Reforçar o time ou trancar o cofre?

Compartilhe com os amigos

Fonte: República Paz & Amor

Sabe aquela faixa que você vê pendurada numa casa de apostas, informando que “Saiu aqui o ganhador dos R$ 400 mil da Federal”? Estou me sentindo como o dono da lotérica que mandou esticar a faixa.

Demonstrando enorme vontade de levar o Manto novo, Irene Holanda comentou nos posts de todos os republicanos, mas o comentário sorteado foi o que ela fez em 3 de maio – portanto, aos 45 do segundo tempo – no texto “Gratidão e solidariedade”, escrito pelo papai aqui. Trata-se de um claro recado dos deuses da blogosfera: visite o RP&A regularmente, leia sempre os posts do Murtinho e nunca deixe de comentar. A felicidade baterá à sua porta.

Dito isto, passemos ao post da vez.

Segunda-feira, 4 de maio, Leonardo André e Vinicius Castro publicaram, no UOL, reportagem com o título “Luxa vence guerra e Fla vai abrir o cofre por reforços. Robinho é o sonho”. O texto informa que houve uma batalha nos bastidores rubro-negros – de resto, algo normal em qualquer gestão moderna e compartilhada – e que Luxemburgo teria vencido a queda de braço.

Medo.

Independentemente dos acertos ou erros e vitórias ou derrotas que fazem parte da carreira de todo bom treinador, em vários momentos Luxemburgo já se mostrou um perdulário. E, sempre, teimoso até não mais poder.

Uma das coisas que me incomoda é a recorrente opção de Luxa pelos tais jogadores cascudos, e o exemplo mais recente vem do Sul. Depois de chegar em terceiro lugar no Brasileirão 2012, assegurando o direito de disputar a Libertadores do ano seguinte, Luxemburgo encheu o Grêmio de cascudos, todos com salários inflados. O goleiro Dida (em vez de efetivar o bom Marcelo Grohe), Cris, Elano, Fábio Aurélio (que sequer jogou). Fez uma fase de grupos sofrível e levou fumo nas oitavas. Um ano antes, no Flamengo, indicara o cascudo Alex Silva, e um pouco depois queria porque queria levar o Bolívar. Não se trata de patrulha ou cornetagem gratuita, e eu mesmo já reclamei aqui no blog das nossas limitações. Mas, no caso do Flamengo, creio ser muito mais uma questão de acertar a mira do que sacar a carteira do bolso e gastar a esmo. Nisso a gente sabe que Luxa é mestre, mas disso o Flamengo quer distância.

O que me conforta é que a aparente contradição – desejar um time melhor, sem perder o controle do orçamento – não é só minha, mas da imensa maioria da torcida rubro-negra. Todos pedimos reforços com critério e pés no chão, sem compromissos que não poderemos cumprir, e tenho receio de ver Luxemburgo mandando e desmandando.

No início do ano, quando Luxa começou a falar em Luís Fabiano, tive arrepios. Acredito que Alex e, sobretudo, Robinho – os dois citados na matéria do UOL – podem melhorar bastante o time, mas juro a vocês que tremo na base quando nosso treinador começa a ganhar guerras internas e adquirir funções além daquelas de treinar, definir o padrão tático e escolher quem vai pro jogo.

A reportagem cita, ainda, que Robinho é visto como um nome capaz de alavancar o cambaleante Programa Sócio-Torcedor. Sim, desde que tenha vontade. Se vier de férias – como veio, por exemplo, Ronaldinho Gaúcho –, melhor não. Sim, desde que se dedique e se cuide, que jogue sempre e quase sempre bem. Sim, desde que ajude o time a disputar o título. Vaga na Libertadores é no máximo consequência, jamais pode ser o objetivo.

De qualquer modo, e como sonhar é preciso, fui dormir de segunda pra terça achando que Robinho seria uma boa. No entanto, na noite de terça pra quarta já pensava diferente. Explico. Naquela terça-feira Dunga fizera a fineza de chamar Robinho para a Copa América, competição que vai de 11 de junho a 4 de julho, com apresentação dos convocados prevista para 1º de junho. Devido à inteligência e ao profissionalismo do nosso calendário, os selecionados que disputam o Brasileirão ficarão, no mínimo, sete jogos fora. São 21 pontos, suficientes para interferir no resultado do campeonato e afastar qualquer clube da briga pela taça.

Como nada é tão ruim que não possa piorar, em boa parte do ano que vem não teremos o Maracanã – o que pode ser ótimo para ganhar dinheiro, mas é péssimo para disputar títulos. E se não for para disputar títulos, qual a razão para investir em caras tão caros quanto Robinho?

Beco sem saída. Sugestões, opiniões e esculhambações na caixa de comentários, por favor.

Jorge Murtinho

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Foram 2 anos e meio apertando o cinto, fazendo a torcida aguentar times tecnicamente inferiores aos principais times do país, muitas vezes correndo riscos na tabela.
    Agora já tá na hora de trazer um jogador de peso sim. Não seria nenhuma loucura nem fugir da política de austeridade, já que o próprio orçamento divulgado prevê R$ 10 milhões pra trazer esse jogador. Agora só falta perder a porra do medo e trazer de uma vez um jogador decente.

