O retrato da teimosia

Fonte: República Paz e Amor

Vi Goiás x Flamengo pelo PFC. Um pouco antes de começar o jogo, o repórter Guido Nunes perguntou a Cristóvão o porquê da opção pelos três volantes. Fugindo à sua habitual tranquilidade, nosso treinador não disfarçou o incômodo e começou a responder com uma frase que denotava impaciência: “Eu não sei se explico agora ou se vou guardar isso pra ficar explicando até dezembro.” E prosseguiu, garantindo que não importava se a escalação tinha dois, três ou quatro volantes, mas sim que o time se mostrasse equilibrado e eficiente.

Não há nada de errado com a teoria, não fosse a constatação de que ela vem sendo desmentida na prática, semanalmente, desde que ele a abraçou. Entrando com Cáceres, Jonas e Canteros, ou Cáceres, Márcio Araújo e Canteros, ou ainda Jonas, Márcio Araújo e Canteros, o Flamengo até conseguiu vencer uma ou duas vezes, mas não convenceu. A exceção que confirma a regra foi a vitória sobre o Inter, em que devemos levar em conta que – como escrevi no post anterior – o time gaúcho dava toda a pinta de estar pouco se lixando para a partida, e pensando somente na semifinal da Libertadores.

Não existe a fórmula única para se armar um bom time. Ele pode ser montado com dois ou três atacantes, laterais que apoiam ou que só defendem, ter como meta a posse de bola ou apostar no contra-ataque, tudo depende da característica dos jogadores e das convicções táticas do técnico. O maior problema costuma acontecer quando o treinador insiste em um estilo de jogo ao qual os caras de que ele dispõe não se adaptam. Não há santo que dê jeito.

Está difícil entender qual é a do Cristóvão. Continuo a ter grande simpatia por ele, sobretudo porque ninguém aguenta mais a prepotência e o ar professoral de semianalfabetos metidos a gênios do esporte – grupo do qual, definitivamente, Cristóvão não faz parte. Mas a falta de autocrítica para admitir o que está tão evidente não é normal em pessoas sensatas e inteligentes.

Um pouco depois da derrota da seleção brasileira para a alemã por sete a um, li na edição digital do jornal Extra uma boa entrevista de Cristóvão à jornalista Marluci Martins. Ele treinava, então, o Fluminense, e na matéria se declarava admirador de Guardiola, Mourinho, Bielsa, Sampaoli e Ancelotti, além de pregar “o resgate do futebol brasileiro e a valorização da qualidade técnica”. O Flu fazia um ótimo início de Brasileirão e acabara de vencer o América de Natal por três a zero, fora de casa, pela Copa do Brasil. No entanto, na partida de volta perderia para o mesmo América por cinco a dois, no Maraca, sendo eliminado da competição. A partir dessa derrota o time não encontrou mais seu jogo, e acabou o ano de um jeito meio chocho. Porém, pelo menos em tese, naquela reportagem Cristóvão demonstrava conhecimento, bom senso e vontade de evoluir.

Dessas três louváveis qualidades, uma não tem dado as caras no trabalho de Cristóvão à frente do Flamengo: o bom senso, que ele aparenta ter trocado por uma perigosa teimosia.

Ontem entramos mais uma vez com três volantes, e o que vimos foi um primeiro tempo lamentável, do qual só não saímos com dois ou três gols na sacola devido à inspirada atuação do goleiro César. Lateral-direita transformada em avenida, zagueiros de área o tempo todo no mano a mano com os atacantes adversários, meio-campo sem acertar um passe e, que eu me lembre, apenas um chute a gol, de longe e sem perigo, de Guerrero. Lá pelos 35 minutos, minha filha mandou mensagem pelo whats app perguntando como tinha sido o encontro da Confraria no dia anterior. Respondi: olha, filha, foi muito mais divertido do que esse joguinho aí, que tá triste. E ela: tá triste mesmo, César tá cortando um dobrado. Ou seja, a escalação montada para trazer equilíbrio e eficiência resultava em equilíbrio zero e eficiência nenhuma.

