Reunião de Clubes para a criação de Liga acontece, mas CBF atrapalha

Fonte: Lancenet

A CBF fez de tudo para minar a reunião dos clubes da Série A do Brasileirão para discutir um possível caminho rumo à criação da liga. E conseguiu. O encontro ocorreu na noite de segunda-feira, em um hotel da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio e não gerou tanta empolgação nos cartolas.

O primeiro problema foi o horário. Alguns tiveram que deixar o encontro mais cedo ou nem foram, como o caso do presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, por causa da falta de tempo. Ele foi um dos que tinham voo marcado para a noite de segunda e não conseguiram participar da discussão.

Tudo por conta da realização da reunião entre clubes e CBF, que começou às 14h, mas teve cinco horas de duração. O encontro sem a entidade tinha sido marcado antes, em São Paulo, mas Marco Polo Del Nero convocou todo mundo para o Rio. O jeito foi tentar ajustar a agenda, mas o resultado acabou sendo prejudicial para a tentativa de articulação independente.

Outra questão é que a reunião teve como um dos articuladores o Bom Senso FC. O zagueiro Paulo André, do Cruzeiro, veio ao Rio de Janeiro participar. Só que alguns dirigentes se espantaram ao ver que o jogador estava na sala. O presidente do Santos, Modesto Roma, por exemplo, deixou o salão antes do fim. Na visão dele, não dá para discutir liga com o Bom Senso. Para o dirigente, é como se a CUT (Central Única dos Trabalhadores) estivesse discutindo com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Os últimos a sair do salão foram o próprio Paulo André – que diz ter se sentido muito à vontade no encontro – e os presidentes de Fluminense, Peter Siemsen, Bahia, Marcelo Sant’Ana, e Atlético-PR, Mario Celso Petraglia. O dirigente paranaense é o mais afoito em prol da liga. Foi ele quem levantou o assunto na reunião na CBF, mas os colegas não embarcaram.

Apesar de pouca empolgação por parte dos dirigentes em torno da liga, cresceu o discurso em prol de uma associação dos clubes.

– Ficou clara a necessidade da criação de um foro de clubes fora do telhado da CBF – disse o presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar.

O Bom Senso também concorda

– Há posições distintas, cada clube tem uma leitura e um interesse. Não era nada às escondidas aqui. Os clubes precisam ter uma voz única, se fortalecer como associação para arrecadar mais dinheiro, como com os direitos de transmissão – disse Paulo André.

Só que, por ora, a realidade é de comando da CBF, que deu aos conselhos técnicos mais poder de decisão sobre as competições nacionais. Mas sem sair do “guarda-chuva” da entidade.

– Essa ideia de liga é mística e mágica. “Criando a liga, tudo fica lindo”. Na cultura brasileira, não é este o fato. Não precisamos importar modelos necessariamente porque são de fora. A CBF hoje tem uma estrutura aberta, com intensa participação dos clubes – disse o secretário-geral da entidade, Walter Feldman.

Milton Medeiros

Ver comentários

  • O Flamengo precisa tomar cuidado em negociar suas cotas de TV com esses famigerados. O que eles querem, é a fatia maior que pertence a Flamengo e ao timinho.

    • Sou a favor de uma melhor distribuição de renda, mas nunca igual ou superior a Flamengo e Corinthians.
      Uma liga com 16 clubes fortes seria o melhor campeonato do mundo. Chama uma empresa para patrocinar. Tipo a Série A TIM da Itália.

      • Tenho a mesma visão que o amigo Sandra Leonardo...
        Não adianta o Flamengo virar uma super-potência futebolística, pois se não houver adversários a altura os campeonatos perderão a graça.

        • Verdade cara, tem que haver competição e não uma esponholização.

  • tem q acabar com essa covernacia da cbf sobre os clubes eles precisam se reunir e romper de vez pois a propria fifa n tem moral para nada muito menos para projudicar os clubes q precisam de liberdade ugente a inves de os clubinho sem marcas querem roubar grana de flamengo e cor deveriam correr atras de resaciar suas finacas q uma boa parte vai para os cofres sujos da cbf e seu chefaiadas safados corruptos e lutar para q consiga outras arrecardaçaõ pois cor e flamengo fazem por merecer as cotas q recebem pois dao audiencia e vendem pewie.

  • Quando o assunto é CBF o interesse dos cartolas vem em primeiro lugar, por isso estão com medo de perder o poder e as mordomias que os protagonistas (clubes) dão a eles que andam de jatinho, comem caviar e vivem no mundo só deles.

  • Esse bando de velhacos não tem visão de futuro para perceber que só uma liga forte pode salvar essa porcaria chamada futebol brasileiro.
    O presidente do Santos comparando Paulo André com a CUT (e ele, com a Fiesp) é simplesmente patético.

  • Eu quero ver é esse bom senso discutir teto salarial.....isso eles nao querem

  • Acho que os torcedores devem cobrar os dirigentes dos clubes a se desvincularem da CBF, poderiam gritar, levar faixas nos estádios, essa é a única forma dos dirigentes fazerem alguma coisa, na PRESSÃO !!!

Notícias recentes

Flamengo acerta retorno de atleta para próxima temporada

Brie O'Reilly volta ao Flamengo para jogar o Campeonato Carioca e a Superliga Enquanto a…

21/09/2024

Ídolo rubro-negro, Gabigol pode não jogar mais com a camisa do Flamengo

Gabigol não viajou para a partida contra o Grêmio, neste domingo (22) O clima no…

21/09/2024

Flamengo define futuro de Filipe Luís em meio às especulações sobre saída de Tite

Filipe Luís atualmente comanda o time sub-20 do Flamengo O técnico Tite segue sendo questionado…

21/09/2024

Presidente de organizada cobra demissão de Tite e indica nome de novo técnico para o Flamengo

Tite recebeu diversas vaias dos torcedores do Flamengo após derrota na Libertadores O Flamengo saiu…

21/09/2024

Torcida organizada promete manifestação no CT do Flamengo antes de próximo jogo da Libertadores

Encontro está marcado para acontecer na manhã deste domingo (22), no CT Ninho do Urubu…

21/09/2024

Tite lidera aproveitamento em jogos contra o Grêmio; veja números

Flamengo de Tite encara o Grêmio pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro O Flamengo entra…

21/09/2024