O início de Adryan no FC Nantes

 

Acompanhar os momentos de Adryan na Europa já causaram maiores expectativas. Nos tempos de Cagliari e Leeds, boa parte da torcida do Flamengo realmente esperava que seu futebol deslanchasse e que seus lampejos técnicos, no mínimo, despertassem o interesse de possíveis compradores. Porém, nada foi adiante. Adryan sempre era visto como uma aposta promissora, que empolgava italianos e ingleses, até o momento de não emplacar, de não conseguir desenvolver seu futebol. Com o tempo, torcida e treinadores se cansavam de apostar no jovem, e amargar o banco ou até mesmo os times secundários era rotina.

Após passagens sem destaque pelo Calcio e pela Championship – a não ser se considerarmos o prêmio de maior ator futebolístico, ao simular uma falta nos tempos de Leeds, Adryan foi anunciado como reforço do FC Nantes para a temporada corrente, em um novo empréstimo. Sem a mesma pompa de antes, tanto na mídia brasileira quanto na francesa, o “novo Zico”, entretanto, parece finalmente ter conseguido emplacar alguma sequência de jogos com certa estabilidade.

Em um primeiro momento, acompanhei a participação de Adryan em alguns jogos da pré-temporada de sua equipe, o que não trazia nenhum espanto e admiração. Os clubes europeus costumam mesclar bem seu plantel durante essas partidas, e mesmo os jogadores mais remotos da equipe frequentemente tem suas oportunidades. O que vale, mesmo, é a participação em jogos oficiais, e é isso que tem chamado a atenção.

Adryan foi titular, até o momento, nas três partidas realizadas pelo FC Nantes no Campeonato Francês. Além de se destacarem com a quarta posição na tabela, com duas vitórias e um empate, é interessante notar que Adryan também tem frequentemente a oportunidade de cobrar escanteios e faltas próximas à área, apesar de não poder ainda ser considerado o cobrador oficial.

Não marcou gols nem deu assistências, porém sua atuação na vitória de 1 a 0 sobre o Guingamp merece especial atenção por sua constante participação, com lançamentos e passes. No total, soma três partidas oficiais, todas como titular na posição de armador do time, com 228 minutos em campo e 1 cartão amarelo. Se tudo continuar como está, logo teremos a oportunidade de observá-lo contra algum gigante francês, cujas partidas são televisionadas para o Brasil.

Se Adryan não está nem perto de atuar com o brilho que teve nas divisões de base e com as expectativas criadas sobre ele, já podemos ao menos ter melhores perspectivas, atuando com sequência e em sua posição de origem. Ainda podemos acreditar no futebol de Adryan? Em minha opinião, se servir para que recebamos alguma oferta razoável por seu passe, já valerá a pena.

Rodrigo Coli

rodrigo.coli@colunadofla.com

Ver comentários

  • tem muito torcedor que odeia o Adryan. me pergunto porque?! deveriam odiar é a falta de planejamento pra montar elencos e revelar jogadores que o Flamengo sofre já tem mais de 20 anos, a falta de estrutura física, deveriam odiar a ação de empresários e dirigentes mal intencionados....

    "ah, mas o Adryan é um enganador" dirão os corneteiros. Beleza, se ele é um enganador então isso é assinar um atestado de incompetência geral das categorias de Base do Flamengo e até da Seleção brasileira (que também não tem nenhuma credibilidade).

    Enfim, o Adryan merece as devidas criticas que recebe, agora o departamento inteiro de Futebol do Flamengo também merece muitas críticas viu. Não apenas o departamento atual, mas também os departamentos dos últimos 20 anos. é possível escrever um livro inteiro só falando das agruras que acontecem nos bastidores do CRF.

    • O departamento de futebol erra muito nessa transição para o profissional sim!!
      Mas o Adrian tem corpo de criança, fraquinho... entrou se achando e não apareceu!!
      Será um jogador razoável somente.. falta físico e disposição, gana, para desenvolver seu futebol..que era bom na base.

      • então mano, não estou defendendo o Adryan não meu velho. estou criticando o departamento de futebol do Flamengo. como você mesmo disse, como pode o maior clube do Brasil como o Flamengo é chamado permitir que um jogador que tem corpo de criança, fraco e que entra deslumbrado jogue?

        • mas se tem algum potencial, não deveria ser melhor preparado antes de entrar? a culpa maior é do Adryan (e de tantos outros garotos nos ultimos 20 anos) ou é dos diversos departamentos de Futebol do Flamengo?

