Fonte: GE
O assunto do dia no Flamengo é Ederson, e o técnico Cristóvão Borges mostrou-se muito satisfeito com seu novo camisa 10. Informou-se a respeito do atleta com Ricardo Gomes, atual treinador do Botafogo e que o enfrentou diversas vezes quando comandava Bordeaux e Monaco, na França. E as revelações do amigo, segundo Cristóvão, o animaram.
– Já conhecia, já o vi jogar bastante. É uma posição muito difícil de se jogar e é difícil encontrar um jogador para fazer essa função. Faz a função de ligação e precisa de certas características para se jogar bem. Tem mobilidade, técnica de alto nível e boa movimentação. Como tem técnica boa, joga em qualquer posição do meio. Consegue jogar armando e chega para concluir – explicou.
Como Ederson ainda é pouco conhecido aos olhos dos brasileiros, Cristóvão tratou de defini-lo. Não se trata de um camisa 10 clássico.
– O 10 clássico na verdade é um Ganso. Ele não é igual ao Ganso, é diferente. Mas é 10, fala-se muito do 10. O Montillo é 10 e não é clássico. Ele tem essa polivalência. Vou procurar colocá-lo da maneira que possa jogar o melhor dele. Mas, quando tivermos necessidades, não só ele, mas como outros jogadores poderão fazer outras funções. Criaram essa coisa de camisa 10. Acho que é uma posição importante, mas você precisa é de bons jogadores no meio-campo. Ele é jogador de alto nível, e esperamos que possa jogar aquilo tudo que já vimos na Europa. Importante é talento, e talento ele tem.
Cristóvão ainda afirmou que o Flamengo segue pressionado, mesmo após duas vitórias consecutivas. Agora a cobrança é por uma subida considerável na tabela. Previu dificuldades contra o Goiás, no domingo.
Confira outros tópicos da coletiva de Cristóvão:
PRESSÃO
Ganhar nós estávamos precisando. Vínhamos de condição muito irregular e isso é ruim. Além da necessidade, havia a posição incômoda, e aí se entra para jogar sempre pressionado. A pressão continua, porque precisamos chegar mais longe no campeonato, ter uma posição melhor. Mas duas vitórias dão uma confiança maior. Precisamos de regularidade de vitórias e tivemos uma semana longa para trabalhar. Estamos muito mais confiantes de que é possível continuar fazendo coisas boas.
DESFALQUES
Normal de acontecer no Campeonato Brasileiro, que é duro e bastante competitivo. Às vezes, clubes têm a infelicidade de acontecer (lesões) com muitos. Com a gente até que está acontecendo muito pouco. Mas isso de qualquer forma é muito ruim. Pena ter acontecido com Jonas (luxação no cotovelo direito), Armero (estiramento na coxa direita), e Wallace sentiu aí (lombalgia). vamos ver como se apresenta amanhã para ver como fica.
GOIÁS
Falamos hoje, assistimos vídeos sobre o Goiás. Nas duas últimas partidas, com troca de treinador, ficaram completamente diferentes. Não mereciam perder contra o inter, estavam com o time muito melhor, bem organizados. Será difícil, porque o Goiás deu uma evoluída muito grande nos últimos dois jogos. Mas trabalhamos bem e acho que vamos fazer um grande jogo.
FLA JÁ TEM ELENCO DO NÍVEL DOS LÍDERES?
Esse campeonato testa a capacidade de o elenco dar as respostas nos momentos que faltam alguns jogadores. Queremos chegar lá em cima da tabela. Acho que ainda vamos ter (um dos melhores elencos), mas isso mais para a frente. Esses principais elencos citados por vocês têm jogado junto há muito tempo.
TRÊS VOLANTES OU DOIS MEIAS?
Minha preocupação é que a equipe seja equilibrada e eficiente. Vejo vocês com preocupação muito grande com os três volantes. Minha preocupação é que o time seja consistente, equilibrado e eficiente. Pode ser das duas maneiras, vencemos das duas maneira jogando bem.
Caso perca Erick Pulgar, Flamengo irá contar apenas com Evertton Araújo e Allan para função…
Cucho Hernández tem contrato com o Columbus Crew (EUA) até dezembro de 2025 Com o…
Gabigol volta a ser relacionado para jogo do Flamengo no Brasileirão, contra o Fortaleza Logo…
Flamengo encara o Fortaleza nesta terça-feira (26), na Arena Castelão O Flamengo finalizou a preparação…
Volante chileno é titular absoluto no Flamengo de Filipe Luís Peça fundamental do esquema de…
De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…
Ver comentários
"Como tem técnica boa, joga em qualquer posição do meio..."
