Fonte: GE
Não é novidade que a diretoria e o técnico Vanderlei Luxemburgo tenham feito uma limpa no elenco do Flamengo. De acordo com o clube, 21 jogadores estão emprestados, 15 deles em 2015. Mas agora, com o término do vínculo de alguns deles e o desinteresse dos times que os contrataram, o Rubro-Negro começa a pensar na definição do futuro dos atletas. Se nomes como o atacante Negueba e o zagueiro Welinton agradaram ao Coritiba, esses casos são exceções.
Oito jogadores desse grupo chegaram com soluções pendentes ao departamento de futebol nessa semana, e alguns já têm novos destinos. Emergente, o mercado dos Estados Unidos surge como solução para determinados casos. Jovens como o meia Thomás e o volante Caio Quiroga estão muito perto de acertarem com clubes de diferentes ligas locais. O primeiro não faz mais parte dos planos da Ponte Preta e deve concretizar a ida para atuar pelo Seattle e disputar a MLS.
Já Caio Quiroga, emprestado ao ASA de Arapiraca, foi repassado ao Fort Lauderdale Strikers, por indicação do ex-capitão rubro-negro Léo Moura, apresentado pelo mesmo clube há pouco mais de um mês. No time de Alagoas, também estava o atacante Darlan, que foi para o Ituano.
O volante Val, emprestado ao Mogi Morim até o fim do Campeonato Paulista, teve seu vínculo com o Flamengo encerrado agora em maio. No XV, estava o atacante Bruninho, também até o fim do estadual de São Paulo. Ele ainda tem mais um ano de contrato com o Rubro-Negro, mas não está nos planos do clube, que busca uma solução para a situação.
O trio Renato Santos, Muralha e Igor Sartori ainda tem contrato com o Bragantino, mas o clube paulista não demonstra interesse em estender o vínculo. O zagueiro e o volante foram especulados no Macaé. O primeiro, porém, recusou proposta do clube do Rio de Janeiro. O segundo ainda pode concretizar uma negociação. Já o atacante tem uma proposta do RB Brasil.
Além dos oito já citados, há também o volante João Vitor, que tem contrato encerrado com o Alecrim-RN, mas a tendência é que ele siga no futebol do Nordeste.
O meio-campo Adryan tem contrato de empréstimo com o Leeds United, da Inglaterra, até junho. O Flamengo aguarda que os ingleses exerçam o direito de compra do jogador. O empréstimo de Mattheus, filho de Bebeto, ao Estoril se encerra ao término da temporada europeia, mas há uma renovação automática.
Atualmente, o Flamengo treina com 28 jogadores no profissional, além de alguns garotos da base quando convocados, como Douglas Baggio, Matheus Sávio, Jajá e Jorge – que disputam o sub-20 do Carioca.
Neste sábado, o Sportv.com transmite a final da Taça Guanabara sub-20 entre Flamengo e Botafogo, direto de Moça Bonita, às 15h – a bola rola às 15h20 (de Brasília). Na primeira partida houve empate por 2 a 2 e os rubro-negros têm a vantagem de empate.