Fonte: PVC
O diretor de marketing do Consórcio Maracanã, Marcelo Frazão, é um dos raros especialistas em estádios no Brasil com o diagnóstico correto sobre o público. Ele não diz que o número de torcedores diminuiu. Assume que nunca existiu. Ou melhor, que os jogos grandes sempre tiveram público grande e os pequenos sempre tiveram pouca gente.
Parece óbvio num país onde a média de torcedores recorde em qualquer campeonato, em 113 anos, é de 22 mil pagantes – no Brasileirão de 1983.
Desde que assumiu a direção de marketing do consórcio, Frazão tem conversado sobre as formas de levar mais gente aos campos.
Neste final de semana, foi um abuso. Na soma do público presente em Fluminense 1×0 Grêmio e Flamengo 2 x 2 Santos, 94.709 torcedores estiveram no Maracanã. Destes, 15.118 não pagaram bilhetes – 15,9%. De cada seis torcedores torcedores, um não paga. “Importante diferenciar os proprietários de cativas dos beneficiários da Lei das Gratuidades do Estado do Rio”, ressalta o diretor de marketing do consórcio Maracanã, Marcelo Frazão.
No sábado, foram 4494 gratuidades, 952 proprietários de cativas. No domingo, 7.842 gratuidades, 1830 cativas. Em Flamengo x Santos, 9600 pessoas entraram sem pagar.
Abaixo, Frazão explica as razões de tanta gente não pagar ingresso, o impacto disso e as possíveis soluções. O ingresso médio no Maracanã no fim de semana foi de R$ 46. Poderia ser bem mais barato se todo mundo pagasse. No domingo, seria oito reais mais barato com uma única solução: se todos pagassem ingressos.
PVC – Na sua opinião, qual o impacto do número exagerado de não pagantes no futebol brasileiro?
FRAZÃO – Há uma grande profusão de leis dando benefícios no acesso aos estádios, sejam gratuidades ou meia-entrada, sem o estabelecimento de limites nem de formas viáveis de controle.
O futebol profissional no Brasil, por sua popularidade e alcance, é alvo de intervenções e de subsídios sem contrapartidas a quem é obrigado a fornecer o benefício. Alguém paga essa conta. Além de clubes e operadores de estádio, principalmente o torcedor honesto que não utiliza carteira de estudante falsa e paga um valor distorcido no ingresso inteiro.
PVC – Como fazer para aumentar o público pagante?
FRAZÃO – No caso do Maracanã, três medidas ampliariam nossa capacidade: 1. revisão da lei das gratuidades no estado do Rio de Janeiro. A lei só existe nestes moldes no Rio, sem limites nem contrapartidas do Estado; 2. revisão do espaço destinado a torcidas visitantes. Tudo no Maracanã tem dimensões grandiosas incluindo os 10% destinados aos visitantes. Existe sempre um grande desperdício de ingressos que poderia ser evitado com o devido acordo entre o clube mandante e o visitante, com o aval do GEPE (Grupamento Especializado de Policiamento em Estádios); 3. Regularização e pagamento das anuidades das cativas. Hoje temos mais de mil cativas não regularizadas que ficam impedidas de uso em todos os jogos. Além disso, os proprietários das cativas não pagam, por questões jurídicas, a taxa anual de manutenção que seria de R$ 500.
PVC – Por que não se pode vender a capacidade total do estádio?
FRAZÃO – O estádio é aberto setorialmente, de acordo com o apelo de cada partida. Quando se dá a abertura total, partimos dos 78 mil de capacidade total e retiramos para venda as cadeiras cativas, reserva de 20% de norte e sul para a Lei das Gratuidades, os Camarotes, a Tribuna de Honra, os ingressos destinados aos patrocinadores do clube mandante e Maracanã, as cortesias para federações e autoridades esportivas. A partir deste ano, o Regulamento Geral das Competições da CBF também obriga destinar cortesias aos patrocinadores da competição.
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Além dos convocados, Gabigol também participou do treino nesta sexta-feira (22) O elenco do Flamengo…
Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Corinthians tem até o dia 30 de novembro para apresentar nova garantia bancária e comprar…
Ao menos três jogadores do Flamengo no setor tem chance de sair na próxima temporada…
Ver comentários
Resumindo, é uma piada!
Impossível fazer uma administração profissional nesse país. Concessões e jeitinho, até quando pagaremos por isso?
O retrato de um país!