Fonte: 90min
O ambiente político do Flamengo é uma bomba prestes a estourar. Com eleições presidenciais marcadas para dezembro, os bastidores do clube vivem dias de agitação como há muito tempo não acontecia. A unidade política que compôs a Chapa Azul, grupo de situação, esfacelou-se durante a gestão de Eduardo Bandeira de Mello. Até o final do ano, enquanto alguns grupos políticos tentam apaziguar a situação e outros buscam tirar vantagem política do contexto, o Flamengo viverá momentos conturbados.
O conflito tem origem no pleito passado. Em 2012, Wallim Vasconcelos seria o candidato da Chapa Azul, mas teve sua candidatura impugnada. Eduardo Bandeira de Mello concorreu em seu lugar e venceu as eleições. A tentativa do atual presidente de se manter no poder gerou fúria em parte do grupo, que se uniu em torno do nome de Wallim – candidato original em 2012 – e lançou a candidatura de Vasconcelos para 2015.
Apesar da possibilidade de reconciliação, defendida por vários ex-presidentes, percebe-se que atendência cada vez maior é de divisão. Bandeira de Mello destituiu os apoiadores de Wallim dos cargos que tinham em sua gestão. E com a aproximação as eleições, é esperado que outros dirigentes – do alto e do baixo clero – assumam um lado na disputa. O ex-presidente Hélio Ferraz é um dos maiores defensores da pacificação.
– É uma hipótese, não podemos desperdiçá-la. Temos tempo para tentar mudar até o final de setembro. Todos são rubro-negros e têm como ideal o bem do clube. Hoje é mais difícil unir a chapa do que era há 15 dias. E vai ficar pior com o passar dos dias – defende Ferraz.
E se existem os conciliadores, é certo que outros preferem ver o circo pegar fogo. Márcio Braga, histórico presidente rubro-negro e rival político da Chapa Azul, sabe que sua influência política pode ser decisiva em uma disputa tão apertada. Entretanto, Braga não esconde suas diferenças com os dois grupos e deve vender caro um possível apoio.
– Eu não sou da Chapa Azul e deixo que os brancos se entendam. É lógico que esse racha não é positivo para o Flamengo. Imagine só. Eles conduziram muito bem a administração financeira,mas foram um desastre absoluto no futebol. Isso deve piorar ainda mais estando desunidos. Já fui chamado para conversar com o Wallim, o Bap e pelos meninos que apoiam o Bandeira. Não tenho muito o que fazer e vou escutar o que eles têm a dizer na reunião. Este grupo sempre rejeitou o passado do Flamengo, mas agora quer nos ouvir. Direi isso na cara quando for perguntado. É sempre assim. Correm atrás quando precisam de votos – afirmou Braga.
Existe um outro fator complicador central neste racha político. Para alguns, Wallim Vasconcelos não possui cinco anos consecutivos de vida associativa no clube. Isto poderia novamenteimpugnar sua candidatura. Contudo, esta decisão certamente teria ares de perseguição política ao grupo dissidente da Chapa Azul.
– Ele não tem cinco anos consecutivos de vida associativa de acordo com algumas análises. A comissão aceitou a candidatura na época e o plenário a derrubou. O Wallim repete o caminho e se candidata com base nos pareceres que possui. Temos uma comissão diferente da que decidiu em 2012, mas esta pode questionar ou atender aos pedidos dos candidatos. Está em aberto. A candidatura pode estar em condição ou ser impugnada – afirma Maurício Gomes de Mattos, presidente do Conselho de Administração do clube.
Independentemente dos movimentos das peças neste xadrez político rubro-negro, o certo é que os próximos meses serão cruciais no futuro do clube mais popular do país.
lava sua boca sr marcio braga , alias a figura do sr no.clube de regatas flamengo nem é bem vinda ! acho engraçado o senhor falar q a chapa azul nao intendi nada de futebol , ate parecendo q o sr foi um bom presidente , estamos cansados desse sua corja marcio braga , kleber leite , patricia amorim, helio feraz e etc. vcs sao os responsaveis por esse individamento de 700 milhoes de reais, por favor esqueçao o mais querido vcs nao iram mamar mais seus sangue sugas
Tomem cuidado Blues os abutres querem q vcs briguem entre si p terem chances de retornar. Hélio Ferraz agora virou bonzinho. Safado está doido p pegar uma pasta em 2016.
Esse Márcio Braga é uma piada assim como Hélio Ferraz. Prefiro os ter na oposiçao do que apoio.
marcio gaga -clodovil,abutre seria um sinonimo para esse mafioso, enriqueceu no fla. canalha
Quem é Marcio Braga? Torço para o EBM e para o Wallin, rsrsrs, Eu particulamente queria que o Wallin ganhasse e chamasse o Toste e o EBM para se unir a eles… Meu voto sera ao EBM por agradecimento, mas… Quero que o Wallin ganhe kk…
SRN
Seja Bandeira, seja Wallin, independente de quem ganhar eu sei que o Flamengo estará em boas mãos, cada um tem suas qualidades e seus defeitos, mas pelo mesmos possuem ideias semelhantes no que tange o lado financeiro do Clube, o que não pode é voltar a corja.