Uma das minhas suspeitas é de que, muito mais do que acreditar piamente em seu sistema com três volantes, Cristóvão não confia nos seus meias. Não lhe tiro a razão nos casos de Arthur Maia e Almir, mas por que não deixar Alan Patrick sair jogando? É um cara frio, que perde bolinhas bobas por excesso de preciosismo e não coopera na marcação, só que tem bom passe e descortino, o que é suficiente para transformá-lo em raridade entre nossas opções para o meio-campo. Tal e qual Cristóvão, a magnética também não se empolga com Alan Patrick – o que explica a enorme esperança que estamos depositando em um cara que nunca vimos jogar –, mas com o que tínhamos à disposição para mandar a campo contra o Goiás, Alan Patrick deveria ser escalado.

Era muito importante ganhar, e ganhamos. Domingo que vem, contra o Santos, o time deverá ter mais confiança, vibração e qualidade com o retorno de Emerson. E, se o gol de ontem for capaz de dar uma certa moral a Marcelo Cirino, talvez Cristóvão se sensibilize e repita a arrumação que funcionou contra o Grêmio. Mas não convém tapar o sol com a peneira: fizemos um primeiro tempo de doer, demos muita chance ao azar, melhoramos um pouco com as substituições no intervalo e, claro, tivemos sorte no lance da bola na trave – embora isso ocorra ora a favor, ora contra, faz parte do jogo.

Precisamos compreender que, para ser técnico de futebol num país em que os duzentos milhões de habitantes sabem tudo do assunto, o sujeito precisa ter personalidade e focar no que acredita. Mas um pouco de flexibilidade não faz mal a ninguém. Em vez de se impacientar com a insistência dos repórteres, não custa a Cristóvão fazer uma reflexão e se perguntar se a sua teimosia não está potencializando as reconhecidas deficiências de alguns dos nossos jogadores.

De certa forma, vale para Cristóvão uma crítica semelhante à que costuma ser feita à nossa diretoria. No caso dela, não se trata de ter ou não dinheiro, mas de gastar da melhor maneira possível o pouco dinheiro que existe. No caso dele, não se trata de ter ou não um bom elenco, mas de escalar o que há de melhor dentro do elenco que se tem.

………

PS: A vitória de ontem e o post de hoje são dedicados ao 6º Grande Encontro da Confraria Rubro-Negra do Urublog na República Paz & Amor. Só gente bacana e fechada com o certo, num evento cuidadosamente organizado pelo presidente Lúcifer e enriquecido pela presença do grande Bill Duba, recém-chegado de uma cidade vizinha dos Estados Unidos chamada Miami. Após seis horas de altíssimo astral, o encontro foi encerrado com o hino rubro-negro cruzando a divisa Leblon-Gávea às duas e meia da madruga e Bill Duba num estado de sobriedade admirável. Aliás, com todo o respeito a Bill e seu cunhado Edvan, cumpre registrar que, além da Nivinha, passamos a contar com mais uma musa: Elbinha, um show de beleza e simpatia. O lema agora é esse: “Rumo ao Hepta e Rumo ao Sétimo”.

Jorge Murtinho

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Time do Mengão

    Goleiro - Paulo Vitor, titular indiscutível , César se saiu bem , mas ainda precisa amadurecer.

    L.Direito - Luís Antônio, Mlehor até agora atuando nessa posição,pará e esforçado mas sua técnica deixa a desejar,ayrton, está fora de forma...

    Zagueiro - Marcelo, está jogando bem ,está confiante é preciso mante-ló.

    Zagueiro - Samir , O melhor Q temos.

    L.Esquerda - Jorge, Joga muito,titular indiscutível.

    armero,reserva.

    Volante - Jonas,raça,tem bom passe e rápido,obs: melhor Q caceres.

    Volante - Canteros , não passa por um grande momento,mas é o melhor voltante Q temos e sua técnica e refinadíssima,presica entrar mas focado e vamos apoiar até ele adquirir seu melhor futebol, Obs: reserva de canteros tem Q ser Luís antonio,Marcio araujo não dá.

