Lançado desafio para domingo: montar ataque sem Sheik, Guerrero e Eduardo da Silva

Compartilhe

Fonte: GE

Paolo Guerrero e Emerson Sheik injetaram qualidade e experiência ao ataque do Flamengo e ajudaram o time a subir de qualidade nos últimos jogos, especialmente no mais recente, quando o peruano estreou – vitória por 2 a 1 sobre o Internacional. O problema é que a dupla não vai atuar contra seu ex-time, o Corinthians, neste domingo, por conta de acordo feito entre os dois clubes – os jogadores tinham contrato com o Timão até 15 e 31 de julho, respectivamente, mas tiveram a rescisão facilitada e puderam chegar antes ao Rubro-Negro. Por conta disso, Cristóvão Borges terá o desafio de montar um novo ataque para o duelo do Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A tarefa ficou ainda mais difícil por conta da iminente saída de Eduardo da Silva. O atacante croata, que vinha sendo reserva mas tinha bastante importância no elenco, recebeu boa proposta para voltar ao Shakhtar Donetsk-UCR e solicitou ao Flamengo sua liberação. O pedido foi atendido, e ele deve definir tudo nesta sexta-feira.

Nessas condições, a opção que parece mais provável é voltar com Marcelo Cirino e Gabriel ao time titular e formar um trio ofensivo com Everton. Eles atuaram juntos nesse sistema várias vezes em 2015. O primeiro ficou fora do último jogo por suspensão, mas a chance de ir para o banco já era grande por conta da entrada de Guerrero. Sem o centroavante, Cirino deve ser escalado na função, que já fez sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Com Cristóvão, ele chegou a fazer dupla de ataque com Emerson e também atuou de forma mais centralizada.

Gabriel, por sua vez, foi titular na antepenúltima partida (vitória sobre o Joinville) e se saiu bem, mas se machucou durante a mesma semana e deu lugar a Alan Patrick. Mesmo recuperado antes do jogo, seguiu na reserva. Foi assim também no duelo posterior, só que o titular foi Cáceres. Contra o Corinthians, o baiano larga como favorito para assumir a vaga de Sheik.

O ex-jogador Junior, comentarista da TV Globo, também aposta que Cristóvão optará pelo trio.

– É Gabriel na direita, Cirino de centroavante, e o Everton na esquerda. Fica com três Speedy González (conhecido como Ligeirinho no Brasil), com um ataque bem rápido – disse o Maestro.

Dos demais atacantes, Paulinho é a única opção restante, mas não tem inspirado muita confiança e é improvável que seja escalado como titular. Nixon, o outro atacante do elenco, ainda não está totalmente recuperado de cirurgia no joelho realizada em março. E Douglas Baggio, que já teve pequenas chances no profissional, está novamente fazendo parte da equipe de juniores.

Alan Patrick com o time no 4-4-2

Outra possibilidade é sacar Cáceres e colocar Alan Patrick no meio-campo. Antes reserva, o paraguaio voltou com moral da Copa América e foi titular contra o Internacional, fazendo ótima partida. Como era um jogo fora de casa e o treinador optou por uma formação de meio um pouco mais defensiva para inibir a movimentação do rival, pode ser que ele queira ver uma equipe mais ofensiva em casa contra o Corinthians, deixando Jonas e Canteros como volantes, e Alan Patrick e Everton na criação de jogadas. Assim, Gabriel e Cirino formariam uma dupla de ataque, que também poderia virar trio durante o jogo em função da movimentação de Everton.


Qualquer que seja a escolha de Cristóvão, o fato é que o ataque rubro-negro perde muito, mas muito mesmo, sem Guerrero e Sheik. Ao mesmo tempo, é uma chance de ouro para outros jogadores, como Marcelo Cirino e Gabriel, mostrarem seu valor no elenco. O duelo com o Corinthians está marcado para as 16h (de Brasília) deste domingo, no Maracanã.

Ver comentários

  • A TORCIDA NÃO AGUENTA MAIS DE VÊ ESSE GABRIEL PELADEIRO JOGANDO NO FLAMENGO. ATAQUE PARA DOMINGO. PAULINHO CIRINO E EVERTON! GABRIEL NÃO!!!!!!!!!!!!!!

  • Nenhuma das duas alternativas.

    Eu acho q o ideal é entrar com 4.4.2 mas com a escalação: Cesar - Ayrton - Marcelo - Wallace - Jorge - Caceres - Jonas - Alan - Everton - Sheik - Cirino.

  • Ataque para domingo: Everton e Cirino. Time jogando no clássico 4-4-2 com a entrada de Alan Patric ou Maia. Aposentem Paulinho e Gabriel, por favor! Cáceres e Jonas não cabem no banco de reservas do Fla, pois demonstraram que jogam muito juntos.

Notícias recentes

  • Notícias

Jogo do Flamengo x Independiente del Valle passa na Globo?

Flamengo entra em campo nesta quinta-feira (10), pela ida das quartas de final da Libertadores…

10/09/2026
  • Notícias

Jogo ao vivo, escalações e mais: saiba tudo sobre Flamengo x Independiente del Valle

Flamengo e Independiente del Valle (EQU) disputam vaga nas semifinais da Libertadores O Flamengo se…

10/09/2026
  • Destaque

Jogos da Libertadores: Palmeiras sai vaiado de campo, Corinthians empata com Estudiantes

Dois jogos movimentaram as quartas de final da Copa Libertadores Mais dois brasileiros entraram em…

09/09/2026
  • Destaque

As primeiras palavras de Cebolinha, ex-Flamengo, como jogador do Santos: “Não tinha como recusar”

Everton Cebolinha é o novo reforço do Santos Anunciado nesta quarta-feira (09) como novo reforço…

09/09/2026
  • Destaque

Boto é sincero sobre convocações de jogadores do Flamengo para a Seleção: “Às vezes não é tão bom”

Samuel Lino e Pedro irão para o outro lado do mundo com a Seleção Brasileira…

09/09/2026
  • Destaque

Arrascaeta se aproxima de feito histórico no Flamengo e manda recado antes de jogo na Libertadores

Arrascaeta concedeu entrevista um dia antes de jogo contra o Independiente del Valle (EQU) Se…

09/09/2026