Insistir no erro é…

Fonte: Renato Mauricio Prado

De quantos jogos Cristóvão precisará para aprender que o meio-campo que insiste em escalar com três volantes (contra o Goiás foram Cáceres, Márcio Araújo e Canteros) não vai levá-lo a lugar algum que não seja o olho da rua? Ele é useiro e vezeiro na prática e tem sido salvo ora pela providência divina (vide a contusão de Jonas), ora por Guerrero. Ainda não deu pra perceber que o esquema é ruim?

Questionado por um repórter, antes do início do último jogo, o técnico mostrou irritação e se a sua resposta não foi desaforada deveu-se apenas a sua conhecida educação. Segundo disse, o importante não é o número de volantes em campo, mas sim se a equipe estará equilibrada. Mas como poderá se equilibrar com um bando de marcadores e nenhum armador?

Borges acha que Canteros, adiantado, pode fazer o papel de um meia. Não pode e isso está mais do que comprovado nas atuações bisonhas que teve na função. Ele é um bom segundo volante e ponto final. Avançado, se perde: não arma e marca mal.

Ainda assim, é infinitamente superior a Márcio Araújo (queridinho dos treinadores, vai se saber lá o motivo), que permaneceu em campo, quando Cristóvão, enfim, se deu conta da besteira que estava fazendo — o Fla foi amplamente dominado pelo Goiás, no primeiro tempo.

A entrada de Alan Patrick (como poderia ter sido também a de Arthur Maia) aí, sim, equilibrou o time e num lance dele com Guerrero (que passe!) saiu o gol da vitória feito por Marcelo Cirino.

Vê se aprende, Cristóvão! Caso contrário até o presidente Eduardo Bandeira de Mello, outro que insiste na sua manutenção apesar das evidências contrárias, acabará, enfim, chegando à conclusão de que o Flamengo, além de reforços, precisa de um técnico de verdade e à altura do novo elenco.

Sem choro

Acho até que o Fluminense merecia a vitória, pois jogou bem mais do que a Chapecoense. Mas que o gol de Marcos Júnior foi bem anulado, foi. A bola bateu no seu braço antes de entrar. Exatamente como aconteceu com Neymar, num gol, igualmente invalidado, na final da Liga dos Campeões.

Pior do que a derrota, que tirou o Flu do G-4, mas não o deixou tão longe assim dos líderes, foi a contusão muscular de Fred. Se o artilheiro ficar fora de combate muito tempo, a coisa se complica. A menos que Ronaldinho Gaúcho reapareça em grande forma. Aliás, será que ele estreia mesmo contra o Grêmio, como estava originalmente previsto?

Borrasca à vista

O time do Vasco é horroroso. Ganhou o Estadual e bateu os rivais cariocas no turno desse Brasileiro mas, de uma maneira geral, suas atuações são medonhas. Falta talento do goleiro ao ponta-esquerda. Até o uruguaio Martin Silva voltou falhando como um iniciante. A grande missão de Celso Roth é evitar o terceiro rebaixamento dos vascaínos em menos de dez anos! Qualquer coisa a mais lhe valerá o título de santo milagreiro. Quando o ex-deputado diz que o grande reforço é ele próprio, fica mais do que evidente a situação é calamitosa. E o próximo jogo é contra o Corinthians, no Itaquerão. Borrasca à vista para a caravela do almirante.

Um mico atrás do outro

Sete a um pra Alemanha, eliminação precoce na Copa América, ex-presidente preso na Suiça e o atual se escondendo por aqui e agora um caso de doping de um brasileiro no torneio no Chile. O que falta para a vergonha ser completa? Só o Brasil não se classificar para a próxima Copa. E olha…

O lado bom da Petrobras

O “Time Petrobras” (atletas patrocinados pela estatal) garantiu nove ouros, seis pratas e 19 bronzes ao Brasil, no Pan — se fosse um país teria ficado no oitavo lugar, no quadro de medalhas. Dono de dois ouros e uma prata, o canoísta Isaquías Queiroz curte a fama em Ubaitaba, na Bahia.

As feras do Tio Sam

As seleções de vôlei de quadra dos EUA estão voando no feminino e no masculino, enquanto as nossas capengam. Será duro subir ao lugar mais alto do pódio na Rio-2016. Bernardinho e Zé Roberto terão muito trabalho a fazer até as Olimpíadas. E não sei se terão material humano suficiente para vencer.

