Nessa semana, fomos surpreendidos com a notícia da proposta do mundo árabe por Victor Cáceres, em um momento onde a janela de transferências internacionais já está fechada e a maioria dos jogadores de qualidade do Brasileirão 2015 já ultrapassou o limite de 7 partidas, impossibilitando sua contratação. Em um primeiro momento, a torcida se dividiu. Para uma parte, o paraguaio é jogador indispensável no elenco, com grande poder de marcação e muito profissionalismo, além de fundamental para a equipe na última temporada. Para a outra parte, não seria problema o Flamengo liberar o volante, já com seus 30 anos, podendo ser substituído por Jonas e com a possibilidade de um razoável lucro.
Pois bem, antes de tudo é importante ressaltar que Cáceres e Jonas são jogadores únicos em nosso time, pois não temos outros jogadores com tal poder de marcação no meio-campo. Por mais que a titularidade dos dois seja contestada, pelo excesso de volantes em campo, acredito que é importante ter ao menos um jogador com tais características a frente de nossa fragilizada defesa. Nesse sentido, se temos um em campo, é importante que tenhamos outro para realizar a mesma função no banco, tanto para estimular seu maior empenho como para suplantá-lo, em caso de lesões, suspensões, convocações ou por mera vantagem técnica.
Cáceres seria, então, fundamental. Já nos foi avisado, entretanto, que nenhum jogador do Flamengo é perpétuo; todos podem ser vendidos, com a devida proposta condizente. E o que seria condizente com o volante? Nada muito pomposo, para um jogador que já está prestes a entrar em sua descendente. Por mais que se espere alguma compensação por sua liberação, não podemos almejar altas cifras. O foco, nesse caso, deve ser o lado humano – por mais que isso vá contra a nossa lógica financeira.
Do que estou falando? Da vontade pessoal do jogador. Certamente Cáceres está satisfeito no Flamengo, pois recebe em dia, está relativamente perto de seu país, adaptado à nossa cultura e jogando com certa regularidade. Porém, pela idade que se encontra, o jogador sabe que não terá muitas oportunidades diferentes por vir ao longo da carreira. Uma oportunidade do mundo árabe, conhecido pelas grandes propostas, pode realmente mexer com a cabeça do paraguaio. E existe retribuição melhor que poderíamos dar pelos seus serviços prestados à nossa instituição, do que permiti-lo alcançar sua independência financeira? Deixem-no à vontade…
Rodrigo Coli
rodrigo.coli@colunadofla.com
Legal observar o lado humano, só temos que combinar com os credores e com as equipes que iremos enfrentar, pedir pros adversários pegarem leve, afinal somos muito humanistas. Pimenta nos olhos do Fla é refresco??
Liberar caceres agora seria terrivel, pq o Jonas ainda nao tem como ser o substituto do Caceres, ate pq e muito afobado e nao tem a calma necessaria, coisa que o Paraguaio tem de sobra.
Mas como negar esta liberação se o jogador quer ir ??? Q argumento se dá para ele ficar se já tem 30 anos e recebeu uma proposta irrecusável ??? Ele ganha 300 mil, 200 mil de salários e 100 mil de acordo trabalhista de uma dívida da época da Patrícia Amorim. Tem ainda 11 meses de contrato e em Julho de 2016 vai de graça p onde quiser. Porque não ganhar alguma coisa agora com a venda do que não ganhar nada daqui a 11 meses? É complicado meu amigo.
Questão complicada. Jonas ainda não tem a tranqüilidade que a posição exige, no entanto em 2013 quando o Cáceres se machucou, o limitadíssimo Amaral assumiu a primeira volância e no feijão com arroz foi fundamental para a conquista do título nacional marcando até gol na primeira partida da final…
Mesmo em amadurecimento acredito que Jonas tem muito mais potencial que Amaral e se tiver que substituir Cáceres eu dou voto de confiança nele. O grande problema mora no banco de reservas visto que o MA deve ser o suplente imediato…. Oremos kkk
A verdade é que precisamos sim do Cáceres, por mais "brucutu" que seja, dá confiança a zaga e alivia os meias. Em relação a dar-lhe a oportunidade de decidir, acho mais que justo, principalmente pelo profissionalismo com o qual ele sempre se comportou. Em relação a "independência" financeira, me dói aos ouvidos, não consigo conceber a ideia de um jogador próximo dos seus 30 anos, com salário em média 80 a 100 mil reais – não sei qual o salário dele hoje no FLA – digamos melhor, arredondando bem para "baixo", 50 mil reais, uma pessoa com um salario desses não tem nem o direito de falar em conseguir independência financeira. Em grandes empresas, cargos de diretoria e gerencia geral, às vezes nem chegam a esse patamar, e sinceramente, não conheço nenhum diretor de empresa que se sinta apertado financeiramente (levando em consideração ser uma pessoa sensata, que não vive de glamour 24 horas). O mundo dos boleiros é surreal, entendo que alguns ganham de acordo com àquilo que rendem para seus investidores – business -, mas a comparação é inevitável quando voltamos ao mundo real, quem de nós meros mortais tem ideia do que é ter um salário destes, por mais qualificação que tenhamos???
Do jeito q o cara falou no texto parece q ele -caceres- é pobre kkkkkk esses.cara sao sentado na grana
Gostaria que o Cacéres ficasse no Flamengo, defendo o revezamento dele com o Jonas na posição .
Mas, acredito que ele merece uma tranquilidade financeira no futuro e deve pensar realmente no sua vida pessoal e familiar, desde que o Flamengo, receba algo sim em troca . ex.: Se o Flamengo deve algo a ele, que seja perdoado e uma quantia do time arabe … Sem dúvida …
Nilton pra repor!
Pode mandar embora sem dó! A melhoria do meio campo vai ser absurda sem ele! Sem mais…
Falando assim , ate parece q ele passa MEUDEUS .. o cara ja milionário….. fazTEMPO !
E descordo tem q teer uma compensação boa pro Fla sim !
Obrigado roger eu vou sim até por milizinho para o Mengao kkkkkkkk
Brincadeiras a parte eu queria que o cárceres continuasse