Debates sobre a MP do Profut começam em Brasília

Compartilhe

Fonte: Lancenet

A Medida Provisória (MP) do Profut, elaborada pelo deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) visando ao refinanciamento da dívida dos clubes e à criação da Lei da Responsabilidade Fiscal do Esporte (LRFE), começou a ser debatida no Senado nesta segunda-feira. Presidida pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e tendo como convidados o editor e fundador do LANCE!, Walter de Mattos Junior, o consultor de marketing esportivo e colunista do L!Bizz Amir Somoggi e o advogado Pedro Trengrouse, a seção voltou suas atenções para o fair-play financeiro, a necessidade de os clubes se transformarem em empresas e a punição a dirigentes:

– É necessário um estímulo para transformar os clubes sem fins lucrativos em sociedades anônimas. Outra coisa que também temos de evitar é que dirigentes saiam de clubes de maneira impune após fazer gestões temerárias – afirmou Walter de Mattos Jr.

Outras questões abordadas foram a dependência excessiva dos clubes de transferências e a maneira arcaica com a qual são decididas eleições em federações e na CBF.

O deputado federal Danrlei (PSD-RS), ex-goleiro com passagem de sucesso pelo Grêmio, afirmou que a realidade de muitos clubes torna a contrapartida “impagável”.

Ainda estiveram presentes, o deputado federal Andrés Sanchez (PT-SP), ex-presidente do Corinthians e, atualmente, superintendente de futebol do clube, o senador Omar Aziz (PSD-AM) e o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), por exemplo.

A MP prevê o refinanciamento das dividas com a União em dez ou 20 anos, com perdão de até 70% das multas e 30% dos juros. Os clubes que aderirem também estão sujeitos a adequação de seus estatutos, com limitação dos mandados do presidente, e se comprometem a seguir o fair-play financeiro, gastando com o futebol 70% da receita total.

Ocorrerão mais cinco encontros para debater a MP até 20 de maio. Dirigentes das Séries A, B,C e D, representantes do Bom Senso e da CBF, por exemplo, participarão das demais audiências.

Notícias recentes

  • Destaque

Goleiros do Flamengo revelam sensações especiais com jogos em Portugal

Andrew e Rossi têm boas memórias para jogos do Flamengo de intertemporada A temporada do…

30/06/2026
  • Destaque

Flamengo recusa proposta por Luiz Araújo e define futuro do atacante na temporada

Luiz Araújo está na mira do futebol do exterior O Flamengo recebeu uma proposta oficial…

30/06/2026
  • Notícias

Copa do Mundo: jogador do Flamengo pode atingir marca goleadora pela Seleção

Seleção Equatoriana enfrenta o México por vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo…

30/06/2026
  • Destaque

Bielsa detona Flamengo em briga por Arrascaeta e se emociona com Varela

Ex-técnico do Uruguai, Marcelo Bielsa falou sobre a eliminação na Copa do Mundo Em entrevista…

30/06/2026
  • Destaque

Relação nas nuvens: presidente do Palmeiras estreita laços com mandatário da CBF na Copa, diz jornalista

Leila Pereira e Samir Xaud estão cada vez mais próximos Se alguém ainda tinha dúvida…

30/06/2026
  • Notícias

Amuleto do Flamengo está fora do próximo duelo do Brasil na Copa

Lucas Paquetá teve lesão detectada no músculo posterior da coxa direita A Seleção Brasileira pode…

30/06/2026