Cristóvão afirma que o Flamengo mostrou jogo ‘mais maduro’

Treinador elogia postura da equipe na vitória

Depois da vitória conquistada sobre o Atlético-PR, por 3 a 2, na noite desta quarta-feira (12.08), no Maracanã, o técnico Cristóvão Borges conversou com a imprensa. Na entrevista, elogiou a postura da equipe, exaltou a força do elenco, que chegou à vitória mesmo com muitos desfalques de atletas contundidos ou suspensos, e comentou atuações individuais.

Confira os principais trechos da coletiva:

Estilo de jogo
– A equipe está confirmando que tem uma melhora. Estamos jogando melhor, os resultados nem todos são satisfatórios, mas a equipe tem emitido uma qualidade de jogo boa e interessante. Tem potencial, temos muito para cescer e eles (atletas) estão correspondendo. Já nao é a primeira, há algumas partidas já vêm jogando bem. Temos sido superiores a nossos adversários e isto é animador, mostramos um jogo mais maduro. Precisamos ainda ter um controle melhor da partida, mas nas últimas fomos melhores que nossos adversarios.

Ederson
– O Ederson jogou muito bem, principalmente dentro daquilo que nós tínhamos planejado, a maneira da gente jogar, à frente com o Emerson, foi treinada e cumprida. Foi um comprometimento muito grande com aquilo que está determinado. Ele se movimentou bem, teve tranquilidade, ajudou bastante. Vem de pré-temporada, não está no melhor da forma, mas foi muito bem, ficamos muito felizes.

Kayke
– O objetivo é que tivesse continuidade, prendendo a bola na frente. Foi bem também.

Pará
– Acho que foi a melhor partida dele desde que estou aqui. O que acontece é que no começo do trabalho, nosso jogo estava desequilibrado, estávamos buscando este equilibrio. Quando se consegue, que é o que conseguimos nas últimas partidas, facilita o crescimento de todos. No momento de desequilibrio, oscilações em resultados, não conseguíamos manter uma regularidade, e alguns sofreram mais do que outros, a gente jogava bem, mas aí perdia… A equipe está melhorando e temos visto o crescimento de muitos jogadores.

Bolas paradas
– Preocupa a forma de tomar gols em bolas paradas. Nas últimas partidas (Santos e Ponte Preta), conquistamos apenas um ponto de seis por causa disso. É uma preocupação e estamos treinando para corrigir isto. Treinamos isto esta semana, vimos videos, mas mesmo assim tomamos os gols. Mas eles estão conscientes, conversamos lá dentro, no vestiário, e precisamos melhorar neste aspecto.

Elenco
– Guerrero é um jogador decisivo, goleador, experiente e mostra isso, tem decidido jogos pra gente, mas a equipe, hoje, tem um grupo com opções para suprir a ausência de qualquer jogador. Estamos adquirindo um nível que independentemente de quem vá para campo, a equipe se mantém. Este é nosso desejo e desta forma vamos chegar onde queremos. Quando acontecerem as trocas, a gente poder jogar e manter um bom nivel de jogo. Quando cheguei aqui, tínhamos dificuldades pois tínhamos poucas opções, e a gente se qualificou, aumentou o grupo. Vamos usar as melhores opções para que a equipe possa jogar bem, seja forte e contundente como nos ultimos jogos.

Mudanças táticas
– A equipe do Atlético-PR tem dois volantes que distribuem bem o jogo, organizam. Hoje não fizeram isso pois começamos por aí para inibir a equipe deles. O Ederson e o Alan Patrick estavam incumbidos de fazer esta marcação. O Márcio Araújo, como marca bem e é um jogador com dinâmica alta, assim como o Éverton, foram escalados tanto para  fechar quanto abrir o jogo, dependendo do lado em que a bola estivesse. Segurei o Canteros, que tem bom passe. E funcionou.

Pressão
– Estamos jogando bem há algumas partidas, mas esta foi a que nós ganhamos. Então vai falar-se dessa, as que não ganhamos valem pouco. Para nós não, para nós as outras também são muito importantes. É assim que se analisa futebol. Estamos precisando, e futebol tem que ganhar, para subir na tabela, para brigar em cima… Nas últimas partidas não conseguimos, mas hoje saímos com a vitória. Claro que melhora o clima e as análises são mais favoráveis.

