
Fonte: GE
Como se diz na gíria do basquete, Marquinhos amassou o aro do ginásio do Tijuca no primeiro tempo. Errou os quatro arremessos que tentou. Foi substituído por Marcelinho no segundo período. Mas Marquinhos é um jogador diferenciado. Endiabrado no segundo tempo, o camisa 11 do Flamengo destruiu o São José e comandou a vitória por 98 a 64 (43 a 35) no jogo 5 das quartas de final do NBB. Com seis bolas de três e 26 pontos – 20 só no terceiro período – o cestinha da noite teve a companhia de luxo do argentino Herrmann, autor de 20 pontos, para manter a escrita: o Flamengo segue como única equipe a disputar as semifinais de todas as edições da competição.
– Foram dois tempos distintos. No primeiro, não fui muito acionado. Eu não estava no ritmo. Mas no segundo tempo, vim num ritmo melhor, comecei a infiltrar mais, isso deu confiança para arremessar. Depois que peguei o ritmo, a mão esquentou, consegui uma sequência muito boa – disse Marquinhos.
Além do inspirado ala e de Herrmann, o outro argentino do Flamengo, Nico Laprovittola, teve participação importante, com 14 pontos e nove assistências. E, ainda, o americano Meyinsse contribuiu com duplo-duplo de 13 pontos e 10 rebotes.
O adversário agora é o Limeira, segundo colocado na fase de classificação, e que terá a vantagem de fazer o quinto jogo da série em casa, se necessário. Na outra semifinal, jogam Bauru e Mogi. As datas dos confrontos ainda serão divulgadas.
Pelo São José, Caio Torres anotou 16 pontos e se salvou em meio a uma atuação coletiva muito abaixo da média.
HERRMANN DE UM LADO, CAIO TORRES DO OUTRO
Em 10 minutos bastante disputados, Flamengo e São José não conseguiram abrir vantagem. Com uma defesa agressiva, o time da casa começou melhor e abusou dos contra-ataques. Olivinha tirou proveito da estratégia e anotou seis dos oito pontos do Fla, que fez 8 a 3. Mas a rapidamente os paulistas deixaram tudo igual. As duas equipes erravam demais, principalmente nos arremessos de três – juntas, anotaram apenas duas bolas em sete tentadas.
Caio Torres era a principal arma ofensiva dos visitantes. Com dois lances livres, colocou o São José pela primeira vez na liderança, com 1m31s por jogar. Mas com dois pontos de Meyinsse e um chute de três de Herrmann, os atuais bicampeões viraram e terminaram o período na frente (21 a 18).
José Neto voltou com Marcelinho no lugar de Marquinhos, até então zerado. O Fla cresceu e abriu 10 pontos, sua maior vantagem no jogo. Graças a Herrmann. O argentino, que já tinha entrado bem no primeiro período, foi o dono do segundo, com duas bolas de três e 10 pontos. A situação do São José se complicou ainda mais quando Caio Torres foi para o banco, com três faltas, a 2m55s do intervalo. A partir daí, com Marquinhos ainda sem pontuar, Meyinsse tomou conta do garrafão, e os donos da casa foram para o vestiário com oito de vantagem (43 a 35).
MARQUINHOS, MARQUINHOS, MARQUINHOS…
Zerado nos dois primeiros quartos, Marquinhos acordou na volta do intervalo. Principal pontuador e jogador do Flamengo na temporada, ele acabou com o jogo no terceiro período. Com quatro bolas de três em quatro tentativas e nada menos do que 20 pontos dos 29 que o Flamengo no período – o dobro dos 10 anotados por toda a equipe de São José -, Marquinhos fez a diferença chegar a 27 ao fim do quarto: 72 a 45 no placar, delírio vermelho e preto na arquibancada.
Atordoado, São José cometia erro atrás de erro na volta para o último período. Marquinhos e Marcelinho aumentavam a diferença para 37 pontos a pouco mais de cinco minutos para o fim (87 a 50). Após converter mais uma cesta de três – e levar um toco de Dedé ao tentar uma enterrada – Marquinhos deixou a quadra muito aplaudido pela torcida enlouquecida no Tijuca. Nos últimos minutos, bastou ao Flamengo administrar a larga diferença e fazer o tempo passar.
Equipese pontuação de cada jogador
Flamengo: Marquinhos (26), Laprovittola (14) , Meyinsse (13), Benite (4), Olivinha (10). Entraram: Herrmann (20), Marcelinho (5), Felício (2), Gegê (2), Mingau (2), Danielzinho (0), Leo (0). Técnico: José Neto
São José: Drudi (6), Laws (6), Caio Torres (16), Baxter (10), Valtinho (8). Entraram: Dedé (7), Renan (8), Betinho (1), Colimério (2), André (0), João Pedro (0), Gustavo (0). Técnico: Luiz Zanon
Placares dos quartos
1º quarto: Flamengo 21 x 18 São José
2º quarto: Flamengo 22 x 17 São José
3º quarto: Flamengo 29 x 10 São José
4º quarto: Flamengo 26 x 19 São José
Andrew e Rossi têm boas memórias para jogos do Flamengo de intertemporada A temporada do…
Luiz Araújo está na mira do futebol do exterior O Flamengo recebeu uma proposta oficial…
Seleção Equatoriana enfrenta o México por vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo…
Ex-técnico do Uruguai, Marcelo Bielsa falou sobre a eliminação na Copa do Mundo Em entrevista…
Leila Pereira e Samir Xaud estão cada vez mais próximos Se alguém ainda tinha dúvida…
Lucas Paquetá teve lesão detectada no músculo posterior da coxa direita A Seleção Brasileira pode…
Ver comentários
Parabéns ao basquete do Mengão!
Os cara tem raça.
Eu assisti, realmente o Fla foi arrasador ontem.