    Meio Campo - Everton , está jogando bem,precisa só melhorar o passe,mas é titular.reserva dele poderia ser matheus sávio ou jajá.

    Meio campo - Ederson , Chegou para ser o 10, espero Q já começe bem e o mengão volte a jogar bonito. reserva dele pode ser alan patrick ou Jajá.

    ataque - Emerson,Capitão do time,racudo,técnico e vencedor,titular , reserva dele marcelo cirino.

    ataque - Guerrero , Sem comentários, um dos melhores centroavantes do mundo,reserva dele tem Q ser Douglas Baggio,vamos dar mais oprtunidade a base,esse nuleque joga muito.

    • Saudações Janilton

      PV - indiscutível mesmo

      L Dir - L Antonio, porque não aproveitaram a determinação que ele mostrou em se tornar um Lateral eficiente ?? Ele é o melhor para a posição

      Zagueiros - O Marcelo se entende melhor com o Wallace do que com o Samir

      L Esq - Jorge absoluto

      1º Volante - Jonas (jovem, raçudo, rapido, bom passe)

      2º Volante - Canteros ou um Meia como o Arthur Maia fazendo a transição, pois é rápido, tem bom passe, inteligente, raçudo

      Meia - Ederson (A Patrick)

      Meia - Everton

      Ataque - Sheik

      Ataque - Guerrero

      Com relação aos reservas que mencionou estão ótimos, só acrescentaria o Matheus Sávio

      SRN

    • Discordo quando diz que PV é titular indiscutível. P mim é o Cesar e mais 10, mesmo quando ele ainda era reserva do PV.

      No lugar do Canteiros tem que colocar A. Patrick(no momento esta sendo mais efetivo ao time).
      Fico na dúvida entre Everton e Cirino(ambos demoram p caralho p fazer gol e são garçons muito bons).

      No resto eu concordo.

      PS- tenho 51 anos de Fla, sou carioca e curti aquele timaço do Zico ao vivo e foi com aquele time que aprendi o que realmente é um time bom. SRN

  • Belo comentário Jorge Murtinho ! Só discordo em colocar no mesmo saco Artur Maia e Almir... Artur Maia já demonstrou que pode evoluir ...tem de onde tirar ...já o Almir é uma lesma do mesmo saco que o Ganso...".sensato e inteligente "... Até agora ele não demonstrou fazer parte dessa turma. E sim da turma dos jumentos....talvez esse Cristóvão que gostava de futebol bonito tal os times de Guardiola.. Sampaoli etc... Tenha sido abduzido antes do jogo contra o América..no Maracanã e em seu lugar os ETs deixaram essa mistura de jumento com toupeira.... Só pde ser isso.

  • Muleke!!!Que texto foda!!!!A parte que esse jumento falou que se inspirava em Guardiola, Ancelotti e Sampaoli e que pregava “o resgate do futebol brasileiro e a valorização da qualidade técnica”, mostra realmente que esse senhor está perdido, quase que como um falso profeta!!!!!

Notícias recentes

Flamengo acerta 4 contratações para 2025

Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…

15/11/2024

Filipe Luís abre o jogo sobre futuro no Flamengo: “Se não ganhar a próxima partida, não estarei aqui”

Flamengo ainda tem cinco jogos a cumprir no Brasileirão O Flamengo empatou em 0 a…

15/11/2024

Landim garante que Flamengo vai contratar atacante para substituir Gabigol

Flamengo terá três janelas de transferências em 2025 Gabigol está de malas prontas para sair…

15/11/2024

Notícias do Flamengo hoje: Bruno Henrique suspenso, saída de De La Cruz e reviravolta de Gabigol

Programa no YouTube do Coluna do Fla começa às 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira…

15/11/2024

De La Cruz esclarece sobre possível saída do Flamengo

De La Cruz tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2028 O nome de…

15/11/2024

Veja as chances do Flamengo conquistar título do Brasileirão após empate contra Atlético-MG

Flamengo ainda tem chances matemáticas de título no Brasileirão O Flamengo ficou apenas no empate…

15/11/2024