Quem aqui vos fala é um mero colunista, que nunca chegou às portas de um clube como profissional tático, mas que consegue, como vários torcedores-treinadores, apontar os mais diversos erros e problemas que incorrem no sistema de jogo do nosso Flamengo. E é por falar em problema que volto minha atenção, invariavelmente, à zaga rubro-negra. O mau momento técnico de nossos quatro defensores tem sua grande parcela de culpa, as orientações e treinamentos táticos – que cabem ao treinador – também, mas o meu enfoque, meu espanto e minha total desaprovação tem um endereço específico: o nosso capitão, Wallace.
O primeiro ponto que me aflige é que a queda de produção vertiginosa da zaga coincidiu com o momento em que a braçadeira de capitão foi parar com o intelectual. Em um primeiro momento, logo se atribui esse fato ao acaso, afinal todos os zagueiros passaram a jogar mal harmoniosamente. Mas a história não caminha assim tão desimpedida, pois com a saída de Léo Moura, perdemos todas as referências possíveis na zaga – menos uma. Wallace se tornou o único jogador com experiência, liderança e respeito do setor. Virou capitão, certamente com o consentimento dos “líderes” do elenco, e passou a exercer papel ainda mais central no estilo de jogo dos demais zagueiros, todos mais jovens e de pouca experiência.
Mesmo com Luxemburgo, o estilo de jogo da zaga mudou quando Léo Moura saiu, e o mesmo estilo permaneceu com Cristóvão, o que me faz dar ainda mais importância ao novo capitão. Se vocês repararem bem aos jogos do Flamengo, perceberão que os zagueiros do Flamengo tomam frequentemente a iniciativa de recuar a bola para a lateral, quando se sentem ameaçados. Nem chutão pra frente, nem recuo para o goleiro e nem uma bica nas pernas do adversário – eles recuam para a lateral, infantilmente. Calmamente, observei e concluí esse raciocínio justamente após ter visto todos os nossos quatro zagueiros fazerem o mesmo no decorrer dos últimos meses. Se o nosso capitão o faz, é óbvio que os outros três zagueiros de menor idade e pouca experiência farão o mesmo, se é que já não são aconselhados a tal. Recuar a bola para a lateral é uma vergonha para qualquer jogador profissional do Flamengo que, além de dar um lateral para o adversário em nosso campo defensivo, passa toda a insegurança que se é possível passar.
Outro aspecto que ocorre desde a saída de Léo Moura é a falta de coordenação da zaga. Samir, Wallace e Marcelo se conhecem há tempos, e formaram zagas de razoável qualidade nas últimas temporadas. Como, de repente, erram posicionamento, se desentendem e falham como se não houvesse entrosamento entre eles? Não é dizer que Léo Moura era o responsável pelo posicionamento da zaga, mas sim questionar qual o papel que o capitão tem sobre o posicionamento de seus companheiros menos experientes.
Por fim, Wallace já perdeu o respeito perante a torcida, e isso não se deu pelo péssimo momento em campo. Nosso amante da leitura busca defender o indefensável e finge não compreender a pressão de se jogar no maior clube do Brasil. Teve a ingenuidade de levar à imprensa a inveja de Guerrero, ao insinuar que a torcida só estava comparecendo em função do peruano, conseguindo causar, ao mesmo tempo, ira da torcida e uma saia-justa com o novo companheiro. E, mais recentemente, faz a façanha de ser expulso infantilmente no maior clássico, em um jogo de mata-mata, para ainda jogar a braçadeira no chão e sair “com raivinha”.
Não lamento por um ídolo/craque perdido, Wallace nunca foi um grande zagueiro e o encaro muito mais como um jogador mediano que teve bons momentos nas últimas temporadas do que como um zagueiro de qualidade que vive uma fase ruim. Também não podemos culpá-lo pelos gols reversos de Samir, pelo começo desastroso de César Martins e pela afobação rotineira de Marcelo. Mas os fatos tem que ser expostos, e a braçadeira de capitão do Flamengo deve ser portada por alguém que faça por merecer, tanto dentro quanto fora de campo. Independentemente do momento, nunca vimos um Fábio Luciano sucumbir às críticas e, pelo contrário, vimos como o jogo de Ronaldo Angelim só chegou ao ápice ao seu lado. Esse é o modelo de um zagueiro ideal, que não só passa respeito por sua postura, mas que também consegue tirar o melhor de seus companheiros. Wallace, infelizmente, não é o mais indicado para tal.