Fonte: Site oficial do Flamengo

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Pois é!! Cristóvão!!! Dessa vez não vou te cornetar pq vi q o time jogou muito melhor mesmo!!e acredito q dessa vez houve sim o dedo do treinador!! Foi muito interessante colocar o Alan Patrick um pouco recuado marcando os volantes só cap...(confesso q NA hora eu achei um absurdo!!) ..ficou claro q Patrick pode jogar junto com ederson, e assim abdicar de vez dos três volantes!!! E tbm ficou claro q Wallace e Cezar Martins não servem pra ser titulares!!!acho q o maluco do Marcelo tava vindo melhor...
    No mais o time do meio de campo pra frente foi ótimo... O sheik foi fantástico!!!
    Agora essa zaga!!!!hmm sei lá,.. Quase entregaram o jogo pros caras de novo!!!!
    O segundo ponto alto da noite foi ver o VASQUINHO perder pró santos e ficar na lanterna!!!kkkkkk
    SRN !!!!!/

  • Finalmente o Cristóvão aprendeu a não ser medroso e recuar o time no segundo tempo pra ficar tomando sufoco. Foi realmente uma sacada muito boa deslocar o Alan Patrick como volante para distribuir melhor o jogo e o Canteros hoje jogou bem de primeiro volante, dando dinâmica na saída de bola. Acho muito difícil, mas seria interessante ver um meio com Canteros, Alan Patrick, Ederson e Éverton. No mais a zaga foi péssima novamente hoje, perdendo jogadas aéreas na defesa, subindo sem necessidade ao ataque, principalmente o Wallace para variar. Espero uma sequência melhor do Samir e talvez a entrada de Marcelo possa melhorar. É esperar pelo jogo contra o Palmeiras para ver se o Cristóvão vai ser corajoso o suficiente para manter o time mais técnico e ofensivo.

      • kkkkkk só acredito vendo o próximo jogo Wallace machucado Canteiros machucado não teve como ele.colocar o Gabriel vamos ver.no próximo jogo

  • Ponto, ponto pra ti CB, foi visível para qual quer um ver e perceber queo time esta sendo treinado, digo logo fui uns que vos criticou intensamente vejo que nao tinha ovo para forma uma omelete , enfim volta com o Marcelo que e mais seguro no alto , fora eallace

    • marcelo? esse cara nao deveria nem ser profissional do futebol..nem chutão sabe fazer..

  • Jogamos bem e domingo, se Deus quiser, atuaremos melhor ainda. Valeu Cristóvão, agora é manter o Samir e colocar o Marcelo, treinar bola parada e dar continuidade ao time do primeiro tempo, mais o Gringo. Foi lindo ver novamente a torcida descendo a rampa do maraca cantando feliz na saída. Valeu!

      • Saudações Madpiercing,
        não sou contra o Cesar M, mas o Marcelo mesmo sendo atabalhoado joga com muita raça e ganha a maioria das bolas aéreas, se entrega no campo. O Cesar tem qualidade, mas precisa treinar mais. O Rondinelli não tinha muita técnica (até ele reconhecia) mas era o Deus da RAÇA, e resolvia. No momento eu confiaria mais na dupla Marcelo e Samir, e entregaria a braçadeira de capitão ao Sheik.
        SRN

        • cara, Marcelo nao ganha bola nenhuma..nem aerea e nem no chão..unica coisa que ele tem é raça..mas não deveria nem ser profissional..nao vi Rondinelli jogar...mas vi Charles Guerreiro que tb era conhecido mais pela sua raça..mas era muito superior tecnicamente que o Marcelo...o Marcelo me lembra o Odvan que foi do Vasco.

        • Penso da mesma fôrma ..i Marcelo era afobado...pra min seria o novo Welintom... Mais verdade seja dita quando entrou no time jogou muito bem ...isso é fato...era pra continuar como titular... Pra min joga quem está melhor...minha zaga..também seria Samir e Marcelo !

    • Saudações amigo Elvis,
      realmente ontem ele teve mérito pela armação da equipe e manutenção da proposta de jogo, com exceção ao Kayke que pareceu um pouco perdido, talvez por estar acostumado a jogar isolado na frente, mas com sequência de atuações e orientação do Guerrero, ele deverá crescer muito.
      Muito boa impressão do nosso camisa 10 (bom falar, finalmente), jogou com disposição, sem medo de arriscar, boa técnica e obediência tática, a esperança é REAL!!!
      Concordo plenamente sobre a defesa, e em relação ao Canto ao descer a rampa, É MUITO BOM PODER OUVIR E VER O SORRISO ESTAMPADO NO ROSTO DE CADA UM. Já fazia um tempo que não presenciava essa emoção com ar de convicção de uma verdadeira e convincente vitória.
      SRN

  • Respostas muito lúcidas. Nos últimos jogos o Flamengo merecia ter vencido, mostrou um volume de jogo que nem no Carioca (campeonato de nível técnico bem inferior) conseguiu mostrar. Falta corrigir a bola parada defensiva, mas é nítida a melhora. Na organização tática do time, inclusive. Mas nem adianta falar disso quando se perde ou empata, o resultado acaba falando mais alto.

