Construtora parceira do Palmeiras consulta Flamengo sobre projeto de estádio

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos / Uol

Construtora do Allianz Parque, a W/Torre procurou a diretoria do Flamengo para falar sobre a construção de um estádio. As conversas ainda são bem iniciais. Até porque o clube não decidiu qual modelo vai adotar para projeto da casa própria que se torna cada vez mais necessária com o imbróglio envolvendo o Maracanã.

Há mais de um ano, dirigentes rubro-negros têm discutido qual a melhor solução para sediar os jogos do times. Entre as alternativas na mesa estão: tentar assumir o Maracanã, firmar uma acordo com parceiros para construção de um arena, ou levantar dinheiro por conta própria.

A quase certeza de um acordo entre a Odebrecht e o governo do Estado para o maior estádio da cidade praticamente elimina a chance de o clube ter a gestão dele. Assim, ganha força a ideia de construir uma casa própria.

Diversos parceiros já sentaram à mesa para sondagens e estudos e não deram certo. Entre eles, estavam a Odebrecht, a OAS e a Luso Arenas. A primeira tem um relacionamento de altos e baixos com o clube por conta dos problemas no Maracanã; as duas outras estão com situação financeira complicada. Aí surgiu a W/Torre.

A empresa procurou o Flamengo com uma ideia de uma parceria nos moldes do que ocorre no Palmeiras. O contato foi confirmado por duas fontes da diretoria rubro-negra. Só que não houve nenhum encontro da cúpula da construtora com o presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, o que mostra como a conversa está no início.

O blog tentou falar com Walter Torre que não respondeu as ligações. Ele analisa outros projetos de estádios de clube como o do Santos: houve reunião com o presidente Modesto Roma Jr.

Uma questão do estádio rubro-negro é a falta de terreno na cidade do Rio de Janeiro. A ideia de fazer uma arena menor na Gávea não andou. Há ofertas de cidades na Baixada Fluminense como Duque de Caxias, que cederiam o terreno. Neste caso, o modelo econômico teria de ser pensado já que não há grande população de alto poder aquisitivo nas redondezas.

Além da possibilidade de fechar uma parceria, o Flamengo estuda o financiamento próprio por meio de dinheiro estrangeiro. Neste caso, precisaria de um modelo com custo baixo. Mas, para isso, o clube tem que evoluir bastante em sua situação financeira para ter credenciais para obter os recursos. Fato é que, confirmada a perda do Maracanã, os rubro-negros começarão de fato a escolher seu caminho.

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Se agregasse o que tem de melhor no estádio do Palmeiras e do River Plate, seria o melhor do Brasil .
    No estádio do River Plate, na parte inferior as arquibancadas, há escolas, academias, clinicas, entre outros ... Seria Exemplo ... SRN

  • Sempre fui defensor do maracanã como casa do flamengo, muito por achar que em 2016, teremos uma oportunidade politica para discutir a questão do consórcio...até porque esta diretoria seria capaz de propagandear coias negativas frente um candidato que não lhe "favorecesse" ( no bom sentido) e a torcida ecoaria o resto. Porém, um novo estádio poderia ter a roupagem Flamengo ( coisa que o maracanã não seria capaz)...Flamengo tem que definir logo um projeto com terreno se quiser ir para o combate com o poder público da cidade...fazendo a escolha por uma cidade da baixada, seria mais simples, mas a logística é mais complicada.

    • Alexander, Maracanã é com o Governo e não Prefeitura. Governo e consórcio praticamente chegaram em um denominador comum e o novo contrato será assinado em breve. Maraca, infelizmente, esquece.

      • Jason...falei poder público em geral, é claro que a pendenga com o municipio é maior...mas o estado para manter sua mamata com o consórcio iria tentar com certeza "influenciar" qq cidade da região metropolitana. Mas qndo falo aguardar para um ataque ao poder público...creio que ambos "poderosos" Paes e quadrilha Cabral estão fragilizadas, até pq ainda vem mais bomba por aí com os nomes deles. E ter um clube ( com 60% dos eleitores) que de forma "indireta" reforce isso, faz com que um grupo repense suas boquinhas.

    • Maracanã infelizmente já era. O Governo do RJ está na mão da Odebretch, diria até que é refém, pois se os diretores dela resolverem falar o que sabem a situação fica feia pra Pezão, Cabral e Paes. O Flamengo não conseguiu a concessão e nem conseguirá um acordo melhor em 2016. Tão pouco conseguirá as licenças pra fazer um estádio na cidade do Rio, pois o Governo sabe que se o Flamengo largar o Maracanã, a concessão não se mantém. Então a alternativa é ir pra Baixada, mas especificamente em Caxias. Lá todas as lideranças politicas são a favor, o terreno a ser cedido é de graça e próximo ao RJ (fica perto da Av. Brasil e da Linha Vermelha) e não teria associação de moradores pra encher o saco.

