Fonte: Mário Magalhães
Segunda-feira estranha essa, embora como a passada. É que os rubro-negros andávamos desacostumados: ninguém com ironia, sacaneadazinha, gozação para cima dos torcedores do Flamengo.
Tripudiar como? O time ganhou mais uma no Brasileiro, 1 a 0 no Goiás, deixou o espectro da queda para trás e já permite, aí, sim, gracejos como um de ontem: continuamos só 13 pontos atrás do líder. Te cuida, Galo…
O jogo mostrou mais uma vez o óbvio, a distinção que faz um jogador acima da média. A bola pouco chegou ao Guerrero, mas ele deu o passe camarada para o Marcelo Cirino marcar.
Em quatro partidas pelo novo clube, o peruano foi decisivo nos quatro triunfos.
Festa à parte, a equipe poderia ter perdido, não fossem as defesas do César. O goleiro que apareceu anos atrás na Copinha confirma o talento, mas precisa evoluir nas saídas de gol e na reposição de bola.
Só melhoramos quando, depois do sufoco no primeiro tempo, o Cristóvão Borges tirou o Canteros e colocou o Alan Patrick. Trocou, salve, um dos três volantes por um meia.
É impressionante como o técnico teima na escalação de três volantes.
Se cabe ao treinador explorar o que os jogadores têm de melhor, é compreensível contar com três meias defensivos, desde que ao menos um deles saiba armar.
Não é o que ocorre com Cáceres, Canteros e Márcio Araújo. Por isso, a bola custa a fluir, a alcançar os atacantes ou meias mais ofensivos.
O paredão também é uma ilusão. Como o time ataca com menos intensidade, oferece a bola para o adversário agredir.
Há treineiros que se enganam alardeando os três volantes alemães no 7 a 1. Não se dão conta de que Kroos, Khedira e Schweinsteiger, ainda que eventualmente possam ser classificados como volantes, e não meias, sabem, todos eles, organizar o jogo.
Vanderlei Luxemburgo insistia na maldição dos três volantes, abrindo mão de criatividade. Fracassou.
Na sua estreia, Cristóvão foi de dois volantes, mas logo recuou. Parece, só parece, que o clube exige dos seus técnicos tal pusilanimidade.
Sem mais talento no meio, Guerrero e, voltando de suspensão, Emerson Sheik ficarão muito isolados contra oponentes mais fortes.
É questão pragmática: para vencer, é necessário incrementar o meio.
Tomara que Ederson, o meia recém-contrato, entre no lugar de um volante.
E que o Cristóvão, gente boa, saia da retranca.
ah sim, agora entendi, deve ter no contrato a obrigação de escalar 3 volantes.
Mas deviam saber que a melhor defesa eh o ataque.
kkkkkk o cara acreditou !kkk
MAS VC EH BOBO HEIN, eu so tava sendo irônico. EH OBVIO QUE EM CONTRATO DE TECNICO NAO TEM NENHUMA CLAUSULA DE ESCALAÇAO. Derrrrrrrrrrrrr!!!!!
kkkkkkkk que relaxo!!!
MAS VC EH BOBO HEIN, eu so tava sendo irônico. EH OBVIO QUE EM CONTRATO DE TECNICO NAO TEM NENHUMA CLAUSULA DE ESCALAÇAO. Derrrrrrr!!!!!