Até como volante, né Cristovão?
Pontos da fala do Cristóvão q me preocupam: "Como tem técnica boa, joga em qualquer posição do meio."
"Mas, quando tivermos necessidades, não só ele, mas como outros jogadores poderão fazer outras funções."
" Acho que é uma posição importante, mas você precisa é de bons jogadores no meio-campo."
Lá vem meio campo com 3 volantes, Emerson jogando mais recuado, ai joga mal, por não estar jogando na posição de origem, queima o cara com torcida, ele vai pró banco, torcida volta a cobrar a diretoria por um 10.
Está louco pra colocá-lo de volante, a mão chega a tremer.
Pensei a mesma coisa!!!!kkkkkkkk só faltou falar que ele vai fazer várias funções.. entre elas a de volante...kkkkk
Vai tomar no cú, seu eterno auxiliar técnico, time crescendo, encorpando elenco pra virar um time de ponta no Brasil e só tu seu bosta que não tem espaço no time, nem pra ser auxiliar, #SRN
Que fixação com essa história do Cristóvão gostar de volantes. A Alemanha campeã do mundo jogava com Khedira, Kross e Schweinsteiger. A Juventus que dominou o italiano nos últimos anos e chegou à final da Champions League jogava com Pirlo, Vidal e Pogba (além do Marchisio, que é mais volante que meia). O Atlético de Madrid campeão espanhol e também finalista da Champions tinha Tiago, Gabi e Koke no meio. Ah, mas o Flamengo não tem esses caras! Ok, mas foi campeão brasileiro com Aírton, Maldonado (Toró) e Williams. Ganhamos a Copa do Brasil com Amaral, Elias e Luis Antônio. Ano passado o time jogava com Cáceres, Canteros e Márcio Araújo e ninguém falava nada. De fato o mais importante é ter uma equipe "consistente, equilibrada e eficiente", como disse o Cristóvão. Em alguns momentos também preferia que tivesse entrado um meia de criação no lugar de um volante ou ponta, mas não acompanho o trabalho no dia a dia. Não sei como de fato anda o Maia, que já não vinha sendo utilizado pelo Luxemburgo e quando entrou no último jogo não foi bem, por exemplo. Almir não é jogador pro Flamengo, a dúvida fica pelo que pode render o Alan Patrick, que é um jogador mais lento. Deixem o cara trabalhar, porque o Cristóvão sempre foi marcado por ser ofensivo, mas cada time tem uma realidade diferente. O Flamengo que ele encontrou tinha a defesa mais vazada do campeonato e era importante corrigir isso pra voltar a ganhar. Agora é que o Ederson está chegando, o time hoje conta com uma referência na frente, aos poucos vai se encaixando. A verdade é essa, estamos formando um time no meio do campeonato, porque o primeiro semestre foi jogado fora. SRN!
Não concordo amigo. O flamengo está jogando muito mal com 3 volantes.. veja o jogo contra o grêmio. Jogamos muio bem, graças a uma lesão do jonas. Colocou o everton e o time rendeu muito mais. É só rever os jogos. O cristovão está teimando com essa história de 3 volantes. E se não mudar vai cair por isso.
Se for analisar dessa forma, o melhor jogo do Flamengo no ano foi contra o Inter, no Beira Rio, e o Flamengo entrou com Jonas, Cáceres e Canteros. A questão é encontrar o equilíbrio. Como disse, o time tá sendo formado ao longo do campeonato, vai oscilar, principalmente porque jogadores importantes vinham jogando muito abaixo do que poderiam. O Cristóvão está a dois meses no clube, só no Brasil isso pode ser considerado muito tempo, ainda mais com o campeonato em andamento. É nesse sentido que falo pra deixar ele trabalhar, porque o time pode jogar bem com 3 volantes ou 2, vai depender do entrosamento e do rendimento dos jogadores. Não acho que 3 volantes, pelo histórico do Cristóvão, seja a formação predileta dele, mas a que passou mais confiança no momento. SRN!
Mas lembre-se que o inter era 50% reserva.....
Eu começo a apoiar esses três volantes com uma condição:
Pelo menos empatar com o atlético mineiro....
O Flamengo passou 13 anos sem ganhar do Internacional em Porto Alegre. Nem sempre pegou o Inter com time completo ou em boa fase. Não tiraria o mérito da vitória por isso, é um campo difícil, e mais do que vencer, foi uma boa atuação. Com isso não estou defendendo que o time deva jogar sempre com 3 volantes, mas que é possível jogar bem assim também, como aconteceu nesse jogo, vai depender do encaixe, da fase dos jogadores, até do adversário. Se condena tanto essa formação, mas no momento em que o Cristóvão chegou, pelo número de gols que o time sofria por jogo, pelo momento ruim dos jogadores de frente e até a falta de qualidade de alguns que em tese poderiam melhorar a criação do time, essa não era uma opção absurda como se pinta.
