O relatório do Profut

Compartilhe

Fonte: Lancenet

Não decepcionou o relatório do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), apresentado na última quarta-feira. Ao contrário, avançou em pontos muitos importantes, como os incentivos à criação das Sociedades Empresariais do Futebol para gerir os negócios do futebol, separando-os das atividades sociais dos clubes. A alíquota única para todos os impostos federais é mais baixa que a soma da carga atual que incide nos balanços dos clubes associativos. Sendo aprovada assim, este será o passo concreto para viabilizar a real mudança na estrutura amadora que cada vez mais nos distancia dos maiores clubes do mundo, sendo estes administrados sob estruturas totalmente profissionais e competentes. A existência deste incentivo não obriga nenhum clube a adotar as SEFs, nem tampouco a vender ações destas entidades caso sejam criadas. Não surpreende ouvir a reclamação de alguns dirigentes a respeito de algo que é bom para o clube, podendo pagar muito menos impostos. A razão é que a criação das SEFs deve marcar a morte do modelo do atraso que permite a sobrevivência dos dirigentes reclamões!

PROFUT 2

Está na hora dos que apoiam a MP, com a manutenção das contrapartidas exigidas para a concessão do refinanciamento das dívidas com o governo, entrarem em campo de maneira decidida. Só com a atuação firme do Governo Federal e sua base, do Bom Senso e dos dirigentes mais avançados, além da parcela mais esclarecida da imprensa esportiva, é que se pode garantir uma tramitação dentro do Congresso Nacional que mutile o mínimo o conjunto apresentado na semana passada!

PROFUT 3

As ações da CBF, comandadas pelo aspone Walter Feldman, são todas no sentido de manipular os clubes para se oporem à MP. Eles comandam a agenda de reuniões e conseguem plantar a discórdia na esperança de estourar o prazo da MP e tudo voltar à estaca zero. Não poderiam os dirigentes dos clubes aceitar a coordenação de quem não tem interesse algum nas mudanças que advirão da implantação do fair-play financeiro. À madrasta do futBr, interessa o confronto com o governo, a manutenção da relação de dependência dos clubes com ela e a perpetuação do modelo que mantém o nosso futebol andando para trás. A CBF se sustenta nas relações espúrias com os dirigentes das federações, na apatia e falta de lideranças nos clubes. Até a discussão sobre a eventual criação da necessária Liga foi iniciada na presença de Del Nero (ou o coconspirador #12? ) e seu fiel escudeiro, Feldman!

PROFUT 4

A notícia dada por este LANCE! na última quinta-feira de que a Receita Federal tem força-tarefa pronta para entrar em campo e fazer fiscalizações nos clubes que não aderirem ao parcelamento proposto pelo governo é o fator que pode decidir a partida. Durante décadas, os dirigentes e os clubes que sonegaram ficaram impunes por absoluta passividade do órgão que é temido por todos os cidadãos e executivos de empresas neste país, aliás, como deve ser. Mas no caso do futebol, a Receita não trata com a mesma severidade e rigor os abusos e até os crimes, como a apropriação indébita, que deveria ter gerado muitas prisões, caso fossem tratados com o rigor que o órgão impõe ao restante dos dirigentes de empresas brasileiras. Penso que o temor em entrar em bola dividida com a Receita vai fazer com que os cartolas reflitam muito melhor seus atos e se adequem ao que virar lei, ainda que contrariados. Creio que a simples ameaça vá ganhar o jogo!

MODERNIZANDO

Del Nero anunciou que iria modernizar e dar transparência à CBF. O persistente Feldman se desdobra repetindo o mantra e tentando convencer interlocutores de que a sua simples presença é sinal das mudanças. Se acha… Ainda que desejássemos crer no improvável, a atuação de Eurico Miranda nas reuniões na entidade em sintonia com os objetivos de Del Nero e WF é a prova cabal de que, se houver mudança, esta não será a da transparência nem da modernidade. Isto, até eu garanto!

PARA TERMINAR…

Com as prisões dos “capos” das empreiteiras, a chapa promete esquentar. Segundo a revista Época desta semana, o presidente do conselho da gigante Odebrecht, Emilio Odebrecht, avisou que se seu filho Marcelo Odebrecht fosse preso, era preciso preparar três celas: uma para ele mesmo, outra para Dilma e uma para o ex-presidente Lula. Marcelo está no xilindró!

Notícias recentes

  • Notícias

O rebaixamento de Rodolfo Landim, ex-presidente do Flamengo, no comando do Confiança para a Série D

Rodolfo Landim está no grupo que irá gerir o clube junto a Gabriel Araújo, sócio…

23/08/2026
  • Notícias

Vasco vice-lanterna, e Z-4 agitado; veja tabela atualizada do Brasileirão na 24ª rodada

Flamengo deixou de colar no líder Palmeiras na 24ª rodada do Brasileirão A zona de…

23/08/2026
  • Notícias

A atitude de Arrascaeta nas redes sociais após derrota do Flamengo para o Cruzeiro

Flamengo deixou de empatar em pontos com o Palmeiras no Brasileirão A derrota do Flamengo…

23/08/2026
  • Notícias

A estreia vitoriosa de Filipe Luís, ídolo do Flamengo, no Campeonato Francês

Monaco (FRA) bate o Le Havre (FRA) na primeira rodada da Ligue 1 O Campeonato…

23/08/2026
  • Destaque

Relação entre Palmeiras e Vasco explode em foto no gramado e sobra até para o Flamengo

Relação entre Palmeiras e Vasco fica escancarada em foto de Leila Pereira com enteado no…

23/08/2026
  • Notícias

Por que o Flamengo desaparece no segundo tempo? A resposta preocupa mais que a derrota

Por que o Flamengo desaparece no segundo tempo? A virada sofrida para o Cruzeiro no…

23/08/2026