Flamengo e Fluminense cogitam largar o Carioca e estão quase certos na Copa Sul-Minas

Fonte: ESPN

Uma reunião na tarde desta quinta-feira em Curitiba pode ter sido o passo mais concreto para uma grande mudança no futebol brasileiro. Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Atlético-PR, Coritiba e a federação de Santa Catarina se reuniram na capital do Paraná para discutir alternativas para as suas regiões.

O resultado foi o consenso dos participantes pela volta da Copa Sul-Minas. A dupla carioca ainda vai decidir se vai realmente querer participar da competição.

“Nós queremos voltar ao que tinha antes. Vamos voltar a fazer a Copa Sul-Minas. Ficou decidido isso. Fizemos a primeira reunião para começar a trabalhar em cima dela. Temos o antecedente da Copa do Nordeste e da Copa Verde. Não tem porque não ter a nossa aqui. O Flamengo e o Fluminense participaram e ainda vão decidir nos próximos dias se também entrarão conosco”, afirmou Delfim Peixoto, presidente da federação catarinense e vice-presidente da CBF.

“Não vamos fazer liga. Vamos fazer a Copa. A Copa será dirigida pelas federações e pelos clubes. A CBF não estava presente e nem tinha que estar. O Marco Polo havia sido avisado há algum tempo sobre isso e ele disse que não havia problema nenhum. Nós não vamos ficar independente da CBF. Não tem nada a ver com enfrentamento, nem se falou nisso. O formato é com federações e clubes”, completou.

A questão, no entanto, é que a única data possível para a realização da Copa é no início do ano, junto com os estaduais.

“Vamos ter que fazer nesse período, entre janeiro e maio. O formato será o seguinte: três de cada estado vão participar. E os dois do Rio, se eles quiserem. Vai ser junto com os estaduais, mas não acho que isso seja um problema”, explicou Peixoto, negando que o torneio possa acabar esvaziando os estaduais.

“Alguns clubes jogam com o sub-23, isso não é nenhum problema. Cada clube tem o direito de escolher o que vai fazer no seu campeonato estadual. A única coisa é que se o Flamengo e o Fluminense decidirem entrar na nossa competição, aí sim terão de abrir mão do estadual do Rio. Será uma decisão deles. Eles falaram na reunião que não vão levar os seus times principais para o Carioca e nem sabem se vão participar. Se forem, levarão garotos do sub-23”, finalizou.

A ideia, segundo o Atlético-MG, é de apresentar o projeto da Copa para o conselho técnico da CBF nos próximos dias.

“É um novo produto. Vai trazer mais espetáculo de grandes times no primeiro semestre. Vamos apresentar a ideia para o conselho da CBF e acreditamos que eles vão gostar”, disse Lucas Couto, assessor da presidência do time mineiro.

Desde a prisão de José Maria Marin, Delfim Peixoto virou um adversário de Marco Del Nero nos bastidores, apesar de rejeitar esse rótulo.

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Salta fora MENGÃO, sou de SC e com Delfim não dá. 150 anos na presidência da federação.
    Organizem sozinhos, só os clubes, mas JAMAIS esquecendo que todos os chamados clubes grandes nos largaram sozinhos, nos traindo e não HONRANDO suas próprias ASSINATURAS.
    Caso da Copa União e Taça das Bolinhas, portanto não são confiáveis.
    Mudemos mas com olhos atrás, na frente e nos dois lados.

    • A situação é diferente Alexon. No campeonato de 87 os clubes se uniram num projeto de liga para organizar um campeonato que, acreditava-se, seria reconhecido pela CBF posteriormente como o Brasileiro, até que a tal confederação, com o auxílio de Eurico Miranda e a omissão posterior de todos os outros (principalmente a do clube sem honra, o time das bâmbis, que preferiu ficar com a taça da vergonha), nos subtraiu esse direito, entregando, no tapetão, o título ao vencedor da segunda divisão. Esse torneio, Minas/Sul, não é substituto de coisa alguma e não é porta de entrada para campeonato algum (até onde sei). Desse modo, caso o Mengo o vença, desde que a CBF dê aval ao mesmo (isso terá que ser no início) a possibilidade de uma armação é nula.