  • Tomara que seja verdade seria mais uma renda para o clube pois nossa torcida não tem igual.

  • eu gostaria que fosse muito parecido com o do borussia seria iconico pois atente todas as necessidades economicas da torcida alem de ser um caldeirão..
    o maracanã não sera esquecido,ali ganhamos nossos titulos importantes,mas assim como a reforma mudou o estadio todo. uma casa nova também seria muito bom. é vida que segue e nesse caso o maracanã serve como uma ancora para o flamengo hoje deixando uma boa parte da receita comprometida.

  • Uma arena nos padrões da dos porcos seria perfeito, para mim ficou melhor que esses estádios padrões FIFA. Deixar a Oderbrecht, Prefeitura e FERJ morrem abraçadas com esse elefante branco que vai se tornar o Maracanã sem o Mengão!

  • Agora se isso for verdade mesmo é só colocar em prática e ir pra cima, imagina uma arena com 90 mil pessoas e um time com bons jogadores e brigando pr tudos os titulos casa cheia sempre...

    SRN...

    • 90 mil é muito, nenhum clube no Mundo faz mais estádio com essa capacidade. O máximo é 45, 50 mil e olhe lá. É lógico que seria maravilhoso um estádio de 100 mil pessoas, mas os custos de manutenção são altíssimos e 80% das partidas não tem público suficiente pra isso. Algo em torno de 45 a 50 mil já estava ótimo.

  • Porque o Flamengo nao faz uma Arena no mesmo terreno do CT George Helal?
    Afinal sao 140 mil metros quadrados.......tem terreno de sobra.......termina a parte do CT para os Profissionais e usa outra parte para o Estadio.
    Esquece o projeto do CT para base neste local.......faz em outro,afinal a prefeitura deve um terreno para o Flamengo.

    • Era uma boa alternativa, mas o problema é que o local é isolado, não tem sequer linha regular de ônibus.

  • Pra ser igual a Arena dos Porcos teria que ser no centro da cidade, logo na gavéa pq o estadio do corinthians não gera tanta renda como o do Palmeiras? pq é afastado um estadio na Gavea seria o mais valorizado do País, Por mim esqueceriamos o clube na gavea e passariamos os outros esportes pra onde via ficar o ct da base todos os outros esportes concentrados lá e o Ginasio do basquete e o estadio na Gavea conforme caberia perfeitamente como já foi esposto em postagem nesse site

    • O problema é a prefeitura concordar em fazer isso, em conceder as licenças. Se pra construir um ginásio de 3200 pessoas já está uma novela, imagina um estádio de 40 mil pessoas. É capaz de quererem expulsar o Flamengo da Gávea.

      • Concordo que lá e impossivel pela má vontade do governo, pq se seguisse o modelo britanico e americano que os estadios são em bairros e tivesse incentivo pq metro com a lina nova chega até lá e quanto ao transito jogos nunca acontecem em horario de pico, falta má vontade da prefeitura mas não sei se mudando o estadio do Flamengo pra outro lugar e eles vendo o quanto perderiam e o quanto um planejamento bem feito teria mais pros do que contras se isso não afetaria na decisão e sobre um suposto Aval, o Flamengo tem que começar a chantagear com esse governo pq tem um poder mto grande na mão

        • O problema são as associações de moradores, que na zona sul tem um poder que suas similares em outros bairros não tem. Todos os governantes tem medo de contrariá-las. O metrô linha 4 só saiu do papel porque mudou parte do trajeto e faz parte do 'pacote' das olimpíadas onde o lobby é mais forte, caso contrário não sairia. Pra qualquer obra desse porte é necessário apoio politico e da vizinhança e isso aqui na cidade do RJ o Flamengo não consegue, infelizmente.

          • Respeito sua opinião, mas discordo na parte que não influencia no lucro principalmente com o turismo na capital e vários outros poréns a Gaveá com estadio seria muito mais lucrativa que um estadio em qualquer outro lugar, entretanto não tenho intenção de chegar nos poréns e sou Flamenguista e quero é um lugar pro Flamengo chamar de casa independente de onde seja, Queremos um projeto bem formatado que o sucesso virá de uma forma ou de outra pq torcida temos em qualquer lugar.