Rodrigo Coli
rodrigo.coli@colunadofla.com
Pela raça e entrega durante todo o jogo, essa braçadeira deveria ir para o Sheik, ou entao para o Paulo Vitor que eh um exemplo pra qualquer profissional dentro e fora de campo.
Temos pessoas capacitadas para serem "o" capitao que o Fla merece, so falta querer.
Se Oswaldo escalar Walace domingo , depois do que esse bin laden fez, ele irá começar errado por dois motivos, um que não merece nem mais vestir a camisa do Flamengo, outro é deixar de testar a zaga que irá jogar contra o vice da gama na quarta-feira. Caso isso aconteça devemos realizar campanha para deixarmos de ser sócio torcedor por pura falta de respeito com a Instituição Flamengo!!!! Vamos pressionar nas redes sociais a diretoria e o técnico do Flamengo, demonstrando nossa força!!!
Concordo que devemos cobrar… Mais essa historia de " se não fizer isso cancelo meu ST " parece coisa de criança do ensino fundamental. Cancelar o ST não ajudar em nada a derrubar técnico, mudar escalação, tirar o Wallace… Podemos buscar outras formas de protestar, sem cancelar o ST.
Perfeito Wagner!!
Fundamentalmente pelo fato de entrosar a zaga da próxima quarta feira.
E de fato, Wallace não tem mais capacidade de vestir o Manto Sagrado. Antes por questões técnicas, depois por falta de liderança e agora por falta de moral!!
Atitude de jogador amador jogar a braçadeira no chão.
SRN!!
E impossível não ter um zagueiro se destacando na série b que possa ocupar o lugar desse inseto aí, bicho fraco, era 3° zagueiro no corintias pra ser titular e capitão bo flamengo, as vezes sinto vergonha do flamengo.
O Risco de ser vaiado é muito grande.
Oswaldo ja chegou dando moral a ele, dizendo q sera titular e capitao..pqp..ja chegou com a perna esquerda. Aguardemos!
Erro maior jogar a abracadeira no chao wallace quero voce fora do flamengo que saudade do angelim esse sim tinha respeito no manto sagradora
Bin laden não respeito o Flamengo !!!
Por que ele ache intocável??
Capitão jogar a braçadeira no chão!!!!
Parece uma criança!!!!
-Invejas e ciúmes do guerreiro
-joga braçadeira no chão
-sempre deixando os parceiros sobrecarregado !!!!
– leva cartão vermelho de bobeira, maneira infantil
-lento e não tem a técnica
Manda esse criança jogo no qatar !!!
Parabéns ! Falou-se perfeito!!!!!
Wallace não é jogador para Flamengo !!!
Manda o bin laden para o Qatar !!!!!
Se a diretoria ache ele tão bom pq não vende ele para o qatar??????
#forawallace !!!
O Fla finalmente tem volume de jogo no ataque. Coisa que demorou muito p acontecer. O problema agora é que nenhum de nossos zagueiros(reservas ou titulares incluindo Samir) são bons. O menos ruim na minha opinião é o Marcelo que por sinal não teve culpa no gol contra o vascocô embora tenha tentado bloquear o chute. Foi o Pará que estava na marcação ao Jorge Henrique e justamente na hora do gol deixou de acompanha-lo. Precisamos de novos zagueiros(deixando Marcelo na reserva), um lateral direito comprovadamente bom( que saiba defender, atacar e cruzar bem) e um substituto para o Canteros(esse foi um erro de contratação se comparado a um Elias)Precisamos e um volante que quando vá ao ataque, o faça realmente com eficiência, como Elias. SRN
Querem parar o rodízio de técnicos no Fla? Mandem Wallace p PQP
Bin laden não respeito o Flamengo !!!
Por que ele ache intocável??
Capitão jogar a braçadeira no chão!!!!
Parece uma criança!!!!
-Invejas e ciúmes do guerreiro
-joga braçadeira no chão
-sempre deixando os parceiros sobrecarregado !!!!
– leva cartão vermelho de bobeira, maneira infantil
-lento e não tem a técnica
Manda esse criança jogo no qatar !!!!!