Acho que o CB está se mostrando um técnico teimoso e medroso, pois a falta de um meia de criação era a desculpa para o uso de 3 volantes (Luxemburgo) e o qual foi a sequência de jogos que foi dada com o Arthur Maia (parte com lesão) e com o Mugni (mesmo sendo sem sal) no Carioca. Era do conhecimento geral que o Carioca iria ser do vasquinho na marra, então tentasse jogar sempre no ataque como preparação para o Brasileirão. É preciso dar sequência fazendo que o time assimile o sistema de jogo, e assim os jogadores passando a conhecer o posicionamento de cada companheiro , com certeza irão render mais. FLAMENGO é time de ATACAR, SUFOCAR o adversário, DITAR o ritmo da partida, PRINCIPALMENTE dentro do MARACA. Já sabemos que empate é quase uma derrota na era dos pontos corridos, então ao ATAQUE!!! Hoje temos time para isso
SRN
Na minha opinião, são detalhes errados na armação tática do time q o faz cair de produção. O problema de um time com três volantes, pra mim, esta sendo justamente a incompatibilidade das peças com a função que cada um exerce dentro do campo. Não adianta, por exemplo, armar um meio com Cáceres (contenção), Márcio Araújo (segundo volante) e Canteros (armação), que o time não vai render. Só ai, temos um jogador de péssima qualidade (Márcio Araújo) para fazer a transição da defesa para o ataque, e outro, que deveria fazer essa função, fora de posição (Canteros), armando a jogada, coisa que ele não sabe fazer. Mesmo que nossos meias de armação não sejam excelentes jogadores, eles sabem fazer a função, sabem fazer a bola rodar, segura-la no ataque, tem o "know how" da posição. Do jeito que o Cristóvão esta fazendo, ta matando duas posições importantíssimas no esquema tático do time, a de segundo volante (que é onde deveria ficar o Canteros) e a armação (onde deveria ficar o Arthur ou Patrick). Não quer dizer que o time não possa jogar com três volantes. Pode sim, desde que seja em um 4-4-2 por exemplo. Dois volantes na contenção (Jonas e Cáceres), um na transição (Canteros) e mais um armador (Arthur, Patrick, Éderson). Pra jogar com 3 volantes no 4-3-3, eles tem que ter muita técnica, entrosamento, e sem improvisos, como os times Alemães por exemplo. O Cristóvão não enxerga isso. Não acho que ele esteja sendo covarde, com medo de vencer. Acho que ele ta querendo que os jogadores sejam o que não são. Está sendo "ousado" da maneira errada, ta inventando.Cáceres não é Lahm, Márcio Araújo não é Schweinsteiger e Canteros não é Kross. Quer jogar com três volantes, que jogue, mas arme o time da maneira certa, com jogadores nas suas posições exercendo suas respectivas funções, sem inventar, do modo simples. Essa é a minha opinião sobre esse tipo de formação.
SRN!!!
Não seria interessante o 4231 com o Carceres (Jonas), Canteros (L Antonio), Ederson (Alan Patrick ou Arthur Maia), Everton, Sheik, Guerrero
ou
4132 com Carceres (Jonas), Alan Patrick, Ederson, Everton, Sheik, Guerrero
O 4-2-3-1 eu acho a melhor formação que o Fla pode ter, pelo menos nos jogos em casa. Já o 4-1-3-2 eu acho meio arriscado. Acho o Canteros um jogador imprescindível na formação tática do Fla, pois ele é o único q sabe fazer bem a transição da defesa pro ataque, jogando de segundo volante. Sem ele no time, o Cáceres teria que fazer isso, o que ia acabar sobrecarregando-o, fora a pouca qualidade no passe. Ou então teria que ser o Alan Patrick, o que nos levaria novamente pro improviso, como ja ta ocorrendo agora. Mas a primeira formação eu acho excelente. Essa é a minha opinião.
SRN!!!
Você está certo! Realmente não temos alguém que faça esta transição tão bem quanto o Canteros. Fiquei P… com o CB por tirar o Canteros ao invés do M Araujo, e gostaria de saber o porquê desses técnicos gostarem tanto dele
SRN
Pq o canteros dã migué em campo , eo m Araújo por mais q seja ruim . Ele tem um papel importante na marcação q o canteros Nao Tem
É … sei que o Canteros não tem a mesma explosão do M Araujo, e se pelo menos os passes fossem mais precisos e com objetividade, a velocidade do ataque não cairia. Precisamos de alguém que dê consistência tanto no 1º combate quanto na transição rápida da defesa para o ataque. Será que ao invés de um desses volantes, utilizássemos um meia rápido como o Arthur Maia que é jovem, habilidoso e rápido, daria certo? Sei que é loucura, mas precisamos de alguém com o raciocínio mais aguçado. Também sei que seria um 4132 Jonas (mais jovem que o Carceres e mais rápido), Arthur Maia, A Patrick (Ederson), Everton (sabe marcar também), Cirino, Sheik e Guerrero
Só não suporto ver o time com 3 vol levando sufoco a todo instante, tendo que depender das habilidades do PV. Já ficou provado que posse de bola não se traduz em vitória se não existe objetividade. SRN
Seria bem ofensivo .. mas se der certo , td bem! Prefiro ganhar de 3 a 2 do q 1 a 0
Cara, eu errei rsrsrs, coloquei jogador a mais. Acho que a agonia de ver o time jogar ofensivamente esta afetando a minha lógica.
