Fonte: Mauro Cezar Pereira
Há dez meses no cargo de técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo nunca esteve tão perto da demissão. Os maus resultados e as fracas atuações da equipe, não só no Campeonato Brasileiro, mas no ano inteiro; fazem o treinador perder força. Há uma reunião semanal às segunda-feiras entre integrantes da diretoria. Na desta noite, em pauta, entre outros temas, se ele seguirá à frente do elenco. As chances de demissão cresceram, obviamente, nas últimas semanas.
Além do fraco futebol da equipe, para setores do clube Vanderlei voltou a falar demais. O treinador gosta de se envolver em temas diversos e utiliza suas entrevistas para abordar assuntos além das quatro linhas, o que gera insatisfação. Por isso, quando contratado, foi dito a ele que seria apenas técnico de futebol, sem maiores poderes. Essa idéia foi reforçada quando formalizaram a permanência do treinador, na virada do ano. O clube contratou o treinador, não o “manager” que ele gostaria de ser.
Não ha apego por sua permanência, tanto que quando o São Paulo o procurou, foi informado que a chance de qualquer aumento para segurá-lo era zero. E se quisesse ir embora, bastaria pagar a multa. Após o empate com o Sport a avaliação interna sobre o trabalho de Luxemburgo piorou, com o time marcando mal e se mostrando incapaz de explorar seu maior potencial, o contra-ataque. Quem esperava novidade tática se decepcionou e irritação cresceu.
A paciência da diretoria com Luxemburgo depende da ala. Pela mais radical ele sequer teria começado o ano, é visto por esses como “técnico de curta duração, pouco confiável para um projeto mais longo”. Se, por exemplo, o ex-vice-presidente de marketing Luiz Eduardo Baptista, o BAP, ainda estivesse no grupo, as chances de já ter deixado o clube seria maiores. Ele seria um dos que mais pressionaria pela demissão.
Também há a ala mais moderada, da qual fazem parte o presidente Eduardo Bandeira de Mello e o vice de futebol, Alexandre Wrobel. Tal grupo considerava Vanderlei a melhor opção no momento da renovação de contrato. Mas essas pessoas também estão perdendo a paciência com o técnico.
Caso caia, Jayme de Almeida assumiria, mas apenas como interino. Hoje não há chance de que o efetivem como treinador. O acordo é para atuar como auxiliar, mas sua presença significa a existência de alguém para dirigir o time por algumas partidas se for necessário. Os cartolas acham que sua efetivação após ganhar a Copa do Brasil 2013 foi um erro, que levou a outro, a contratação de Ney Franco.
Já após o empate com o Sport, uma das avaliações internas era de que contratar dois ou três jogadores não resolveria o problema atual se o time, na “zona da confusão”. jogar mais vezes da mesma maneira. Tal idéia se reforçou após a derrota para o Avaí. A proximidade do jogo com o Náutico, quarta-feira, e o clássico com o Fluminense, domingo, podem proporcionar a Luxemburgo mais tempo para uma tentativa de recuperação. O grande risco, para ele, é sequer chegar até lá no cargo.
É necessario um pouco mais de paciência,2 derrotas e 1 empate apagam o fato dele salvar o flamengo?
Por isso que os clubes no Brasil estão em um nível muito abaixo dos europeus.
Olha, amigo. Eu sou contra esse rodizio de técnicos que existe no Brasil, mas é nitido que o time não vai melhorar com o Luxemburgo no comando. Não sei se os jogadores estão tentando derruba-lo do comando, mas com resultados tão pifios que ele tem apresentado será que outro treinador conseguiria ser pior? Por mim eu mandaria muitos dos jogadores do time embora, mas o prejuizo por fazer isso seria maior, o jeito é esperar uma nova barca no final do ano e fazer contratações mais acertadas.
2 derrotas (uma para o Avaí e uma para reservas do São Paulo) e um empate no Maracanã com sport. Um campeonato carioca ridículo e nenhum jogo que convencesse este ano. Já estamos em maio e o time não joga bem e sem padrão de jogo. Não gosto desse hábito de interrupção de trabalho dos técnicos no Brasil. Mas com esse retrospecto fica difícil defender o Luxa.
