‘É o Flamengo quem mais precisa se mexer no Rio’, dispara blog

Compartilhe

Fonte: Blog Entre as Canetas / Globo Esporte

Na era dos pontos corridos, a de 2015 é a quarta edição do Campeonato Brasileiro em que o Rio de Janeiro disputa com apenas três clubes a Série A – as outras foras 2003, 2009 e 2014. A edição atual é, das quatro, a de pior aproveitamento. Em 2003, com Flamengo, Fluminense e Vasco, foram 3 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, 40,7% de aproveitamento (ninguém deles caiu, e o Botafogo subiu); em 2009, caímos um pouco com 2 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, e 37,03% de aproveitamento (ninguém caiu e o Vasco subiu); e no ano passado, voltamos aos 40,7, com 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas (o Vasco subiu, mas o Botafogo cairia). Neste 2015, despencamos para 29,6%, com 1 vitória, 5 empates e 3 derrotas.

Tenho falado semanalmente sobre o tema, ressaltando que o campeonato é longo, que há tempo para recuperação e que ainda não é hora de desespero. Mas o futebol que tem sido apresentado pelo trio carioca exige, pra ficar nisso, ação. E, a meu ver, são ações diferentes.

A meu ver o Vasco é quem precisa menos mudar. Partindo, é claro, do princípio que, diferentemente do que o vende seu presidente, o time não entra para ganhar o Brasileiro. O time de Doriva já mostrou nesta temporada que não tem que brigar também para não cair. Tem capacidade para vencer os times de menor expressão em campo, beliscar algo nos clássicos, e vencer e empatar com um ou outro grande aqui e ali. Da campanha atual, o ponto fora da curva foi o empate em casa com o Goiás. Esse tipo de jogo é para o Vasco vencer.

O Fluminense precisa resolver um velho problema, que existia desde os tempos da Unimed, que é a fragilidade do time do meio-campo para trás. Com as opções por Ricardo Drubscky e Enderson Moreira, mostra que não está na competição para vencê-la, mas também não é time para cair. Se Enderson tiver competência para fechar a casinha, o ataque é capaz de, como o Vasco, vencer os pequenos em casa, beliscar nos clássicos, e bater um ou outro grande aqui e ali. Não teve pontos fora da curva até aqui. Não convenceu contra o Joinville, mas faturou os três pontos em casa. Perdeu fora para o Atlético-MG, normal, e conquistou um ponto comemorável contra o Corinthians, em casa.

Quem vai ter de se sacudir mais é o Flamengo. E aí vai ser necessária a intervenção da diretoria. Primeiro, ou para trazer os reforços que diz ter dinheiro para trazer, ou para acabar com a boataria. Além disso, precisa cobrar de Luxemburgo a afirmativa do treinador de que este ano o Flamengo tinha condições de brigar por Libertadores – quem deixa 5 pontos no lixo contra Sport e Avaí não tem condições de brigar por nada. E, mais importante do que tudo: descobrir o que está acontecendo no vestiários, de onde vem a distância entre Luxa e o time.

O time do Flamengo pode não ser para brigar por título, mas também não é para estar na zona de rebaixamento. Com esses jogadores, fica-se entre o 10º e o 7º lugar tranquilamente. É clara e cristalinamente visível que o time não rende o que pode. Mal ou pouco treinado não está, porque Vanderlei pode até ser criticado por outras coisas, mas não por preguiça. Então falta motivação, ou empatia entre as partes.

Enquanto isso não for detectado e resolvido, podem trazer Robinho, Guerrero, Renato Augusto e Pelé que a coisa não vai andar…

Ver comentários

Notícias recentes

  • Notícias

Brasil x Japão: palpites, escalação e onde assistir

O que esperar de Brasil x Japão, na Copa do Mundo? A Copa do Mundo…

29/06/2026
  • Manchetes

Veja o motivo de Leonardo Jardim convocar jogadores da base para intertemporada em Portugal

Qual é o planejamento de Leonardo Jardim com os jogadores das categorias de base do…

29/06/2026
  • Manchetes

Rossi surpreende com atitude antes de viagem para jogos do Flamengo em Portugal

O que Rossi fez na chegada do Aeroporto do Galeão neste domingo (28)?   Agustín…

28/06/2026
  • Manchetes

Arrascaeta manda recado a profissional após eliminação do Uruguai na Copa do Mundo

O que disse Arrascaeta a Laniyan Neves, fisioterapeuta do Flamengo e da Seleção Uruguaia?  …

28/06/2026
  • Destaque

Copa do Mundo: Ancelotti mantém 2 jogadores do Flamengo no time titular para jogo do Brasil x Japão; veja provável escalação

Quais jogadores do Flamengo podem ser titulares em jogo do Brasil x Japão? A Seleção…

28/06/2026
  • Manchetes

Samuel Lino admite ‘cabeça limpa’ após férias e define expectativa para jogos do Flamengo em Portugal

O que disse Samuel Lino, atacante do Flamengo, sobre a intertemporada em Portugal?   A…

28/06/2026