Fonte: O Globo
Nem adianta procurar no dicionário. Caô não é uma palavra formal. Nasceu e sobrevive nas ruas, como uma típica gíria carioca. Dependendo do contexto, pode indicar confusão, dificuldade, preocupação. Qualquer que seja o significado, para a torcida do Flamengo tudo isso terminou desde que Paolo Guerrero chegou, há 19 dias. Contratação mais badalada da atual administração do clube, o atacante peruano tem correspondido até às expectativas mais otimistas: fez gol, sempre com toques de primeira, nos três jogos que disputou até agora, todos vencidos pelo rubro-negro. Sequência que a torcida espera ver mantida hoje, às 16h, contra o Goiás, no Serra Dourada.
Com tatuagens espalhadas pelos braços, mãos, nuca e pescoço, corte de cabelo estiloso e namorada modelo — a também peruana Alondra Garcia Miró, de 23 anos —, Guerrero compõe à risca o estereótipo do boleiro popstar. Ao contrário do que a imagem indica, porém, o jogador de 31 anos e 1,85m, que deixou as divisões de base do Alianza Lima aos 18 para jogar no Bayern de Munique — depois defendeu o também alemão Hamburgo e aportou no Brasil para ser campeão mundial pelo Corinthians, em 2012 — nem parece a principal estrela do clube mais popular do país, que só nesta década já teve como referências em campo Adriano e Ronaldinho Gaúcho. A começar pelas primeiras características que todos no Flamengo identificaram no craque: timidez e comprometimento.
— Não o conhecia antes, e ele me parece uma pessoa tímida. O que me chamou bastante a atenção é como ele é concentrado em tudo o que faz, como se cobra, e isso é bastante interessante. O ídolo é referência o tempo inteiro, e uma referência assim, positiva, é importante em um lugar como o Flamengo, que tem muitos jovens. Com esse comportamento, ele acrescenta bastante a todos nós — destaca o técnico rubro-negro, Cristóvão Borges.
Diferença entre Rio e São Paulo
Campeão mundial com Guerrero no Corinthians, o zagueiro Wallace, capitão do Flamengo, tem sido um dos jogadores mais próximos do peruano neste começo, reatando uma amizade dos tempos do Parque São Jorge.
— Guerrero era um dos caras com quem eu mais andava no Corinthians. Sempre foi calado, não é de falar muito, mas quem convive com ele sabe que é um cara muito simples — diz Wallace.
Na primeira entrevista coletiva após o início empolgante na equipe, Guerrero confirmou a impressão dos colegas:
— Fora de campo, sou uma pessoa tímida, demoro muito a me entrosar. Sou até um pouco inseguro, me custa entrar no grupo. Mas meus companheiros estão facilitando a adaptação.
Acostumar-se ao novo lar não deverá ser difícil para Guerrero, que mesmo ainda jogando no Corinthians já possuía um apartamento no Rio, na Praia da Barra, a cerca de 20 minutos do Ninho do Urubu. Em pouco tempo na cidade, já sentiu a diferença em relação a São Paulo: “O carioca é completamente diferente, para todo lado que eu vou me tratam com carinho. Em São Paulo, não me davam tanta bola”, comentou o jogador a um interlocutor com trânsito livre no CT rubro-negro.
Sem medo de paparazzo
Também já parece adaptado à vida de celebridade. Clicado por um paparazzo quando fazia compras com Alondra no Village Mall, shopping dos bacanas na Barra, continuou o passeio sem se incomodar. Deu autógrafos, tirou fotos com torcedores e trocou carinhos apaixonados com a namorada. Três dias depois, o casal voltou ao local para jantar e reencontrou o fotógrafo. Acostumado a reações furiosas dos famosos, de narizes torcidos a ameaças de agressão, o profissional se surpreendeu com Guerrero: com um simples aceno de cabeça, o jogador indicou que está preparado para lidar com o preço da fama.
José Paolo Guerrero Gonzalez nasceu no dia 1º de janeiro de 1984, em Lima. Com 25 gols marcados em 11 anos na seleção do Peru, está a apenas um de igualar o maior artilheiro da equipe nacional, o ídolo dos anos 70 Teófilo Cubillas. Guerrero foi o artilheiro das duas últimas edições da Copa América: Argentina-2011 (cinco gols) e Chile-2015 (quatro, ao lado do chileno Eduardo Vargas), esta já sob os olhares atentos da torcida do Flamengo.
Cinco dias depois de ajudar o Peru a conquistar o terceiro lugar no torneio, Guerrero estreou pelo rubro-negro, com um gol e passe para outro na vitória por 2 a 1 sobre o Inter. Para estar em campo, cumpriu uma verdadeira maratona: despediu-se da Copa América na sexta-feira, 3 de julho, teve dois dias de folga em Lima, chegou ao Rio na madrugada de terça, treinou de manhã e foi apresentado oficialmente em seguida, antes de embarcar para Porto Alegre, à tarde, para jogar na quarta.
Depois de marcar na estreia e de fechar o placar nos 2 a 0 sobre o Náutico, fora, pela Copa do Brasil, garantiu a festa de 51 mil torcedores em seu primeiro jogo pelo Flamengo no Maracanã: 1 a 0 no Grêmio, ao som do funk entoado na arquibancada, “Acabou o caô, o Guerrero chegou”. Fã de pagode e sertanejo, o peruano admitiu que nunca tinha ouvido esse tal de caô, mas achou “engraçada” a homenagem da torcida. Difícil é fazê-lo repetir a música. O sotaque atrapalha, e sai algo como “Acabou o cão”. Mais fácil, pelo jeito, é balançar as redes adversárias e deixar a torcida fazer sua parte.
O importante para os rubro-negros, que amargaram a zona de rebaixamento no início do Brasileiro e agora já sonham até com o G-4, é que o caô não volte mais. Foi para garantir isso que Guerrero chegou.
Goiás x Flamengo
Goiás: Renan, Gimenez, Fred, Felipe Macedo e Diogo Barbosa; Rodrigo, Patrick (Liniker), David e Felipe Menezes; Murilo e Bruno Henrique.
Flamengo: César, Ayrton, Marcelo, Samir (César Martins) e Jorge; Cáceres, Canteros e Arthur Maia (Márcio Araújo); Marcelo Cirino, Guerrero e Éverton.
Juiz: Heber Roberto Lopes (Fifa-SC).
Local: Serra Dourada.
Horário: 16h.
Transmissão: Rede Globo, Band e Premiere.
Três atacantes voltam a ficar à disposição de Filipe Luís O Flamengo tem retornos de…
Flamengo encara o Fortaleza nesta terça-feira (26), na Arena Castelão O Flamengo finalizou a preparação…
Vini Jr. tem problema muscular e vai ser ausência no Real Madrid (ESP) por até…
Cucho Hernández tem contrato com o Columbus Crew (EUA) até dezembro de 2025 Com o…
Flamengo não nega abrir negociações caso chegue proposta com altos valores por Fabrício Bruno O…
Estudo projeta receita total de novo estádio 2x maior que a do Maracanã O Flamengo…