Cristóvão, tem seu futuro nas mãos do presidente do Flamengo

Após a terceira derrota para o Vasco em três diferentes competições no ano (Campeonato Estadual, Série A e Copa do Brasil), o crédito que Cristóvão Borges recuperou nas recentes boas atuações (mesmo em derrotas como diante de Ponte Preta e Palmeiras) foi por água abaixo. A pressão da torcida por sua demissão voltou com força total e nos bastidores também. Após novo triunfo do rival por 1 a 0, enquanto alguns dirigentes falavam em “esfriar a cabeça” após a pífia atuação do time rubro-negro, outros admitiam que “não dá para brigar contra o mundo”.

Sem um vice-presidente de futebol e com um diretor-executivo, Rodrigo Caetano, cuja autonomia é restrita numa diretoria na qual as grandes decisões passam por um conselho; Eduardo Bandeira de Mello tem a bomba nas mãos. O que fazer, insistir com o treinador na esperança de uma recuperação rápida, ou demitir Cristóvão, acalmar a torcida e ganhar tempo? O clima eleitoral aumenta, em menos de 40 dias terminará o prazo para formação das chapas que concorrerão nas eleições de dezembro. E o presidente busca a reeleição num pleito que deverá ser disputado.

Evidentemente se no final de 2015 o time fechar bem a temporada, Bandeira só terá a ganhar. Votos inclusive. Mas se apesar das contratações, de Guerrero especialmente, o fechamento do ano for melancólico, naturalmente isso poderá se refletir nas urnas. Ex-vice de futebol, Wallim Vasconcellos já marcou data para lançamento de sua candidatura, tendo Rodolfo Landim como vice. Será no dia 31 de agosto, no Rio de Janeiro. Resultados no futebol são, obviamente, relevantes ao extremo num cenário no qual a oposição era parte da atual administração.

Há quem acredite que se Rodrigo Caetano sugerir a demissão do treinador o conselho irá acatar. O dirigente também se vê pressionado, inclusive a tomar uma decisão. A eliminação da Copa do Brasil para um Vasco em crise e na lanterna do Brasileiro causaria um terremoto na Gávea, capaz de levar mais gente, afinal. Bandeira, naturalmente, irá esperar o movimento de Caetano, que nesta quinta-feira obviamente terá que apresentar alguma sugestão, seja ela qual for. Não há mais clima para que o trabalho siga pura e simplesmente. Exceto se Bandeira bancar Cristóvão.

***

Contra Santos, Ponte Preta, Atlético Paranaense e Palmeiras o Flamengo ganhou apenas quatro de 12 pontos disputados. Mas em todas essas partidas teve bons momentos, e a reação no Allianz Parque, de certa forma sabotada pelo patético desempenho defensivo do time, deixou um clima de esperança no ar. Mas a fraquíssima atuação diante do Vasco apagou tudo. Se formos comparar com um daqueles joguinhos de dados, foi como se o treinador rubro-negro caísse naquela casinha onde se lê: “Volte ao início”. E lá estavam torcedores furiosos a esperá-lo.

Num momento de recuperação na qualidade do jogo, de desenvolvimento, mas ainda sem resultados, Cristóvão se arriscou demais. Lançar o menino Jajá, que vem frequentando o banco de reservas, com o time perdendo e contra o Vasco foi uma decisão ousada demais para o momento do jogo e para o seu próprio momento no clube. O passe forçado do promissor meia não foi alcançado por Wallace, que fez falta e acabou expulso. Não era adequado colocar o garoto na cancha, tendo Luiz Antonio, Gabriel e Almir, diferentes opções para a vaga de Ederson, cansado.

Não por acaso a presença de Jajá lembrou a entrada de Matheus, filho de Bebeto, contra o Atlético na eliminação da Copa do Brasil 2014. Na época Vanderlei Luxemburgo foi dura e justamente criticado, até porque também mandou a campo o atacante Elton. Foram dois jogadores que raramente jogavam escalados em meio ao mais complexo cotejo da temporada. Cristóvão teve atitude parecida, guardadas as devidas proporções. Arriscou o próprio pescoço e também expôs Jajá, que poderia esperar momentos menos tensos para ir a campo.