A diferença é que eles tinham volantes habilidosos. E não um Márcio Araújo. Em 2009 fomos campeão Pq o time jogou com muita raça. Esse time de 2015 até agora não tem demonstrado essa raça. Não adianta o Cristóvão escalar os jogadores fora das suas posições que jogam normalmente.
Ano passado o Márcio Araújo também jogava e num esquema de três volantes e essa era a melhor formação. Se reler o que falei ou o que escrevi pro João, o ponto central é a fase dos jogadores, o que entregam, e o fato de que o time está sendo montado agora. Quando o Cristóvão assumiu, era fundamental ajustar a defesa, pela quantidade de gols sofridos. A opção por 3 volantes ajudava a dar mais proteção. Vai continuar assim? Provavelmente não, a partir do momento que o Ederson puder jogar e entrar em ritmo de jogo. Já taxam que o Cristóvão é que gosta de 3 volantes, mas vejo essa opção como circunstancial. Se pegar o histórico dele, é um treinador que já foi até criticado em alguns momentos por ser "muito ofensivo".
Ano passado não ganhamos nada e se não fosse os cruzamentos do João Paulo para Eduardo fazer gol, passaríamos mais sufoco ainda. Se a gente não se impor no ataque, vai continuar tomando pressão lá na zaga. Guerreiro não vai fazer gol todo jogo se o time continuar com essa falta de criatividade no meio. Realmente o nosso ano começou agora. Espero wque Cristóvão escale o time para continuarmos a ganhar. Começar o ano jogando 4 meses com times como Macaé, flcabofriense, da nisso. O time fica nivelado para baixo
Concordo com você, mas aí entramos na qualidade das opções. Artur Maia é esse cara que vai fazer o time se impor no ataque? O Almir seria? O Maia chegou a animar, mas no Campeonato Carioca, que não serve de parâmetro, e mesmo assim perdeu lugar no time já com o Luxemburgo, que indicou sua contratação. Aí é o que falo sobre o técnico ser quem acompanha o desempenho dos jogadores no dia a dia, fica nítido que o Cristóvão não confia muito nas opções atuais pra criação. Por falta de qualidade ou por não estarem entregando o necessário pra serem titulares (pensando tanto no equilíbrio defensivo quanto no volume de jogo), não sei pq não estou lá. Mas já se estabeleceu que o time não pode jogar nunca com 3 volantes como se esse fosse o problema. Como disse antes, vejo essa opção como circunstancial, não é do perfil do Cristóvão. O Ederson pode dar essa alternativa que hoje, na prática, não temos. Mas já se corneta antes de qualquer coisa. Aliás, vai ser natural ver o Ederson entrando aos poucos, porque ele jogou muito pouco nos últimos anos e estava em pré-temporada. SRN
Esse retranqueio sem alma futebolistica nao vai chegar ate a metade do brasileiro e ja vao demitilo.
Você esta coberto de razão....
Porem pogba, pirlo, kedira, vidal, kross, todos esse sabem tocar a bola com perfeição, sabem chegar ao ataque, sabem dominar a bola, sabem chutar com precisão, sabem fazer lançamentos, de 10 passes eles acertam 9, num tem comparação....
Os nossos volantes de 10 passes se eles acertam 3 é muito e olha que é o mais fácil, as outras coisas num vô nem dizer.....
Com toda certeza, por isso citei opções já utilizadas pelo próprio Flamengo e com muito menos qualidade, inclusive no ano passado, com os mesmos jogadores. A questão é o equilíbrio, entrosamento. Os erros nos passes tem sido um problema de todo o time, um dos que mais erram esse fundamento não é nem volante, mas o Éverton. E pelo que tenho visto o Cristóvão tem cobrado muito isso e trabalhado nos treinamentos. Por isso defendo que se dê tempo pra ele trabalhar.
Camila.. blá bla blá. Escreve, escreve e não diz nada. Deve ser aluna da Dilma. Pelo amor de Deus. Vc não pode estar assistindo os jogos. O flamengo 90% das vezes é dominado jogando com 3 volantes. Os volantes do flamengo não tem qualidade no passe. É muuuito fácil falar que a juventus e atletico de madrid jogam bem com 3 volantes. Fazer essa comparação com o flamengo beira o ridículo, igual o time do cristovão com 3 volantes.
Se de tudo que falei o que você entendeu foi que estava comparando o Flamengo à Juventus ou Atlético de Madrid, não vou nem tentar explicar, especialmente pelo tom da mensagem.