  • Essa medida é urgente. Abandonem urgente esse campeonato falido. Urgente também é o posicionamento acerca do estádio do CUrintians, o tal maracanã. Não permitam que a história do Mengo seja manchada pelo episódio do hino alienígena sem desagravo de igual valor. Tenham brio.

  • Eu não acho que o Flamengo deveria Abandonar o Carioca. Pelo contrario, deveria usar o carioca para observar e dar ritmo a jogadores.
    Monta um elenco com um numero entre 25 a 30 jogadores para disputar a Sul Minas, e uma segunda equipe com os que não foram aproveitados junto com nomes da base.

    Por exemplo.: Vi no site oficial que o Flamengo tem 4 goleiros no elenco, PV, Cesar, Daniel e Thiago. Na Sul Minas ia com PV, Cesar e Daniel, e no Carioca com Daniel, Thiago e mais um da base, ou então Cesar, Daniel e Thiago, tendo o Cesar com preferencia pra equipe principal, mas podendo jogar pela equipe secundaria quando possível. outros jogadores poderiam ter uma situação parecida com a de Cezar, como Frauches, sem contar tantos outros jogadores que o Flamengo tem emprestado.

    Estes Jogadores teriam o carioca para mostrar se merecem ou não vaga no time principal, ao fim do carioca, se teve algum destaque, manda pra equipe principal, os outros, caso não possam ser mandados pra base, empresta ou dispensa. O técnico poderia ser algum indegrante da comissão, e o estadio poderia ser o da portuguesa.

    E mesmo que não role a Sul-Minas, o Flamengo deveria então partir pra uma excursão visando amistosos, Alguns no Brasil, outros fora. Japão por exemplo, tendo como garoto propaganda o Zico, o Fla iria conseguir mto dinheiro, com certeza teria estádios lotados só pra ver o "Time do Zico" jogar. Torneios como os que tiveram nos EUA no inicio do ano com Corinthians e Fluminense. Fazer uso do centro de treinamento da Adidas (ja que nós temos essa possibilidade por sermos Top5), amistosos e pequenos torneios na Europa, enfim, o Brasileiro começa em Maio, teria ai 3 meses pra fazer isso, acho que daria pra preparar bem o time pro Brasileiro.

Notícias recentes

Flamengo fecha clássicos do Brasileirão com mais pontos perdidos do que conquistados

Flamengo desperdiçou 11 pontos em clássicos no Brasileirão 2024 O Flamengo voltou a tropeçar no…

18/10/2024

Matheuzinho manda recado para o Flamengo às vésperas de decisão contra o Corinthians

Ex-lateral direito do Flamengo, Matheuzinho atua pelo Corinthians Ex-lateral do Flamengo, Matheuzinho foi autor de…

18/10/2024

Jogos do Brasileirão hoje: Botafogo e outros 5 times entram em campo nesta sexta

Líder do Brasileirão, o Botafogo jogará no Maracanã, contra o Criciúma A 30ª rodada do…

18/10/2024

FILIPE LUÍS FALA DE CRÍTICAS E SEMIFINAL COM O CORINTHIANS

Apoio: KTO.com FILIPE LUÍS FALA DE CRÍTICAS E SEMIFINAL COM O CORINTHIANS 👉 Vire membro…

18/10/2024

ROSSI ANALISA DERROTA PARA O FLUMINENSE

Apoio: KTO.com ROSSI ANALISA DERROTA PARA O FLUMINENSE 👉 Vire membro do canal: https://www.youtube.com/channel/UCOH0UtunvcOtBYvmHfHK3Nw/join ►…

18/10/2024

Após derrota para o Fluminense, elenco do Flamengo se reapresenta na tarde desta sexta

Primeiro treino de olho no Corinthians acontece a partir das 15h30 (horário de Brasília) desta…

18/10/2024