Fonte: Torcedores.com
Sempre que o assunto é jogo entre Atlético-MG e Flamengo, vêm a tona os jogos entre os dois clubes nos anos 80. Um, em especial, encabeça a lista de discussão: o duelo entre o Galo e o rubro-negro na Taça Libertadores de 1981. Neste sábado (20), às 16h30, no Maracanã, as duas equipes voltam a ficar frente a frente, desta vez, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em 1981, Atlético e Flamengo se enfrentam pela primeira fase da Libertadores. Os dois clubes terminaram a primeira fase empatados com 8 pontos. E, para definir quem avançaria no torneio, foi feito um duelo de desempate, em campo neutro. No Serra Dourada, em Goiânia – cidade com grande torcida do clube carioca –, o rubro-negro assegurou a classificação em jogo polêmico, em que o árbitro José Roberto Wright expulsou cinco jogadores do Atlético. O primeiro deles, o atacante Reinaldo, craque do time.
Até hoje, Wright, comentarista de arbitragem, é questionado sobre o duelo. Como venceu o jogo, o Flamengo avançou no torneio e se sagrou campeão.
Um ano antes, em 1980, as duas equipes se enfrentaram pela decisão do Campeonato Brasileiro. No Mineirão, o Atlético levou a melhor e venceu por 1 a 0. No jogo de volta, disputado no Maracanã, deu Flamengo: 3 a 2. O título ficou com os rubro-negros porque a equipe teve melhor campanha na semifinal.
Outro jogo recente e também comentado, desta vez por causa do resultado, é a goleada do Atlético pela semifinal da Copa do Brasil de 2014. Após perder no Rio por 2 a 0, os mineiros reverteram o placar no Horto: 4 a 1. Os resultados foram idênticos aos das quartas de final, quando o Atlético despachou o Corinthians. Na decisão, o Galo superou o Cruzeiro e foi campeão.
De acordo com o site “Futpédia”, especializado em números, Atlético e Flamengo se enfrentaram em 65 partidas entre 1967 e 2014. Foram 24 triunfos cariocas, 23 mineiros e 18 empates. Em Campeonatos Brasileiros, há equilíbrio: 22 vitórias de cada lado, além de 14 empates.