        • O estádio do Corinthians gera, em termos de bilheteria, o mesmo lucro que o do Palmeiras (só não tem o name rights ainda) mas a diferença é que enquanto no Palmeiras a WTorre fica com somente 5% da bilheteria, no Corinthians a Odebretch fica com tudo. Os names rights pela mesma coisa: o Palmeiras fechou com a Alianz 300 milhões em 20 anos; o Corinthians quer 400 milhões em 5 anos somente. Eu tenho certeza que se os valores fossem iguais, a Allianz preferiria o Corinthians, A questão geográfica pouco influi nesse quesito.

  • Sinceramente....o melhor terreno na minha opinião é em Caxias. Nao iriamos sofrer interferencia do prefeito vascaíno e terreno já ate terimos la. Perto do trem,aeroporto,e viabilizaria estruturar a regiao. Só seria necessário melhorar as linhas de onibus por lá. Na gavea é impossível,se p construir a arena esta essa complicação,imagine o estádio. Na barra tem mt terreno,mas o pbm é q sao caríssimos. O importante é termos o nosso estádio e nao ficarmos mais reféns dessa corja do Maracanã. Nossa receita vai aumentar e socio torcedor tb.

    • É o que eu falo a séculos. Em Caxias as 3 lideranças politicas são favoráveis (Zito, Washington Reis e Alexandre Cardoso) e o terreno seria cedido de graça. Hoje ao meu ver é o local mais viável, pode não ser o local dos sonhos, mas é o que geraria menos custos e complicações com licenças e documentação. Quanto ao transporte, ao meu ver um estádio do Flamengo faria com que a região se desenvolvesse e os serviços melhorassem, como já vem acontecendo com o Corinthians em Itaquera. Se bem que o local escolhido, próximo ao Centro de Caxias, tem uma boa estrutura, fica perto da Avenida Brasil, da Linha Vermelha, possui diversas linhas de ônibus pro Centro do Rio, além de ficar a 10 min. do Centro de Caxias, que conta com estação da supervia.

      • Exatamente cara.....moro na zona norte,mas n vejo nenhum pbm ir ao estadio se for construido msm e em Caxias. Vou feliz da vida....ver meu time na sua casa. Esse povo q critica lugares é q n tem noçao do valor imobiliário. Caxias é o lugar mesmo. Tomara q dê certo tudo isso. Quem é flamenguista vai acompanhar onde for.

        • Esse receio vem em grande parte da cultura do próprio povo carioca, em achar que a Baixada é um local carente, sem recursos e isolado. Em muitas regiões é, mas também há regiões na Baixada que em nada ficam a dever a bairros como Tijuca ou Méier. Quem conhece por exemplo o Bairro 25 de Agosto em Caxias sabe disso. Ao meu ver hoje seria o local mais viável. Não digo o melhor (o melhor seria a Gávea, na nossa sede) mas o que geraria menos dor de cabeça.

    • Vou plagiar um texto de um poema musical. A letra diz assim' disse o poeta, o artista vai onde o povo esta' . Agora vou mudar. Disse o poeta, o povo vai onde mengo esta. Por isso torcemos, a qualquer hr e qualquer lugar. O que acharam? Isso da um canto pra torcida noa jogos do Mengão.

    • Eu acho que dessa vez é. Bandeira já anunciou e foi enfático: ou o Maracanã passa a ser vantajoso ou o Flamengo vai partir pra ter o próprio estádio. Diria até que o clube já tem tudo engatilhado e pronto pra por em prática.

Notícias recentes

Bap emite nota oficial em apoio à candidatura de Ricardo Lomba para presidência do Conselho do Flamengo

Eleição para a presidência do Conselho Deliberativo do Flamengo acontece no dia 16 de dezembro…

15/11/2024

Ex-técnico relembra discussão com Jorge Jesus em jogo do Flamengo: “Ficou bravo comigo”

Jorge Jesus marcou época no comando do time do Flamengo O técnico Jorge Jesus deixou…

15/11/2024

Flamengo acerta 4 contratações para 2025

Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…

15/11/2024

Notícias do Flamengo hoje: Bruno Henrique suspenso, saída de De La Cruz e reviravolta de Gabigol

Programa no YouTube do Coluna do Fla começa às 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira…

15/11/2024

Gabigol se declara ao Flamengo em aniversário de 129 anos do clube: “Maior do mundo”

Gabigol é um dos maiores vencedores da história do Flamengo, com 13 títulos O Flamengo…

15/11/2024

Filipe Luís abre o jogo sobre futuro no Flamengo: “Se não ganhar a próxima partida, não estarei aqui”

Flamengo ainda tem cinco jogos a cumprir no Brasileirão O Flamengo empatou em 0 a…

15/11/2024