    • Verdade. As pessoas focam muito no resultado, mas não se monta um time de futebol da noite pro dia. É preciso tempo e continuidade. O time ainda vai oscilar, perder jogos fáceis e ter atuações ruins. É normal. Camila, acho que deveriam te convidar para escrever colunas aqui no site. Você escreve bem, expressa sua opinião de forma clara e apresenta argumentos que sustentam sua ideia. Além disso, sua visão de futebol é bem interessante. SRN.

      • O resultado nos últimos jogos foi culpa do CB SIM! mexeu mal, insistia com 3 volantes, insistia em tirar Alan Patrick pra colocar Gabriel e LA. ainda insiste com Wallace de 4ºzagueiro, Samir tem que entrar no time e Wallace que dispute posição com César ou Marcelo, Se não tivesse feito cagada contra o Santos e Ponte estaríamos lá em cima da tabela em 7º lugar, ninguém tá diz que o time é pior do que o anterior com LUXA, os questionamentos são as escalações e mexidas do CB, primeira vez não fez cagada, agora que o FLA venceu, tá cheio de defensor do CB, vamos com calma! primeira vez que ele jogou com 2 volantes, não tirou AP, não colocou Gabriel, tudo que a torcida pedia, mas ele teimava, só isso!

        • É isso aí Anderlon....tirou as palavras da minha boca !

      • Obrigada, Rodrigo! Na verdade até já fui colunista, mas por outros compromissos tive que abrir mão. Concordo que esse time ainda vai oscilar, só ontem estreou o último reforço e vários que hoje são titulares não estavam no clube até 1, 2 meses atrás. Natural que o time seja modificado aos poucos e que, mesmo melhorando, ainda apresente falhas. Como você falou, é preciso tempo e continuidade. SRN!

  • Parabéns Cristóvão, hoje essa vitória nós podemos colocar na sua conta e apareceu bem nitidamente o dedo do treinador!

  • Kkk, acho foda torcedores que vai em onda de comentaristas, foi muito bem o Cristóvão ontem... E eu achei muito engraçado o comentarista da Premiere falando que AP tava de volante e MA de ponta kk,nao sabe analizar o jogo, estávamos jogando simples, no 4-4-2, Canteros e MA volantes, Everton e AP meias, e Ederson e Emerson de atacantes, achei um pouco precipitado a ação do Cristóvão em colocar o Ederson de Atacante, mas ele foi muito bem, AP realmente voltava no jogo um pouco, mais nao era volante... A idéia do Cristóvão era colocar movimentação no time, MA jogando quase como meia, movimentando bem ao lado esquerdo, com Everton e AP se movimentando no meio, dando liberdade pro Ederson e pro Sheik na frente... Falei muito ne? Hehe, mais foi isso que aconteceu, observem bem o jogo.

    • Tem coisas que só o Roger vê.
      O canteros voltou a jogar bem tá virando o jogo e embora prefira o Jonas o MA foi bem.
      Alan Patrick não tem como ser reserva nesse meio de campo.
      Pela primeira vez em anos vejo o time com opções ofensivas.
      Acho o CB teimoso, mas se melhorar isso o time vai crescer.

  • Cristóvão já cornetei muito vc e já até perdi a paciência c vc no jogo contra o Santos e depois Ponte Preta, mas esta vitória sobre o Atlético-PR foi por sua causa. Parabéns por não ser teimoso e por não ser medroso abandonando a ideia de 3 volantes. 4-4-2 com 2 meias fluiu muito bem. foi a melhor partida tática q o Flamengo fez c vc no comando. Só falta acertar esta marcação na bola aérea na defesa, sei q não é por falta de treino, mas ainda está longe do ideal. Outra, tenha coragem de barrar o Wallace já passou da hora, Samir de titular. Até seus Orixás já te deram um aviso tirando o Wallace por contusão.

  • Confio no Cristóvão falta só ele tirar essa dupla de zaga,porque com uma zaga dessa o Flamengo tem que fazer três ou quatro gols pra ganhar a partida.

Notícias recentes

Flamengo presenteia conselheiros que votaram a favor da construção do estádio

Conselheiros do Flamengo receberam uma camisa personalizada do clube Um mimo para quem disse “sim”…

22/11/2024

Jogador celebra retorno após ficar de fora de jogo do Flamengo no Brasileirão

David Luiz desfalcou o Flamengo em jogo contra o Cuiabá por conta de um mal-estar…

22/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

22/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

22/11/2024

Com De La Cruz e 4 reforços, Flamengo finaliza 1º treino com foco em jogo contra o Fortaleza

Além dos convocados, Gabigol também participou do treino nesta sexta-feira (22) O elenco do Flamengo…

22/11/2024

Torcedor do Atlético-MG se revolta e rasga provocação do Flamengo em Minas Gerais: “1º campeão do galinheiro”

Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…

22/11/2024