Não tem jeito, Jonas, Arthur Maia (transição), Ederson, Cirino, Sheik, Guerrero, e deixa o Everton para o 2º tempo no lugar do Sheik (para poupar), o Ederson por Alan Patrick, e o Cirino por Paulinho, mudando o esquema para 4231
Foi mal
SRN
Na verdade eu não acho que o Canteros dê "migué" em campo. Se você observar bem, ele de segundo volante, guarda a posição, pra sempre poder fazer uma "meia marcação" em caso de ataque do adversário, e, caso retomemos a bola, ele ja esta de prontidão para dar inicio a jogada. Essa é a função do segundo volante. Não tem tanta obrigação de marcar quanto o Cáceres, por exemplo, de Primeiro volante. Já ao Márcio Araújo, faltam fundamentos táticos básicos. Repare nos jogos, que, com ele nessa posição, sempre que precisamos de um inicio de combate ao adversário, ou de uma ligação da defesa para o ataque, ele está fora de posição. Ou está lá na ponta direita fazendo não sei o que, ou está acabando de sair de dentro da área, não dando tempo de voltar. Ele tem a péssima mania daquele tipo de jogador de pelada, que acha que sabe fazer tudo, inclusive gol. Eu o acho muito mal aplicado taticamente, assim como o Walace, que quase em todas as jogadas que tomamos gol, ele estava se aventurando no ataque. Entendo que o time tenha que rodar, se mexer, dar opções, mas temos jogadores em posições específicas pra isso. Éverton, Cirino, Sheik, Paulinho, Gabriel. Segundo volante tem hora pra subir, e tem q ter técnica, como Elias, Canteros, Paulinho, e não Márcio Araújo.
SRN!!
Você acha que seria uma boa colocar o Arthur Maia para fazer essa transição da defesa para o ataque, já que é rápido (algo q pode também ajudar no 1º combate), tem bom passe e tem raciocínio rápido?
Na verdade, acho que não. Acho que, na busca pelo "Camisa 10" acabamos inflando o setor. Almir, Arthur, Alan Patrick, e agora o Éderson. Acho que nenhum deles serviria de segundo volante, pois nunca jogaram na posição. Tem bom passe e raciocínio rápido, mas não tem o cacoete da marcação, no preenchimento de espaço no setor. Sem contar que, na armação, ele joga com menos adversários a frente dele. E caso erre um passe, não gera tantos transtornos ao time, como se errasse atrás da linha do meio de campo. A pressão e as consequências do erro, querendo ou não, é menor. Eu dispensaria ou emprestaria o Arthur e dispensaria o Almir e Márcio Araújo e contrataria um segundo volante bom. Não pra ser titular, pq acho q o Canteros joga muito de segundo volante, e ja mostrou isso ano passado, mas apenas para ser reserva imediato dele pra não sofrermos do coração como sofremos com Márcio Araújo.
SRN!!
É, contratar um bom 2º volante será ótimo, mas como você disse: dispensa o Almir e o Marcio Araujo. Sobre o Arthur Maia, valeria manter pois sabemos que ano que vem teremos o Carioquinha e a Sul-Minas, e poderia utilizar no Fla B.
SRN
Concordo!!!
Muio bom comentário
A verdade que toda a nação sabe é que o CB não tem condição de ser técnico do Mengão. Se a diretoria tivesse esperado um pouqinho mais, teria trazido o Marcelo Oliveira, mas agora não adianta reclamar. Eu só acho que o clube tem um diretor de futebol que jogou bola, nunca foi um cracaço mas jogou bola (o CB era talentossimo), e o tal do diretor de Futebol deveria chamar o CB e avisar ao mesmo que esses 3 volantes vão levá-lo a ficar desempregado. O melhor esquema para o elenco que tem nas mãos é o 4-4-2 ou -4-2-3-1, esse maldito 4-3-3 com 3 botinudos é uma josta, que está afundando o time desde janeiro quando o Luxa (outro burro velho) inventou essa merda que nunca mais desagarrou.
O pior é que os nossos volantes são uns merdas.
Cárceres lento pra caramba e não consegue dar um drible e ainda perde a bola.
Jonas é muito afobado precisa ter mais calma.
Canteros erra passe pra caramba e não corre, não tem raça e não parece que é argentino.
Márcio Araújo puts sem comentarios.
Estamos fud…
vou repetir o que coloquei no outro post:
Será que já esqueceram que o Flamengo foi campeão brasileiro jogando com Aírton, Maldonado e Willians?
Será que já esqueceram que a melhor partida do Flamengo nesse BR foi contra o Inter no Beira-Rio jogando com três volantes?
Três volantes não quer dizer medo do adversário. Quer dizer convicção do treinador em um modelo de jogo compatível com as características do time.
Vocês não entendem nada e ainda tem um ranço ridículo pelo Cristóvão só porque ele apareceu pela primeira vez treinando o Vice, o que não tem rigorosamente nada a ver.
