Cristóvão assume o Flamengo com a missão de paz e Libertadores

Compartilhe

Fonte: ESPN

Estilos parecidos, vozes serenas e tranquilidade. Cristóvão Borges, técnico que assume o Flamengo nesta quinta-feira, e Jayme de Almeida, auxiliar, têm muito em comum. Diante do turbilhão vivido pelo time desde a saída do técnico Vanderlei Luxemburgo, demitido na última segunda-feira, a receita para contornar o momento difícil é justamente a postura. A postura firme, mas de voz serena de Cristóvão foi um dos pontos que agradou a diretoria e contribuiu para sua contratação. Tudo para levar paz ao time e cumprir a meta no fim do ano: terminar o Brasileiro ao menos classificado para a Libertadores 2016.

Estes foram pontos abordados pela diretoria em conversa com Cristóvão. Levar paz e, consequentemente, o time à Libertadores. Para isso, ganhará reforços. Após rescindir com o Corinthians, Guerrero está muito próximo e pode ser anunciado antes da Copa América. Outro jogador de maior renome também é esperado. Antes, porém, Cristóvão terá de acalmar ânimos. E contará com dicas. Acostumado a conviver no clube desde garoto, Jayme já foi de auxiliar a técnico e acabou demitido por meio da imprensa pela diretoria em 2014. Após o empate com o Náutico em 1 a 1, ele não escondeu a mágoa por acabar preterido. Mas nada contra Cristóvão, ele garante. Pelo contrário. O auxiliar foi só elogios e referendou que a calma do novo técnico pode ser um tranquilizante para o borbulhante Ninho do Urubu.

“Cristóvão é uma pessoa que tem tranquilidade. Conheço, tenho admiração e respeito, sem demagogia. Ele é uma pessoa tranquila, pode ajudar nesse sentido. Agora é hora de apoiar, tem de trabalhar para que isso reverta. Mas sem querer colocar faca no peito de jogador. Os jogadores têm de ser cobrados, mas cobrança legal, sem aquela pressão a mais que não leva a lugar algum, acaba até atrapalhando”, receitou Jayme.

Cristóvão, aos 55 anos, é mais novo do que Jayme, de 62. Ambos duelaram dentro de campo, na década de 70, e fora, mais recentemente, quando o técnico comandava o Fluminense e Jayme, o Flamengo. A proximidade ocorre com empatia e características de ambos em um meio complicado. Negros, Jayme e Cristóvão ocuparam cargos onde a maioria predominante no Brasil é branca. Deram entrevistas sobre o assunto, trocaram elogios. Nesta quinta, enfim, passarão a vestir a mesma camisa.

“A gente tem, não vou dizer amizade, mas a gente se conhecia, Tínhamos respeito. Quando fomos técnicos adversários convivemos bem, eu o admiro, já conversei lá atrás.Ele também tem esse respeito por mim. Ele está vindo, espero que a gente o receba bem e possa fazer um trabalho independentemente de qualquer coisa. Não tem isso de ser técnico, auxiliar, não me diminui. É um cara que se a gente puder ajudar de alguma forma, vai ajudar”, afirmou Jayme de Almeida.

Para evitar entrevistas, o novo técnico permaneceu longe do Maracanã no empate em 1 a 1 com o Náutico. Sem vencer há quatro jogos, o Flamengo verá a estreia de Cristóvão justamente contra o seu último clube, o Fluminense, no clássico das 18h30 no Maracanã. A missão é fazer o Rubro-Negro ressurgir e buscar uma vaga na Libertadores no Campeonato Brasileiro. Tudo com muita serenidade.

Ver comentários

  • Se bem conheço o Cristóvão ele vai utilizar o sistema que mais gosta que é o 4-4-2 com linhas mais compactas e bastante movimentação dos laterais. O time então ficaria mais ou menos assim:
    Paulo Victor-Pará-Wallace (?)-Samir-Armero-Jonas-Canteros-Arthur Maia-Everton- Cirino-Guerrero ( ja ta certo ele vai vir ). Nesse esquema precisariamos da contratação de mais 3 jogadores na minha opinião um Lateral Direito um zagueiro e um Meia. Porque Precisaria de um latetal mais consiste no ataque eu indicaria o Jonathan ex Cruzeiro e que está na Internazionalli e tem o contrato encerrando em junho. Ou quem sabe se ainda diretoria for ambiciosa o Daniel alves seria ótimo. Um zagueiro porque Bressan é muito ruim só chutão e Wallace deveria ser demitido. Um cara que não comemora um gol pelo Flamengo não é digno de ser capitão e envergar o manto. E precisamos de um meia que nesse caso não necessariamente seria um camisa 10 com aquele estilo lento como o do Ganso. Precisamos de uma meia de mais mobilidade pra cair pelos lados e cortar em diagonal. Nesse caso teria o Thiago Neves e o Lorentetti ou o Mancuelo.
    Agora se ele mantiver o 4-3-3 o time ficaria com
    Paulo Victor-Pará-Wallace-Samir-Armero-Jonas-Canteros-Everton-Paulinho-Cirino-Guerrero. Faço as mesmas observações sobre as contratações entretanto com uma ressalva. O meia nesse caso poderia ser um cara mais lento e nessa opção teria o Ganso e o Valdivia ou um cara mais rápido como o próprio Thiago Neves ou o Mancuelo ou o Lorentetti ou o Motillo ( a esperança é a última que morre ). Ou então esse meia seria um volante de chegada com o Elias ou o Paulinho do Spurs que pode sair por empréstimo. O certo é que Cristóvão terá muito trabalho e meu apoio e com certeza chegaremos longe

Notícias recentes

  • Manchetes

Que horas é o jogo do Flamengo x São Paulo hoje?

Quais são os detalhes de jogo do Flamengo x São Paulo, pelo Brasileirão?   O…

26/07/2026
  • Notícias

Jogo do Flamengo x São Paulo vai passar na Globo?

Flamengo entra em campo pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro A caminhada do Flamengo em…

26/07/2026
  • Manchetes

Jogo ao vivo, escalações e desfalques: saiba tudo sobre Flamengo x São Paulo, pelo Brasileirão

Quais as informações sobre jogo do Flamengo x São Paulo, pelo Brasileirão?   https://www.youtube.com/watch?v=OoLW3A-1gp8 O…

26/07/2026
  • Destaque

Santos empata com 2 gols de Neymar, e Vasco não vence em São Januário; veja tabela atualizada da 20ª rodada do Brasileirão

Flamengo enfrenta o São Paulo na 20ª rodada do Brasileirão O Flamengo volta a campo…

25/07/2026
  • Destaque

Cruzeiro anuncia contratação de Zé Lucas, do Sport; Flamengo tentou acordo com o jogador

Quanto o Flamengo ofereceu para contratar Zé Lucas? O Cruzeiro anunciou, neste sábado (25), a…

25/07/2026
  • Destaque

Rossi celebra reencontro com a torcida em jogo do Flamengo x São Paulo, pelo Brasileirão

Jogadores reencontrarão a torcida do Flamengo neste domingo (26) O Flamengo entra em campo neste…

25/07/2026