Volta complicada

Boa sorte, Ricardo Gomes! Você vai precisar…

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Fala nação. Não sou técnico, mas se assim o fosse do Flamengo (Lógico) esta seria minha escalação ( depois da escalação esplicarei pq cada um foi escolhido).
    --------------------------------------------Paulo Victor
    ---------------------------------Cáceres--------------------Samir
    --------------------Pará-------------------------------------------------Jorge
    -------------------------------------------------Jonas
    -----------------------------------Canteros------------Jajá
    ----------------------------------------------Edreson
    -------------------------------Emerson-----------------Guerrero
    Agora vamos as explicações:
    Paulo Victor - É sem dúvidas o nosso melhor goleiro, experiente e sinceramente não o trocaria por nenhum outro goleiro do futebol brasileiro, apesar de não ser seu maior fã.
    Pará - É menos pior que Ayrton, apesar da ótima bola parada de Ayrton. Mas não só por isso, ele é mais defensivo e reconporia melhor a defesa.
    Cáceres - Sei que muita gente vai dizer, o cara é maluco, errou o lugar do Cáceres. Mas não amigos, eu não errei. Ele tem 1,9m de altura, ótimo nas bolas altas, não tem uma boa saída de bola como volante, mas na zaga seria ótimo, tem melhor saída de bola que todos os nossos zagueiros.
    Samir - Apesar das lesões é nosso melhor zagueiro.
    Jorge - Acho que ele hoje é incontestável. Apesar de jovem ele é maduro e completo, ataca e defende bem.
    Jonas - Nosso Melhor primeiro volante, jogaria a frente da zaga, saindo pouco e dando mais liberdade aos volantes e meias. Tem boa saida de bola é alto, mas não é lento, otimo ladrão de bolas e se bem lapidado terá grande futuro.
    Canteros - Apesar de muito criticado é um dos jogadores mais técnicos de nosso elenco, sempre jogou bem em sua posição, de meia não joga pois não é a dele.
    Jajá - Muitos vão dizer, mas nem jogou ainda e seria titular, tem que pegar experiencia. E quando vai ser isso, quanto vai ta pronto, com 30 anos? Ele é técnico, forte, ataca e defende. Não tem outro melhor que ele no elenco.
    Ederson - Vi mito ele jogar no Lyon, é ótimo jogador, vai dar certo ali se bem acessorado por Canteros e Jajá.
    Emerson - Apesar de mais velho é muito mais completo que todos os outros atacantes de lado que temos.
    Guerrero - Aí é covardia falar algo né?

    Jonas protegeria bem nossa zaga, mais estático sem sair muito, poderia cobrir bem os laterais. Canteros e Jajá são volantes que sabem jogar, apesar de pouca velocidade (Xavi e Iniesta não são rapidos, guardadas as proporçoes). Ederson sempre teve a caractestica de entrar na área e tabem cair pelos lados, num contra-ataque ou mudança de esquema (Sem mudar jogador) cairia pelo lado e Canteros ou Jajá viria pelo meio sem desguarnecer a defesa. E ai nação que acham?

    • Você está fomando o famoso losango tão usado por Luxemburgo nas boas épocas dele. Não entendi por que ele não fez isso no Fla. Acredito que poderia funcionar, mas não é a característica do nosso elenco. Temos jogadores muito rápidos que todos os times do Brasil morreriam para tê-los, no caso do Cirino e Everton. Temos que aproveitar que temos, e temos dois. Eu armaria o Flamengo com PV; Pará, César Martins, Samir e Jorge; Cáceres, Canteros e Ederson, Cirino, Émerson e Guerrero. Teríamos o Éverton para entrar voando e Paulinho para substituir o Émerson em caso de cansaço ou suspensão. Jonas jogaria no lugar do Cáceres enuanto o Parguaio estivesse fora, ganhando mais experiência e inteligência tática, menino de futuro brilhante. Wallace e Marcelo ocupando a zaga reserva, Armero na reserva ou revesando com Jorge, Ayrton e Luiz Antônio revezando com Pará, o menos pior joga; Jajá ficaria na reserva do Canteros; e Arthur Maia e Allan Patrick na reserva do Éderson. Não teríamos alguém para fazer o lugar do Guerrero, mas já estamos muito melhor que antes. SRN

      • Fala Thalmus, amigo o esquema é bem parecido com o do Luxa (o que dava certo). Concordo com vc quando diz que não é a caracteristica do nosso elenco, mas na realidade o nosso elenco tem a velocidade como caracteristica apenas no ataque, pois pra jogar com um ataque veloz é preciso uma defesa que tenha uma boa saída de bola e um meio inteligente o que não é o nosso caso, então teremos que sacrificar um pouco dessa caracteristica (mas nem tanto pq Emerson e Ederson tem velocidade) pra ter mais copactação. Mas poderia ainda colocar Everton no lugar de Jaja pra dar mais velocidade, desde que ele tenha comprometimento na marcação. Cirino ficaria como reserva do Emerson, pois tem que aprender a marcar. Quanto a Paulinho, já desisti dele, o melhor é arrumar qualquer trocado por ele. Mas o seu time tbm ta muito bom. Amigo, já prestou atenção que ninguem escala o "nosso capitão" em seus times, que moral ele tem hem? Não entendo pq ele é titular e muito menos pq é capitão. e não entendo o que o Frauches ta fazendo no flamengo se não usam ele pra nada, ta treinando a 4 anos e quando aparece a chance de jogar colocam o cara que ta fora de forma. SRN

  • Escreveu oque o mais leigo dos leigos já sabe...menos o jumento batizado

Notícias recentes

IA crava resultado de jogo entre Flamengo e Fortaleza, pelo Brasileirão

Inteligência artificial deu palpite para jogo do Flamengo contra o Fortaleza, na 35ª rodada do…

26/11/2024

Com ex-jogadores do Flamengo, time paulista garante acesso para o Brasileirão 2025

Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…

26/11/2024

Fortaleza faz pedido inusitado aos torcedores antes de jogo contra o Flamengo

Fortaleza utilizou as redes sociais para comunicar a decisão O Flamengo entra em campo nesta…

26/11/2024

Flamengo briga pelo título do Brasileirão? Dirigente é enfático sobre chance do eneacampeonato em 2024

Bruno Spindel acredita no título do Flamengo, que ocupa a quinta posição O Flamengo é…

26/11/2024

Internacional perde titular absoluto no ataque para jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

Jogo do Flamengo contra o Internacional está marcado para o próximo domingo (01), no Maracanã…

26/11/2024

Flamengo encara 2 jogos diretos em busca de superar últimas campanhas do Brasileirão

Flamengo ocupa a quarta colocação no Brasileirão, com 62 pontos Em um verdadeiro jogo de…

26/11/2024