Amigo, o melhor jogo não fo contra o inter. Essa é sua opinião. O flamengo joga muito pior com 3 volantes. O jog contra o goiás foi sofrível. Demos 2 chutes a gol, levamos um sufoco o jogo todo. Melhoramos no 2 tempo com um meia no lugar do canteros. Ele é covarde sim. Não é preconceito, é a realidade
Marcelo bem lembrado destes ai que citou o unico perna de pal era o Willians mesmo assim era de uma pegada incrível, hoje.nao temos uma saida de bola como.tiamos no campeonato brasileiro e na copa do brasil onde ambos fomos campeões com essa formação com três volantes
Marcelo concordo com você, mas quando fomos campeões, com Aírton, Maldonado e Wíllians, era o seguinte o Aírton era o botinudo, que chegava junto, o Maldonado era mais na técnica e saia jogando tranquilo, e o Willians foi adiantado para o meio, pegava como ninguém e entregava para o Gênio o Pet, que fazia todas as jogadas praticamente, se tivéssemos desse jeito não ficaria ruim, tipo jogar com Cáceres, Jonas e canteiros e deixar o Alan Patrick no jogo pois com ele o Mengão Melhorou 100 % no jogo contra o Goias, pois ele tem técnica e sabe distribuir bem o jogo, SRN.
E agora que o MA virou titular absoluto… como o CB vai fazer? O sheik entra no lugar do everton ou do cirino ou do canteros?
Saudações Lucas
por favor, MA titular absoluto ???? Isso é brincadeira de mau gosto, faz isso não, rsrs
Nem em pesadelo !!!
SRN
Saudações Bob.
Nao sou eu que coloco o MA de titular. No meu time principal vai pra reserva e entram alan patrick e sheik nos lugar de MA e Cirino e jogamos num 4 2 2 2 simples, como manda a tradição RN.
Nosso treineiro que gosta de inventar moda.
Evidentemente que vai sair um volante e vai entra o Ermerson e vai recuar o Éverton que esta se acertando no meio
Espero que ele tire um volante também. Mas já confiei mais na esperteza do nosso treinador.
Amigo você é o 1º que vejo mencionar o 4222, que até mencionei há um tempo atrás, mas desisti por faltar 2 volantes de qualidade de proteção, saída de bola e transição. O Claudio Coutinho ousou no 1×0 sobre o Vasco, gol de Rondinelli (o empate era do Vasco), Carpeggiani e Adílio
Nem preciso dizer da qualidade deles.
Gosto do 4231
Só não acho que o Emerson está funcionando assim na ponta e tendo que voltar pra marcar. Assim ele não está conseguindo nem marcar direito e fica longe da área e da tabela com Guerrero. Para jogar no 4231 só vejo com o cirino no lugar do Sheik.
Mas tirando os 3 volantes (o MA de preferencia) está de bom tamanho.
SRN
O que você falou faz sentido, é melhor livrar da obrigação de marcar, economizando energia e sendo mais efetivo junto ao Guerrero. Mas lhe pergunto, o Atlético MG hoje joga com 1 vol,
será que daria certo no Flamengo? Mas ao invés do Carceres poderia entrar com o Jonas? Poderia ser um 4132 Jonas, Ederson (Alan Patrick), Everton, Cirino, Sheik, Guerrero ?
SRN
Só se essa César realmente for bom pra segurar a onda e nossa defesa for samir e ele. Com Marcelo e Wallace e um deus nos acuda com dois volantes. Imagina com um.
O pior de tudo e a teimosia do cristovao, q e a mesma do Luxemburgo, eles querem q o time jogue do jeito q eles querem e não como o time realmente deve jogar e se da bem, com três volantes o mengo toma mais sufoco do q com um meia, será q e só ele q naum enxerga isso, eis a questão, a teimosia fala mais, por isso q e o Cristóvão e fraco, por causa da teimosia. Não ta enxergando o time do fla.
.Pv
Pará – César m – samir – Jorge
. Cáceres
.Jonas
. Everton
.Ederson
Emerson
. Guerrero
Alguém aí quer apostar comigo que quando o Ederson estiver liberado pra jogar, o Cristóvão vai sacar o Everton e deixar os três volantes ???
huashuashuas….alguém duvida disso ?
Gregory Bob Reis, você falou corretamente agora, não sei por que os técnicos que passam pelo Mengão as vezes tem um meia criativo, mas insiste com 3 volantes, pra mim o Mugni tinha que ter mais sequencias, pois como você mesmo diz ele é um pouco sem sal, mas se tivesse uma sequencia talvez aprenderia algumas coisas que faltava para ele ser um grande meia, pois um bom passe ele tem provou isso em alguns jogos, faltava uma sequencia e nos treinamentos a correção dos erros, pois treinos servem para isso corrigir o que esta errado!