CPI da FERJ pode sair em breve! Veja documento oficial

Fonte: Lancenet

Após a CPI do Futebol, na CBF, é a vez da Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) entrar na mira dos políticos. O deputado estadual Jorge Felippe Neto (PSD-RJ) fez, nos últimos dias, um requerimento de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar irregularidades financeiras, as fraudes e manipulações nos borderôs durante o Campeonato Carioca deste ano e o suposto nepotismo na entidade. O membro da câmara conseguiu reunir 30 assinaturas, seis a mais do número necessário para dar seguimento ao processo.

Segundo a lei, o pedido da CPI ainda precisa ser apreciado pelo deputado Jorge Picciani (PMDB-RJ), presidente da Alerj. No entanto, ele não precisa ser aceito no crivo do plenário já que possui mais de um terço da casa apoiando o processo. Desta maneira, é muito provável que a CPI seja instaurada. Vale ressaltar também que Jorge Felippe Neto é o deputado mais novo entre os 70 membros da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, com 23 anos.

– A falta de transparência é a casa da corrupção! Esse ano diversas notícias evidenciaram a obscuridade das planilhas de gastos, apontaram casos de nepotismo e fraude nos borderôs de jogos de menor expressão. Como um servidor público, sinto a responsabilidade de lutar por um futebol moderno, profissional e limpo para torcedores, dirigentes e todos que tiram do esporte o seu sustento – afirmou o deputado Jorge Felippe Neto ao LANCE!.

Curiosamente o deputado Bebeto (Solidariedade) não assinou a favor da CPI da Ferj. Ele, que é membro do que ficou conhecido como Bancada do Futebol, preferiu não se indispor. Mentor da CPI, o deputador Jorge Felippe Neto contava com a assinatura dele para ganhar ainda mais apoio da população em geral. O fato do tetracampeão mundial ter se eximido de dar a assinatura dele não pegou bem na casa.

Segundo o LANCE! apurou, a reação do presidente Rubens Lopes foi de desdém com a situação. O presidente acredita que o deputado Jorge Felippe Neto seja mais um querendo aparecer às custas do futebol carioca. Se a CPI for realmente instalada, Rubens Lopes será chamado a depor na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em pouco tempo.

“Após o escândalo internacional de corrupção envolvendo membros da CBF, com investigação ainda em andamento pelo FBI, já foram abertas a CPI do Futebol no Senado e na Câmara Federal. A CBF apareceu incluída na investigação internacional que calcula uma soma de 100 milhões de dólares em subornos e desvios, incluindo operações fraudulentas ocorridas na Copa do Mundo do Brasil. No Rio de Janeiro, a nossa atenção não pode ser diferente nesse momento. O processo de corrupção internacional deve ser investigado desde as base e, por isso, precisamos de uma investigação séria e pública da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj)”, disse o documento que deu início à coleta de assinaturas e propõe agora a abertura da CPI.

Milton Medeiros

Ver comentários

  • Os deputados do RJ poderiam fazer alguma coisa e se antecipar e criar leis que exijam que federações desportivas em geral, que recebem dinheiro público de isenções fiscais, sejam obrigadas a apresentar balanço público com auditoria, etc...
    Deveriam também limitar os mandatos e criar mecanismos de controle do estado.
    É verdade que as federações são privadas. Mas, recebem dinheiro de incentivos fiscais.
    Se a câmara federal criar algo parecido bem, mas senão, ao menos os cariocas estariam dando um bom exemplo para o resto do país...
    Se gritar pega ladrão na FFERJ não fica um meu irmão!
    Eles não conseguiram nem dar uma explicação simples para justificar supostos empréstimos e o que fizeram com os milhões que arrecadaram...

Notícias recentes

Flamengo acerta retorno de atleta para próxima temporada

Brie O'Reilly volta ao Flamengo para jogar o Campeonato Carioca e a Superliga Enquanto a…

21/09/2024

Ídolo rubro-negro, Gabigol pode não jogar mais com a camisa do Flamengo

Gabigol não viajou para a partida contra o Grêmio, neste domingo (22) O clima no…

21/09/2024

Flamengo define futuro de Filipe Luís em meio às especulações sobre saída de Tite

Filipe Luís atualmente comanda o time sub-20 do Flamengo O técnico Tite segue sendo questionado…

21/09/2024

Presidente de organizada cobra demissão de Tite e indica nome de novo técnico para o Flamengo

Tite recebeu diversas vaias dos torcedores do Flamengo após derrota na Libertadores O Flamengo saiu…

21/09/2024

Torcida organizada promete manifestação no CT do Flamengo antes de próximo jogo da Libertadores

Encontro está marcado para acontecer na manhã deste domingo (22), no CT Ninho do Urubu…

21/09/2024

Tite lidera aproveitamento em jogos contra o Grêmio; veja números

Flamengo de Tite encara o Grêmio pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro O Flamengo entra…

21/09/2024