Diante disso e com atuações individuais tétricas, o técnico deu muito mais motivos a seus opositores para que peçam sua cabeça. O que se reforçou pela pífia atuação de Wallace. O capitão falhou na cobertura e permitiu a primeira grande chance do Vasco (César defendeu), não interceptou o passe de Riascos no lance do gol e se lançou ao ataque de forma precipitada, não alcançou o passe forte demais, fez falta dura e levou o segundo amarelo, sendo expulso. Além disso, a advertência do primeiro tempo ocorreu após um tolo cabeça-a-cabeça com o colombiano. E para completar, jogou a braçadeira no chão ao deixar o gramado.

Guerrero lutou muito, mesmo isolado, mas está devendo. No Brasileiro tem um par de gols e precisou de 12 finalizações para marcar cada um deles. Com o placar em 0 a 0 ainda na etapa inicial, perdeu chance cristalina diante do goleiro vascaíno Martin Silva. Ocasião que um jogador tão caro não pode desperdiçar num clássico. Além disso, reclama, com ou sem razão, quase todo o tempo da arbitragem, o que já o fez cumprir suspensão por três amarelos após cinco jogos apenas na Série A nacional. Tamanha irritação tem chamado a atenção. Canteros e Márcio Araújo foram muito mal, especialmente o argentino, e Ederson errou quase tudo que tentou.

Mas isso não serve como cortina-de-fumaça. Cristóvão mudou a zaga e não obteve resultado. O problema do setor defensivo vai além de nomes. Falta uma retaguarda que funcione, com a participação de todos, não apenas dos “beques”. E ao não mexer bem na equipe quando era necessário, uma velha deficiência que tem, se expôs. Num mundo ideal ele ainda teria tempo de se redimir. Mas isso é improvável. Foi e é perseguido de forma exagera da e até covarde por alguns. Por isso mesmo, não poderia se dar ao luxo de errar como errou. Ofereceu os argumentos que muitos queriam.

Jorginho conseguiu dar um choque no Vasco. A vitória foi justíssima e se algum rubro-negro se queixar do impedimento sutil de Riascos na jogada do gol, será constragedor. Primeiro porque foi mínimo o erro do auxiliar, aceitável nas circunstâncias, depois pelo simples fato de o time vascaíno ter se saído melhor praticamente em todos os 90 minutos. Truncou jogo no início e fez muitas faltas, mas o Flamengo caiu nessa, pouco jogou e também apelou. Comportamento juvenil até. Na força, malícia, intimidação e na bola a equipe de São Januário superou o tradicional oponente.

Nenê, Jorge Henrique, Rodrigo, Riascos, Serginho… Muitos foram além do esperado no Vasco. E Martin Silva deteve o tiro de Guerrero em momento crucial, quando seu time tentava se impor na partida. Fato é que o torcedor vascaíno tem uma grande alegria num ano tão difícil: derrotar o seu novo freguês. O Flamengo saiu no lucro. Se o adversário não vivesse momentos tão difíceis, iria pra cima e faria mais do que o placar de 1 a 0. Mas cá entre nós, pelas circunstâncias seria até injusto os cruzmaltinos cobrarem mais dos seus jogadores. A campanha do turno praticamente condena o time na Série A, mas lutar até o fim é preciso. E um gol bastou para renovar as esperanças.

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • fora bandeira a paciência acabou, VC conseguiu mostrar que e tão incompetente quanto bandeira e Caetano.
    Fora EBM
    Fora EBM
    O. Coro ta esquentando

    • 3 anos sem frequentar o G4
      Ganhamos um copa do Brasil na cagada
      Sustentamos um time de vagabundo e cachaceiros.
      Temos 2 vascaínos na direção do futebol - Cristóvão e rodrigo Caetano.
      Não lembro a ultima vez que ganhamos do Vasco.
      Não estamos com a situação focanceira boa nesses últimos tempos, mas acho que o que passamos nos últimos anos é muito pouco para o Flamengo. É acho que a situação financeira melhorando não vai adiantar, se tiver um asno no comando do time, no comando do futebol...

  • Achei q abriria a internet hoje cedo e veria a notícia: CAIU CB. Mas não. =(
    Tristeza viu.

  • EBM vai esperar sermos eliminados da copa do Brasil pra fazer algo, ele ta pedindo pra perder a eleição

  • Agora entendi pq ZICO não apoia a candidatura de EBM, não entende de futebol ta se queimando cada vez mais com este técnico de bosta,

      • As coisas estão ficando mais simples de ver ... EDM que se um "dictatorship "

        Futebol mordendo não é isso !!!
        EDM não sabe nada de futebol !! É ótimo em negócios, negociações , e. Finanças.