O TIME NAO TÁ JOGANDO NADA O ANO INTEIRO… JÁ ESTAMOS EM JUNHO (QUASE), METADE DO ANO. O TIME NAO TEM PADRAO DE JOGO, NAO TEM JOGADAS ENSAIADAS…. FEZ UM BOM TRABALHO ANO PASSADO, MAS, ESSE ANO NAO APRESENTOU NADA…NAO TEMOS TIME PRA SERMOS CAMPEOES, MAS, TBM NAO TEMOS O PIOR TIME DA COMPETIÇÃO NAO. ACHO Q LUXEMBURGO PERDEU A MAO (TEVE UMA PRE TEMPORADA E UMA MINI PRE TEMPORADA)… TEVE SO UM PEQUENO LAMPEJO ANO PASSADO, FAZ PARTE DE TODOS OS OUTROS TECNICOS BRASILEIROS HJ, TODOS DEFASADOS. MINHA OPINIAO. SAUDAÇÕES ST..
Como foi dito antes, não são só os 3 jogos que são levados em conta, é o ano todo e mais a postura do técnico fora de campo.
É brincadeira…
O problema não está na vitória ou na derrota e sim na forma de trabalho, devemos cobrar trabalho, jogadas ensaiadas…
Está na cara a intenção dos jogadores: tirar o Wanderlei”… O Time de uma hora para outra, simplesmente, deixou de jogar. O desinteresse é gritante.
Acho que é necessário uma política mais severa com os jogadores, porque o técnico quem deveria escolher é a diretoria, conforme seus interesses, e não ficar dependendo de os jogadores gostarem ou não.
Estão recebendo o salário em dia, existem um planejamento, breve mais, um estádio.Do que estão reclamando?
Não gosta do Wanderlei, blz!! mas isso não dá o direito de fazer “corpo mole” para fritá-lo. Eles devem entender que não jogam no Clube de Ragadas Wnaderlei, mas no FLAMENGO. Acho que deveria sim é identificar a laranja podre e por pra fora.
Acompanhem, quando o Wanderlei sair, o time vai começar a ganhar….
Concordo
Pois é, as vezes acho isso mesmo. Se pudessem identificar que faz corpo mole e puni-los com afastamento seria bom demais,para servir de exemplo para outros jogadores, entretanto, poderia ser uma medida drástica demais que prejudicaria mais o time. A solução ao meu ver é infelizmente, a demissão do luxemburgo que já não faz mais um bom trabalho e a contratação de jogadores com perfis de profissionais disciplinados, e com boa reputação. SRN
Permita-me discordar amigo rubro-negro, mas acho que os maus resultados não se devem a corpo mole do elenco
O problema é que o Luxa não consegue, e isso já vem de algum tempo, fazer um trabalho realmente bom.Eu discordo dos que acham que ter tirado o Mengão da tal zona da confusão no ano passado faz dessa passagem do Luxa um bom trabalho. É muito pouco. Tudo bem que ano passado não tínhamos time pra brigar na parte da cima da tabela no brasileiro, mas era obrigação escapar do rebaixamento.
Perdemos uma boa chance de ganhar a Copa do Brasil ano passado graças aos erros do Luxemburgo nas substituições no jogo da volta contra o Galo.
Agora trocar por quem é que é a questão, pq as opções disponíveis são péssimas.
Jayme dwde Almeida com certeza é o momento dele ocupa a vaga que lhe foi tirada
NÃO TEM CULHAO PRA SER TECNICO (MUITO BOA PRAÇA…. VAI ACONTECER O Q ACONTECEU DA OUTRA VEZ… COM O TEMPO OS CARAS VÃO POR ELE NO BOLSO… AI VIRAR ZONA DE NOVO..INFELIZMENTE, IGUAL AO ANDRADE…. GENTE BOA DEMAIS, JOGADOR HJ É TUDO COBRA CRIADA). NAO TENHO NADA CONTRA O SR. JAIME. SAUDAÇÕES ST.. OBS: NOSSO FUTEBOL BRASILEIRO TÁ UMA VERGONHA… NAO TEMOS MAIS CRAQUES E OS TECNICOS ESTAO TODOS DEFASADOS (ALEM DOS DIRIGENTES CORRUPTOS. ACHO Q EXCEÇAO HJ SO OS DIRIGENTES DO FLA, INTER E PALMEIRAS).
Os jogadores estão fazendo corpo mole.
Mas o Luxa tbm tem uma parcela de culpa nisso, o time não tem uma formação ainda, ele saca quem joga bem e coloca os perebas no lugar.
Escale o time com PV – Para – Bressan – Samir – A.Pico – Caceres – Canteros – A.Maia – Everton – Eduardo – Paulinho.
Oq vcs acham?
Essa é a melhor formação. Só mudaria o Pico pelo Armero, mas o resto é o melhor que temos.