Camila concordo com tudo que você falou. Tem toda a razão.
Po Camila, o Flamengo jogou bem contra o Inter? sim. Mas quantos jogos a Flamengo jogou com 3 volantes e jogou mal? Vários. Não podemos nos pautar em um jogo só. Mas o grande problema não são os 3 volantes e sim quem são esses 3 volantes. A Alemanha tem Tony Kroos, Schweinsteiger, Khedira, Lahm e outros. O problema é a qualidade desses 3 volantes.
Não estou me pautando em um jogo, citei a vitória sobre o Inter justamente ilustrando que não se pode pegar uma ou outra partida pra analisar essa escolha. E os vários exemplos que citei, inclusive times do Flamengo com 3 volantes e com muito menos qualidade que os alemães, mas que conseguiram um bom encaixe, foi pra mostrar que o problema não é o esquema, mas como o time funciona, a qualidade e o momento dos jogadores à disposição. Porque tenho visto comentários praticamente decretando que se o
Cristóvão voltar a escalar o time com 3 volantes ele deve ser demitido, o que, na minha opinião, desconsidera o momento em que ele pegou o time (penúltimo colocado no Brasileiro, com a defesa mais vazada e sem nenhum padrão tático) e as opções existentes pra criação. Às vezes me dá impressão que o Messi tá no banco pra jogar com 3 volantes, quando Almir, Maia e Alan Patrick não seriam titulares na maioria das equipes consideradas grandes. Como disse aqui, o time está em formação e é natural que oscile, até porque ainda carece de confiança. Mais de uma vez vi esse time começar bem, até dominar o jogo, aí toma um gol e se desmonta. Contra o Atlético-MG, por exemplo, foi assim. Ele foi escalando a equipe com o que tinha, buscando dar mais consistência defensiva, com os jogadores que se mostravam mais capazes de corresponder mesmo sob pressão. Aliás, quando ele chegou Almir e Maia estavam machucados e o Alan só foi incorporado depois. E é ele quem acompanha esses jogadores diariamente e vê o que estão rendendo. Colocar qualquer um sem estar bem, pela ilusão de que vão melhorar a criação do Flamengo, eu também não defendo. Nesse contexto, entendo a opção por 3 volantes e o que estou dizendo desde o princípio é que ela é válida também. Enfim, relendo o que escrevi e o que respondi aqui dá pra ficar claro o que falo sobre o Cristóvão e esse esquema, não vejo necessário me estender mais.
Eu entendo sua tese, mas não é melhor ensinar um cara ofensivo a marcar ou um volante caneludo a armar? Prefiro jogar como joga o Atlético MG com apenas 1 volante e com Datolo, Giovanni Augusto e Luan armando e marcando. Você acha que o Atlético MG estaria liderando o Campeonato com Lendro Donizete, Rafael Carioca e Josue no meio campo titular??
Mudando de assunto, quando é que vc vai voltar para o grupo de colunistas?Só esse comentário já dava uma excelente coluna!
Ah, se nós tivéssemos as opções do Atlético, hein? Ainda mais com Guerrero e Sheik, aí não teria pra ninguém! Hahah. Mas além de não termos um elenco com a mesma qualidade de meias-armadores, o time deles tá em outro estágio de preparação, é bem mais entrosado. Difícil comparar. O Cristóvão quando chegou teve que começar do zero e precisava de resultados imediatos pra se manter. E resultados imediatos passavam por reforçar a marcação no meio, protegendo melhor a defesa e tentando roubar a bola no ataque pra acionar os atacantes em velocidade, o que continua sendo um dos pontos fortes desse time. Espero que ele vá conseguindo ampliar a variação tática, e a chegada do Ederson ajuda muito, porque é alguém que efetivamente tem condições de assumir uma vaga no meio e melhorar a distribuição de jogo. Mas não creio que isso aconteça tão rápido, até pelas condições dele.
Sobre voltar ao time de colunistas, seria um prazer, mas o mestrado ainda não me permite assumir uma coluna por semana. Então devo continuar palpitando só por aqui mesmo haha.
Ou seja , Ederson nas mãos será mais volante .... Q merda!!!
O "Babidí" é cascudo vei.. Ele ta torcendo que o cara se machuque no treino pra colocar o tal trêeeeeeess volante.
Ta osso,, falta ousadia pow, o cara tem o time nas mãos que qualquer outro técnico do campeonato queria.
Mas vamos apoiar mesmo assim,, afinal o que importa é o tal 3 pontos, mesmo sofrido como vem sendo.
SRN,,, Nação.
Acho que ele quer encontrar o equilíbrio defendendo.