        Mas também tem muita gente tb entende comum tostes !!!

        Quero a chapa blues original de volta !! força

        "Original blues "Wallim !!!!

  • Num sei quem ta cumendo o c* de quem aí....
    Manter esse Cristóvão so pode ter algo secreto.....

  • Depois reclama e quer discutir com torcedor...ABM, ta na hora de agir. Cristovão fica se escondendo, se fazendo de vitma...agora se for demitido, é racismo, perseguição...PQP. A questão são os fatos que falam por si só. O Fla esta sem padrão, mexe muito mau (isso até o jornalista em questão disse), tomou um banho tático do Jorginho e do Dorival (nesse chegou a dizer que custou a entender o que o Dorival queria com a mudança simples que fez)...são fatos. O time não é ruim no papel, mas muito mau montado. Fato. isso não é perseguição, é CONSTATAÇÃO.

    • Não tem lógica que explica ele ter escalado o Jaja ontem. Eu só iria entender se ele falasse que queria fuder de vez com o time. Única explicação possível.

      • Qual doi a do Cristóvão em colocar o Jajá? O cara nunca jogou e de repente é colocado numa fria dessa!!!! Parece atitude de treinador perdido.

        Lembrou a cagada que o Luxemburgo fez com o Atlético ao colocar o Matheus numa furada do baralho e exigir que o moleque resolva...

        SRN

  • Nossa ultima esperança è a Copa Do Brasil e o EBM NAO vê!!! Tira esse loko do CB, Tecnico incopetente!!!! EBM um mosntro em finanças mais desportivamente....vai perder a reeleiçao Por Nao entender certos momentos, hora de trocar è agora, depois è tarde quando Nao tivermos Mais a chance de disputar a Copa do Brasil ai vc vai ver sua eleiçao indo pro buraco!!!! Saaaaaaiiiiiiii CB pelo amor de Deus faz isso Por respeito a nois flamenguista q Em nenhum momento colocamos sua cor de pele em discursao e sim sua incapacidade como treinador de um verdadeiro time grande!!!!! Foraaaaaaa......

  • A minha convicção é deque as coisas boas em termos de gestão que foram feitas por essa diretoria, foram feitas pelo grupo que saiu para apoiar o Wallim. Nos primeiros dois anos o Futebol não tinha dinheiro e o Wallim deu a cara a tapa aceitando ser vice de futebol,ganhou uma copa do Brasil e um carioca, hoje esse elenco é caro e é muito mal montado. O Bap tem razão quando fala da intransigência do Bandeira, sozinho ele não tem condições de administrar o Mengão. Dia 31 de agosto a chapa do Wallin vai apresentar um novo plano específico para o futebol com o Zico a frente. Acho que o Kléber deveria se envolver nesse projeto novo assim como Hélio Ferraz já o fez. Técnico para o Flamengo é o Cuca campeão da Libertadores, Oswaldo não, é um Joel Santana melhorado.

Notícias recentes

Brasileirão: Flamengo divulga informações sobre venda de ingressos para jogo contra o Juventude

Valores dos ingressos variam entre R$70 e R$500 para o público geral Flamengo e Juventude…

19/10/2024

Jogo da Copa do Brasil hoje: possível adversário do Flamengo sai de Vasco x Atlético-MG

Flamengo entra em campo no domingo (20), contra o Corinthians, pela Copa do Brasil Os…

19/10/2024

Gabigol manda recado após derrota do Flamengo para o Fluminense

Gabigol recebeu homenagem antes do clássico desta quinta-feira (17), no Maracanã O Flamengo não quer…

19/10/2024

Matheuzinho manda recado para o Flamengo às vésperas de decisão contra o Corinthians

Ex-lateral direito do Flamengo, Matheuzinho atua pelo Corinthians Ex-lateral do Flamengo, Matheuzinho foi autor de…

19/10/2024

Corinthians tem desfalque importante para jogo decisivo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil

Memphis Depay não pode jogar contra o Flamengo pela Copa do Brasil Agora é valendo…

19/10/2024

Filipe Luís diagnostica problema de Alcaraz no Flamengo e diz: “Não consigo entrar na cabeça dele”

Charly Alcaraz jogou 90 minutos pela primeira vez com a camisa do Flamengo Alcaraz marcou…

19/10/2024