  • PRIMEIRO PAGAR TODAS AS CONTAS ( Ou, pelo menos diminuir muito, deixando ali nas casa dos 150/180 Mi ), pra depois entrarmos com força máxima em todas as competições de todas as modalidades.

  • tem que manter a austeridade financeira! a hora do fla vai chegar!

  • tem que manter a austeridade financeira! a hora do fla vai chegar!

  • O problema do Luxa e que ele se acha o melhor treinador do Brasil e um dos melhores do mundo. Falta muita humildade para ele e se parasse de falar mais e de se envolver em confusao e polemica e proucurar dar um padrao para este time jogar futebol, porque esta precisando ensair jogadas de bolas paradas e tudo mais …. Sinceramente ele se mete
    onde nao e a dele e acho que ja deu, se houver proposta a diretoria tem que deixar andar.

  • Belíssima colocação Tulio Melo, acredito que a melhor coisa que o Flamengo te. A fazer é mandar o Luxa embora ( agora não ) e escolher um treinador competente e confiável para alavancar o MENGÅO biênio 16/17. Não precisamos mais de um craque do que a austeridade de nossa administração que está levando o Flamengo para o posto de número 1 do futebol brasileiro. Não precisamos de Robinhos, Patos, Luxemburgos; precisamos de um EBM forte ( nosso camisa 10 ).

  • Acho que o Flamengo tem que deixar contratações em aberto, salve uma grande oportunidade, devemos começar com o que temos, dar chances a Artur Maia e a Almir,se eles não corresponderem contrataremos na proxima janela de transferencias, acho tambem que no futebol brasileiro nenhum time é superior ao Flamengo, se não houver muitas contusões e Luxemburgo valorizar os jogadores disponiveis e parar de falar que precisa de contratações. afinal qual time brasileiro tem: Sirino, Everton, Paulinho, Paulo Vitor,Canteiros, Sami, Jonas O grupo do Flamengo é o melhor depois da era Zico.

    • Esse grupo é o melhor depois da era Zico??? VC fumou um??? O time de 92 era muito melhor que esse!!! Junior, Djalminha, Marcelinho, Gaucho, Junior Baiano, Gottardo, Gelson, Uidemar, Zinho, Paulo Nunes, Nélio. Marquinhos… Depois veio a o time com Romário… Depois veio o Pet… Esse time atual temos 4 muito bons jogadores (Cirino, Everton Canteros e PV). Alguns bons como Samir, Jonas, Paulinho e Wallace. O resto é mediano pra fraco!!! Nesse time atual não temos um jogador que realmente faça a diferença!!!

    • Esse grupo é o melhor depois da era Zico??? VC fumou um??? O time de 92 era muito melhor que esse!!! Junior, Djalminha, Marcelinho, Gaucho, Junior Baiano, Gottardo, Gelson, Uidemar, Zinho, Paulo Nunes, Nélio. Marquinhos… Depois veio a o time com Romário… Depois veio o Pet… Esse time atual temos 4 muito bons jogadores (Cirino, Everton Canteros e PV). Alguns bons como Samir, Jonas, Paulinho e Wallace. O resto é mediano pra fraco!!! Nesse time atual não temos um jogador que realmente faça a diferença!!!

    • Amigão, menos, por gentileza. Sua última frase saiu do controle e colocou seu raciocínio ralo abaixo.

    • Amigão, menos, por gentileza. Sua última frase saiu do controle e colocou seu raciocínio ralo abaixo. Mas, voltando à questão, nosso problema é a criação. Porque não adianta termos atacantes ágeis se não temos quem os coloque na cara do gol. Quanto ao problema do Maracanã, acho engraçado que, parece que a diretoria só ficou sabendo disso agora, e que nenhum plano B tenha sido articulado. Todos sabemos que jogar fora do Rio é jogar para uma torcida mais contemplativa. E sentimos falta daquela vibração que empurra e apóia o time incondicionalmente, como é a torcida no Maracanã. E agora? O que fazer? Já ouvi gente aqui sugerir a reforma do campo da Portuguesa da Ilha do Governador. Confesso que não sei como anda o estádio e se isto seria viável. Eis o problema.

    • Kkkkkkk! Vc quer polemizar né velho! Sem comentários!

  • Nosso ano, ainda não será 2015. Não adiantaria nada trazer só o Robinho. Nosso meio de campo é limitado, não temos o nosso criador, e temos que ter outro volante que saiba jogar e que tenha atitude, pois não temos nenhum jogador pra disputar com o canteiros, esse ano ele se machucou acabou o time. O campeonato brasileiro é longo, o Jonas toma muito amarelo e vermelho, o cárceres idem e quando não está suspenso está na seleção, ai ficamos dependendo do Márcio Araújo e Luiz Antônio.

    O melhor é segurar, fazer uma campanha pra brigar pelo quarto lugar, e aí sim em dezembro e janeiro montar o nosso time, deixa esse semestre pra continuar pagando as dívidas, ano que vem a verba da tv sairá de 120 para 180 milhões.

    SRN

Comentários não são permitidos.