente democrática, se estabeleceu uma situação em que hoje um clube como o Flamengo, que tem 40 mil torcedores, mais de 40% da torcida dentro do Rio de Janeiro, tem seis votos na federação. São seis votos a mais que o clube do Piscinão de Ramos, que amador esportivo da Colônia Juliano Moreira e que a Liga Varre-Saiense de Desportos. Do total de 264 votos na assembleia geral da Ferj, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo têm seis cada. Ou seja, juntando os quatro clubes grandes do Rio, que possuem 100% dos torcedores, não dá 10% dos votos da assembleia geral. É isso que nos leva a ter um campeonato como o que acabamos de ter no Rio – argumentou Bandeira.

Diante de um auditório repleto de parlamentares, o presidente do Flamengo pediu que a regra de proporção seja alterada dentro da Medida Provisória 671, assinada em março pela presidência e em tramitação no Congresso Nacional. Conhecida como MP do Futebol ou Profut, a medida prevê a renegociação das dívidas dos clubes e uma série de novas regras de transparência e gestão para o futebol.

– Isso precisa ser mudado urgentemente e tenho certeza que podemos fazer a correção dessa injustiça. Tenho certeza que essa comissão vai reconhecer a pertinência dessa reivindicação que estou fazendo. É absolutamente urgente que isso seja incluído na MP – concluiu Bandeira.

Notícias recentes

  • Notícias

Flamengo encurta diferença para o Palmeiras; veja tabela do Brasileirão atualizada após jogos da 20º rodada

Flamengo poderia ter encurtado ainda mais a distância para o líder Palmeiras Jogando no Maracanã…

26/07/2026
  • Destaque

Jardim admite ‘marcha lenta’ do Flamengo e cobra arbitragem após empate com São Paulo

O que disse Leonardo Jardim após jogo do Flamengo x São Paulo? O Flamengo ficou…

26/07/2026
  • Notícias

Léo Pereira é sincero sobre o quanto empate com o São Paulo atrapalha ambições do Flamengo no Brasileirão

Léo Pereira admitiu felicidade por voltar a jogar no Maracanã O Flamengo decepcinou os mais…

26/07/2026
  • Destaque

Palmeiras perde em casa, e Flamengo reduz distância para liderança do Brasileirão

Como está a situação do Flamengo no Brasileirão? O Palmeiras perdeu para o Atlético-MG neste…

26/07/2026
  • Notícias

Flamengo decepciona Maracanã lotado e fica no empate com o São Paulo

Equipe de Leonardo Jardim chegou a ampliar o marcador, mas gol foi anulado O Flamengo…

26/07/2026
  • Destaque

VÍDEO | Léo Pereira marca 1º gol do Flamengo em jogo contra o São Paulo, pelo Brasileirão

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! LÉO PEREIRA! 🔴⚫ Léo Pereira abre o placar para o Mengão aos 10 minutos…

26/07/2026