Ederson Honorato Campos chega ao Flamengo debaixo de uma expectativa tão grande, que ela pode se tornar uma pressão insuportável em pouco tempo.
A sua inegável carreira bem sucedida na França, contrasta com a pífia passagem pela Itália. Se no seu auge no Lyon foi convocado pela seleção brasileira, em seu declínio estava esquecido nos suplentes da Lazio.
Inegável também é a sua rebuscada técnica, de fato é o jogador da posição, é o meia de criação, enfim… Sim! Ele pode ser o tão procurado camisa 10. Pelo menos na posição, e postura, um armador nato.
Ederson abriu mão de um montante de dinheiro para sair da Lazio, já não é de hoje essa vontade do meia de vestir o manto sagrado do Flamengo. Para os padrões brasileiros, Ederson pode muito bem ganhar papel de destaque.
O que incomoda é essa ‘responsa’ que já estão colocando em cima do cara, essa expectativa criada para o tão sonhado camisa 10, de Riquelme a Ganso, quase todos os bons meias do futebol já estiveram com um pé na Gávea, de acordo com a mídia especializada.
Ederson não vem bem fisicamente, o último jogo que o meia jogou 90 minutos foi no dia 24/10/2013, isso mesmo, 2013, são quase 2 anos sem participar de uma partida completa.
Acho que boa parte da torcida tem receio do nosso novo Messias, ser o novo Carlos Eduardo, afinal, as semelhanças e as coincidências são claras. Meia, esquecido, lesões, expectativa…
Da mesma forma que Cadu, os vídeos no YouTube do Ederson são sensacionais, eu que ainda me lembro muito bem do futebol dele na época de Lyon, fiquei empolgado.
Mas que nos sirva de lição o caso de tantos outros craques de DVD, nossos saudosos Peralta, Sambueza, Bottinelli, Borja, Mugni , e por aí vai…
Creio que achamos um bom nome pra posição, que tem tudo para ser titular, entretanto, devemos ter muita calma nessa hora, para não criar a falsa expectativa e nos iludirmos mais uma vez.
Essa pompa toda por parte da diretoria pode atrapalhar muito as coisas, será que ele deve já chegar segurando essa responsa de vestir a 10? Quem sabe não o rotulando ele possa jogar mais leve, e render o que de fato se espera?
Veja bem, não estou sendo pessimista, reclamando da contratação, ou duvidando da qualidade do jogador, mas devido aos seus números nos últimos tempos, uma boa dose de CAUTELA (e canja de galinha) pode ser essencial.
E você, daria a 10 pro EderShow?!
“É preciso ser bastante cauteloso para não naufragar na popularidade.” Rémy de Gourmont
Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!
Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com
Ver comentários
Falou e disse Vinny! Muita calma nessa hora!
Odeio vc Vinny
Kkkkkkkkk
Vamos apoiar e acreditar. Depois o tempo nos dirá se foi mais um cadu ou não...
Torço para que não seja um Cadu da vida! No entanto, Ederson vem com uma postura diferente para o Flamengo, Não pediu salário de astro ao contrário do Cadu de 500 mil, 200 mil deve ser mais ou menos o que pagamos para o Gabriel, Wallace, Canteros e outros que não vem jogando nada! O cara praticamente conseguiu sua liberação sozinho da Lazio ao contrário do Cadu que tivemos de pagar senão me engano 1, 5 milhões. O cara aceitou um contrato de rendimento baseado em convocações para seleção brasileira! Que ao meu ver será muito difícil, mesmo ele dando um show no Flamengo e torço por isso! A seleção tem bom meias amadores como Felipe coutinho e Oscar.
Torço que ele seja feliz no Flamengo, não sofra com lesões e consiga dar belas assistência ao Guerrero. Falando do Guerrero esse sim é craque e já conquistou a torcida, tomara que vire ídolo eterno do clube conquistando vários títulos! SRN!
E um.bom jogador experiente e com.muita vontade de jogar no Brasil e no flamengo, discordo totalmente, acredito em seu grandes sucesso, será como sheik que chegou desconfiado e mostrou pró brasileiro do que e capaz.
Discordo totalmente. O Ederson vem sim badalado pela grande responsa de um camisa 10 do Flamengo mas se pararmos pra pensar experiência não falta pra ele vestir essa camisa.... No mercado de hoje poucos são os grandes meias que só querem enriquecer as nossas custas, ele fez diferente. O cara vai ganhar pouco lutou com a lazio pra jogar aqui e vem querendo mostrar que tem potencial... Então pra mim isso já vale muito a pena e tem mais ele vestiu grandes camisas do futebol mundial lyon e lazio (com destaque tbm no Nice) então não acredito que vá sentir o peso de um numero nas costas teve onze anos de experiência lá fora não é um Lucas mugni , chega com moral de bom jogador e aposta de futuro promissor ... Toda sorte e vibrações positivas... SRN
creio que não será um Cadu da vida. Abriu mão do alto salario e terá um contrato de produtividade, ganhando 200mil mais os bonus. A unica coisa que o brasileiro (e demorei muito pra aprender isso) é ter paciencia com jogadores que vem de fora. Ederson terá que treinar, voltar a campo, atuar 45 min, depois ir aumentando gradativamente até chegar aos 90 min. Readapitar ao futebol brasileiro e claro, ter o aval do técnico em abrir mão de 3 volantes e armar o time com 1 ou 2 meias. A torcida precisará ter paciencia nisso.
A questão principal colocada na matéria é quanto a possível expectativa de melhora no meio campo do FLA por todos que torcem pelo clube ou por quem só acompanha o futebol do FLA.
Acredito que existem fatos que atenuarão essa cobrança gerada pela expectativa, pelo menos por parte daqueles que entenderam todas as motivações envolvidas na negociação da vinda do Ederson.
1) O fato do clube não ter tido nenhuma opção teoricamente de custo-benefício melhor para acrescentar opções ao elenco dentro de sua filosofia financeira de crescimento futuro.
2) O fato de o jogador ter optado por ganhar menos do que seu "valor de mercado" para investir sua carreira no clube, indicando reverência ao status Rubro-negro.
3) O fato do time não ter tido até o momento uma atuação sequer razoável de qualquer jogador que tenha sido testado na função de meia no meio campo do FLA, sendo que já mostramos evolução mesmo sem esse meia idealizado.
Ou seja, se não melhorar, certamente não será pior que as opções (A.Maia, A.Patrick, Everton, Canteros) e o time continuará evoluindo apoiado nos craques que chegaram fazendo a diferença.