“MP é salvação do futebol brasileiro”, diz ministro do Esporte

Compartilhe

Fonte: GE

Em passagem pelo Acre, onde cumpriu agenda na noite de sexta-feira (3) e no sábado (4), em Rio Branco, capital do estado, o ministro do Esporte, Geroge Hilton, deixou clara a posição da pasta sobre a MP do Futebol, que trata da renegociação das dívidas dos clubes em troca das contrapartidas. O documento será votado na Câmara dos Deputados, na próxima terça-feira (7). O gestor considera o relatório a “salvação do futebol” e vê a aprovação do mesmo como uma questão de tempo.

– A MP do Futebol é a salvação do futebol brasileiro. Os clubes perceberam isso, o governo entendeu. Claro que existem alguns movimentos no sentido de tentar impedir, mas hoje a maioria da população brasileira tem, inclusive, influenciado os parlamentares da necessidade de aprová-la porque a partir daí se vai ter uma nova política de gestão desses clubes. Ou se enquadram, ou o futebol estará definitivamente comprometido – comentou.

George Hilton falou ainda sobre a expectativa para a participação do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. O país tem uma delegação de 500 atletas na competição, que será realizada a partir da sexta-feira (10) até 26 de julho.

– O Pan vai surpreender. Temos muitas expectativas em várias modalidades e, é claro, vai ser uma preparação importante para os jogos olímpicos aqui no Brasil, no próximo ano. É uma delegação recorde, só não maior que a do Pan do Rio, em 2007. Esperamos voltar com muitos títulos – declarou.

O ministro falou também sobre o atual momento da seleção brasileira. Segundo ele, é preciso investir na categoria de base para evitar que novas frustrações, como o 7 a 1 na Copa do Mundo e a eliminação precoce na Copa América deste ano, voltem a se repetir. Caso contrário, a torcida brasileira vai continuar carente de alegrias.

– Temos hoje a percepção que se não investirmos no futebol de base, vamos ter repetidas vezes essa frustração. Os atletas que são convocados para a seleção brasileira jogam lá fora (exterior) e muitas vezes com esquemas táticos diferentes daqueles que são praticados aqui pela nossa seleção. Portanto, investir nas categorias sub-17, sub-20, penso que parece ser um caminho para que tenhamos não só um grande celeiro de craques, mas para que consigamos fazer com que esses jogadores da base sejam convocados para o time principal – opinou.

Ele lembrou ainda a possibilidade da Seleção se transformar em patrimônio cultural, caso seja aprovada emenda sobre o tema, apresentada pelo relator, deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), na MP do Futebol.

– Claro que vai ter que passar pela aprovação dos deputados, mas, se aprovada, coloca a CBF, a partir de agora, em uma linha em que ela estará sujeita às ações do poder público, no caso de alguma investigação – destacou.

Abertura do 3º Copão Comunitário

O ministro George Hilton participou, durante a tarde, da abertura do 3º Copão Comunitário, maior competição de futebol amador do Acre. O torneio conta com a participação de 132 times de mais de 100 bairros, 3,4 mil atletas e 11 sedes. Para o gestor, o evento é uma iniciativa que pode servir de exemplo para outras cidades brasileiras.

– Isso é importante. Nós queremos interiorizar a prática esportiva e o futebol é nossa grande cultura esportiva. Apoiar eventos como esse é simular não só que nossos jovens tenham no esporte, um instrumento de inclusão social, mas também promover a integração nos bairros. Vejo nisso uma boa iniciativa para que outras capitais também copiem. Você fazer um evento que une os bairros, integra toda a cidade – finalizou.

George Hilton desembarcou na capital acreana na tarde de sexta-feira (3). À noite, participou de um jantar num hotel da cidade com autoridades e convidados. Na manhã do último sábado, assinou a ordem de serviço para a construção do Centro de Iniciação ao Esporte.

Notícias recentes

  • Destaque

Jogador do Del Valle prevê sucesso de Valencia no Flamengo: “Vai dar muita alegria para a torcida”

Anthony Valencia foi contratado pelo Flamengo recentemente Penúltimo reforço do Flamengo na temporada, Anthony Valencia…

11/09/2026
  • Destaque

Flamengo tem 2 jogadores na ‘seleção da rodada’ da Libertadores

Autores dos gols do Flamengo sobre o Del Valle (EQU), Léo Pereira e Bruno Henrique…

11/09/2026
  • Destaque

Arrascaeta quebra silêncio sobre ‘chilique’ de Samuel Lino em jogo do Flamengo

Samuel Lino reclamou de Arrascaeta em jogo recente do Flamengo por não ter recebido passe…

11/09/2026
  • Destaque

Seleção Brasileira Sub-20 convoca 2 jogadores do Flamengo para jogos na Espanha

Léo Nannetti e João Victor estão na lista de Paulo Victor para três compromissos durante…

11/09/2026
  • Notícias

Léo Pereira critica Conmebol após jogo do Flamengo x Independiente del Valle na Libertadores

Léo Pereira concedeu entrevista após a vitória sobre o Del Valle (EQU) O Flamengo venceu…

11/09/2026
  • Destaque

Transmissão da ESPN Argentina “surta” com gol do Flamengo sobre o Independiente del Valle

Comentaristas destacaram o protagonismo brasileiro nas quartas de final e cravaram quatro brasileiros nas semifinais…

11/09/2026