Almir, eu tbm acho q essa seria a formação ideal. O Armero ainda não colocaria ele de titular, achei q ele foi bem fraco no jogo ontem, talvez com ritmo e pegando mais confiança ele jogue melhor q o Pico.
Pra mim Luxa tem total responsabilidade pq é inadmissível que o time não apresente nenhuma evolução. De que adiantou os tais 10 dias em Atibaia?
Com o elenco atual daria sim pra brigar por vaga na libertadores.Na minha opinião estamos atrás em termos de elenco do Cruzeiro, Atlético, Inter, São Paulo e Corinthians, ou seja, dá pra brigar na parte de cima da tabela.
O problema é quem trazer pro lugar do Luxa em caso dele sair.
Saudacoes Rubro-Negras.
Acho
q infelizmente perdeu a mao do time…. Q PENA, LAMENTAVEL (HJ NAO
TEMOS GRANDES TECNICOS NO BRASIL….. DEFASADOS…. E NEM GRANDES
JOGADORES…FUTEBOL MEDIOCRE…. OS 7 A 1 NAO FORAM SEM MOTIVOS). Mas,
acho tbm q precisamos de meias de armação. Espero q a WTorre faça um
acordo com o Fla pra q tenhamos finalmente um estadio do clube. Vida
longa aos Blues. Saudaçoes st.. FORA RUBENS LOPES
Acho que deu de jogar no 433, 424, 4321, 42121… Quando a coisa não está boa, tem que ir para o bom e velho 442, simples e que todos treinam desde que nasceram. Diferente da opinião de alguns, acho que o Luxemburgo está sendo ousado, tentando implantar um sistema tático ofensivo e inovador. O problema é que os jogadores não estão entendendo como isso funciona e os resultados não estão aparecendo. Pode dar certo, mas o Flamengo não é o local ideal para testes, precisamos vencer sempre. O Barcelona levou uns dois anos sem títulos para montar um esquema de jogo que até hoje é vencedor. Com certeza não podemos comparar, mas eles com os jogadores que têm levaram dois anos, imaginem o nosso elenco. Acho que o Luxa vai dar o braço a torcer e fechar a casa para conseguir os resultados. Bom técnico ele é, já mostrou isso muitas vezes. Dou meu voto de confiança para ele. SRN
o treinador que pede a contratação de anderson pico(gordo, parado) armero vinha de lezão terçeira opção no milan, almir jogador nivel serie b ou c. pessimos jogadores na minha opnião… Flamengo tem esse historico de contratar jogador velho, parado, e vindo de lezão. Além do LUXEMBURRO não vem mostrando nada de bom nesse time do fla, time pareçe um bando de baratas tontas, sem direção. sem organização, sem criação de jogadas. por isso #ForaLuxemburro!
flamengo deve melhorar nesse aspecto de contratar. os vices souberam contratar comparando com nossos laterais eles contratam laterais novos, velozes, e promissores. foi o madson e o cristiano. nossos pico e armero velhos e lesionados ou parados! COMPARAÇÃO ENTRE AS CONTRATAÇÕES ENTRE FLA E VICES!
Perdeu o comando do time os jogadores. Nitidamente querem derrubalo. Mas a torcida tem que cobrar esses jogadores também ta todo mundo recebendo certinho e se querem derrubar o luxa façam uma reunião c a diretoria e não fiquem fazendo este corpo mole em campo a torcida do fla não merece este desrespeito st413844.
Wallace, canteros, alecsandro, gabriel, everton, marcelo cirino, e alguns que vivem no dep médico, é visível a queda de produção (corpo mole)… sabemos que esses jogadores jogam muito mais do que isso! A cabeça do Wanderlei tá longe do Fla… São ingredientes suficientes para deixar o Fla nessa situação! Não acredito em titulo com esse elenco, mas é muito melhor do que Avaí, Sport e muitos times da série A… A diretoria precisa tomar uma atitude!
Eu acho q se a dm quer profissionalizar o clube e fz igual enpresa tem q ter um louvo mas de diviplina mas rigida com todos os funcionarios sem exceçao lrincipalmente mo time de futebol q ta sendo o mailr desafio t q bota miral cham jogadorez para una reuniaob e falem essa e a hira quem q fica fala aggor q quiser sair q p a diretoria e avisam q chegaremos a um acordo lpis o clube mudou e nao e iscravo de jogador nenhum q quiser ficar vai ter q se dedicar entao vasa.pode ser quem for do pv ao macerlo sino