Ministério Público vai em busca de nova divisão de dinheiro

​Que as receitas vindas das cotas de TV são atualmente a maior fonte de renda dos clubes brasileiros em geral, isso não se discute. Muitos deles, inclusive, já até se utilizaram de adiantamentos da mencionada verba. Mas será que ela é dividida de maneira justa e proporcional? O Ministério Público Federal entende que não. Até 2011, a negociação era feita pelo Clube dos 13. A partir daquele ano, clubes como Corinthians e Flamengo, que dão mais audiência na TV, passaram a negociar diretamente com a Globo –a iniciativa implodiu o Clube dos 13.

Dessa forma, o subprocurador-geral da República, Sady d’Assumpção Torres Filho, entrou com pedido de investigação junto ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sugerindo que exista abuso, além de prática de conduta contra concorrência. Em sua representação, o subprocurador argumenta que, apesar de o Clube dos 13 ter acabado em 2011, os times que eram filiados à entidade continuam se beneficiando de melhores contratos de TV.

O modelo atual possui, na visão dos procuradores federais, uma assimetria no poder de barganha dos times e prejudicaria o esporte por eliminar as equipes menores das negociações com as emissoras de televisão. A comercialização dos direitos de transmissão se daria com base apenas em critérios “mercadológicos” e, como solução, o MPF propunha a negociação coletiva dos direitos de transmissão dos jogos de futebol, a exemplo do que ocorre na Itália, na Argentina e na França.

Fonte: 90min

Ver comentários

  • não existe isso do Mengão dividir a mesma receita com clubes sem torcida e sem ibope, cada um discute o seu! quem dá retorno ganha mais!

  • Ele deve torcer pra algum time que recebe menos. Não tem essa de abuso econômico, e a simples lei da oferta e da procura. Captalismo puro. Quem dá mais retorno de audiências recebe mais. Alias MP não tem nada com isso, nem globo e nem clubes brasileiros são públicos e em o dinheiro investido por eles é de orçamento publico. Ali são simples relações entre instituições privadas. Não vai arrumar nada ali.

  • Falta do que fazer? Vão procurar uma enxada. Bom falar o que destes SEMI DEUSES.

  • Se for assim moro em quixada no Ceará e também quero pro time da minha cidade o patrocínio da caixa econômica pois esse patrocínio é injusto eles vão também querer divide,fala sério quando o flamengo se organiza ficam todos com medo porque será.um Abraço nação.

  • Galera daqui uns dias vão querer dividir o socio torcedor olho o que estou dizendo,vão falar que a cpf tem que controlar.

  • Inveja. Esse é o nome pra iniciativa descrita no texto.

    Ora bolas, vivemos num sistema capitalista em que o lucro é o objetivo das organizações e nada mais justo que quem dá mais retorno à televisão receba mais.

  • MAIS UM QUE PROCURA SEUS QUINZE SEGUNDOS DE FAMA. A REDE GLOBO É UMA EMPRESA PRIVADA QUE POR CONSTITUIÇÃO TEM ::: T O T A L ::: LIBERDADE DE GERIR SEUS RECURSOS COMO BEM ENTENDER. ESSE sub-procurador ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE SEUS QUINZE SEGUNDOS DE FAMA.

  • Tanto dinheiro público de merenda, de posto de saúde virando fumaça nos cantões do Brasil e esse senhor vem se intrometer em divisão de cotas de TV entre clubes privados com uma televisão que tb é privada.

    Ah tá.... mas investigar dinheiro que some em estados e municípios não dá Ibope.... não dá os 15 minutos de fama...

    SRN

  • Isso não vai dá em nada. É como se eu invadisse uma propriedade e tentasse usufruir de parte dela. Contrato entre instituições privadas, e, qualquer interferência, pode gerar precedentes irreparáveis.

  • Gente este imbróglio já teria sido questionado junto ao Ministério Público e o mesmo acionado o CADE para julgar tal quesito e conforme parecer do CADE informou que nada poderia fazer, pois é a livre negociação de mercado onde o que vende mais recebe mais, então Chupa Arco íris. .Vide matéria. https://www.mundorubronegro.com/cade-arquiva-inquerito-do-mp-que-acusava-flamengo-de-formacao-de-cartel-sobre-direitos-de-tv/?utm_campaign=shareaholic&utm_medium=facebook&utm_source=socialnetwork