Flamengo tem a parcela mais alta no refinanciamento do Profut

Compartilhe

Fonte: Lancenet

O rombo dos clubes brasileiros junto à União pelo não pagamento de impostos chega próximo dos R$ 4 bilhões. No refinanciamento da dívida proposto pelo governo através da MP do Profut, os clubes terão 20 anos para quitar os débitos em condições que foram amplamente discutidas no Congresso e que envolveu, além dos parlamentares, dirigentes de futebol e representantes do governo.

Com o parcelamento definido, o especialista em gestão esportiva e colunista do L!, Amir Somoggi, fez um levantamento de quanto cada um dos principais clubes do futebol brasileiro terá que pagar mensalmente para quitar suas dívidas dentro das condições propostas.

E o Flamengo, cujo déficit é de quase R$ 266 milhões, será o time com a maior parcela. Se o clube aderir ao refinanciamento, o valor mensal a ser pago pelo rubro-negro nos primeiros anos será de quase R$ 600 mil, e ultrapassará a casa de R$ 1 milhão a partir do quinto ano.

Já o Atlético-PR, cuja dívida fiscal é de apenas R$ 737 mil, será o clube com a menor parcela se entrar no programa pagando apenas R$ 3 mil por mês, limite mínimo previsto.

Valor tende a crescer

O valor da dívida total utilizado por Amir Somoggi neste levantamento é de “apenas” R$ 2,7 bilhões, pois considera apenas os números que foram publicados nos balanços financeiros de 2014 dos clubes. O total, entretanto, tende a ser maior.

– Os balanços não correspondem à realidade e o rombo é muito maior do que todos imaginam – diz Somoggi, explicando que apenas os órgãos credores têm o valor correto.

No levantamento, os juros foram considerados com base na atual taxa Selic, que é de 13,65% ao ano.

Veja as condições para os clubes parcelarem suas dívidas fiscais e também tabela com o valor das parcelas de cada clube

Prazo

Os clubes terão período de 240 meses (20 anos) para parcelarem suas dívidas somadas até 2014 junto à União.

Benefícios

Os clubes que aderirem à proposta do governo, o valor do passivo terá 70% de descontos nas multas, 40% dos juros e 100% dos encargos legais.

Juros

Os valores das parcelas serão atualizadas mensalmente pela taxa Selic, que atualmente é de 13,65% ao ano.

Carência

Nos cinco primeiros anos do parcelamento da dívida, os clubes terão carência nas seguintes regras: 50% de desconto no valor a ser pago nos dois primeiros anos; 25% de desconto nas parcelas no terceiro e quarto ano; e 10% de desconto no quinto ano.

Restante do Débito

Após o período de carência, os clubes terão mais 180 parcelas para quitarem o débito que restou junto ao governo.

Valor Mínimo

Nas condições impostas, a parcela mensal a ser paga pelos clubes não poderá ser inferior a R$ 3 mil.

Ver comentários

  • Se for colocar a dívida total de cada clube, n somente a fiscal.. Vish.. O curintia é o mais lascado. Vai ter essa parcela da dívida fiscal + a parcela enorme do estádio.. Se msm assim esse time do lula continuar montando times fortes, ficará comprovado q tem falcatrua por trás disso tudo (o que todos já sabem).

  • Acho até boa a ideia mas uns 10 a 15 anos que deveria ser pago até pelo poder econômico dos clubes que dimua o investimentos e paguem o devido. Agora esse dinheiro quero saber pra onde irá.

  • Como as gestões passadas sonegaram impostos, para onde foi o dinheiro???

Notícias recentes

  • Destaque

CBF toma decisão importante para a arbitragem do Brasileirão

Árbitros passarão por preparação especial na Espanha A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma…

23/06/2026
  • Copa do Mundo

Com Carrascal no banco, Colômbia divulga escalação para jogo contra Congo na Copa do Mundo

Colômbia tenta classificação antecipada nesta terça-feira (23) A seleção da Colômbia entra em campo nesta…

23/06/2026
  • Destaque

Milan envia proposta milionária por Evertton Araújo, do Flamengo; veja valores

Evertton Araújo é um dos destaques do Flamengo na temporada O Flamengo recebeu uma proposta…

23/06/2026
  • Notícias

Possível venda de Emerson Royal: veja opções de laterais para o Flamengo no mercado

Flamengo vai repor a possível saída de Emerson Royal para o Aston Villa (ING)? O…

23/06/2026
  • Destaque

Técnico do Flamengo desabafa: “Quero que a equipe volte a ter empatia com a torcida”

Anunciado pelo Flamengo, Demétrius Ferracciú quer recuperar o status de Orgulho da Nação da equipe…

23/06/2026
  • Notícias

Ex-Flamengo, Vini Jr. reencontra freguês em jogo do Brasil x Escócia

Seleção Brasileira enfrenta a Escócia nesta quarta-feira (24) O principal jogador da Escócia é um…

23/06/2026