  • eu acho que deveria estar aqui e jogando!!! canteros e m.a vivem fazendo merda e jogam são TITULARES!!,o Adryan só foi jogado na fogueira,merecia uma sequencia sim...

  • Acho que esse garoto tem talento mas entrou em um momento errado. Mas tbm não vou dizer que ele é craque mas seria mais bom jogador para compor elenco como tantos outros que perdemos de forma gratuita ex: Galhardia, Egídio, Felipe Gabriel e etc... São todos bons jogadores que foram perdidos por vários motivos inclusive nos torcedores que vivem de criticar e procurar culpados. Tá aí é só olhar os comentários sobre quem deveria sair essa semana pq perdeu pra aquela bosta do Vasco. Então temos de parar com esse imediatismo. Lembro do Zé Roberto no brasileiro de 2009 que foi peça fundamental e pouco antes a torcida o vaiava sempre. Essa é a minha opinião é cada um fique com a sua e respeite a dos outros...

  • Tomara q emplaque e renda alguma grana! Vendendo ele e o Jorge já da pra montar um time q preste pra 2016... Ou pelo menos uma zaga decente!

    • Acho que podemos trabalhar o Jorge por mais tempo e ganharmos muito mais em alguns anos...

    • Jorge não parceiro, tem que ir pra seleção principal jogando pelo Flamengo, ai sim valoriza. Veja só o Firmino, que cá pra nós, não é grande coisa. SRN

  • Fala nação, sempre faço a seguinte pergunta a amigos próximos e já a fiz no chat do site também, será que Almir é melhor que Adryan? Será que Gabriel é melhor que Tomáz? Arthur Maia era melhor que Rodolfo? Sinceramente eu não entendo essa forma de tratar nossa base. O que faltou pra eles foram oportunidades e sequência de jogos. Adryan só jogava fora de posição, Tomáz também, Rodolfo jogou bem e depois foi esquecido. Se algum deles tivesse a sequencia de jogos que tem o Gabriel já teriam deslanchado. Mas muito dessa culpa é nossa (torcedores) que sempre esperamos um novo Zico, Tita, Adílio, Mozer, Leando... Só que estes foram únicos. Pra ser sincero, se hoje tivéssemos parte dos moleques que não soubemos aproveitar em nosso elenco, ele seria muito melhor. Tem que saber usar a base, colocar os meninos na hora certa, uns se tornarão ídolos e outros renderão lucros. Vejo o Santos que todo ano revele 2, 3 ótimos jogadores, temos que pegar os bons exemplos. Vejo agora que Oswaldo está olhando melhor para a base, é isso mesmo que tem de ser feito. E mais, a base tem que ser treinada como é treinado o time principal. Mesma formação, mesmo esquema de jogo, pois assim o jogador já sobe sabendo o que o treinador do profissional quer dele, a adaptação será muito mais rápida. É assim no Barcelona. E assim vamos voltar a bater no peito e dizer, craque o Flamengo faz em casa! SRN

    • Concordo bastante contigo, e logo farei uma coluna sobre isso!! Esperando sempre Zicos, Leandros e Adílios, dispensamos nossas jóias e somos obrigados a aturar Márcio Araújo, Pará, Wallace que, além de mais caros que os jogadores da base, não tem potencial nenhum de venda. Não digo pra queimarmos os garotos, colocar moleques de 18 anos, mas deixar-los na suplência, como costumamos fazer com nossos goleiros, por exemplo, em que, geralmente, só nosso goleiro titular costuma ser de fora, o que nem agora está acontecendo.

      • Fala Rodrigo, uma honra ter o amigo comentando meus rabiscos. Concordo com você. Tenho o seguinte pensamento em relação a formação de um elenco, 34 jogadores, pra mim seria o ideal. Mas montado este elenco de que forma? 4 goleiros, um time titular, um time reserva e um terceiro time (10 jogadores cada), este terceiro formado apenas por jogadores da base, que estariam treinando com os principais, aprendendo, adquirindo experiencia e estando prontos quando surgir uma oportunidade de jogo. Como temos hoje na posição de camisa 9, Guerrero titular, Kayke reserva e Baggio é a terceira opção. Guerrero não vai jogar, então tem que jogar o Kayke e Baggio vai pra o banco como opção pra entrar no jogo. O problema é que nossos moleques são jogados aos leões, como solução. por isso não vingam. Acho que essa reformulação prometida não tem que acontecer só nos atletas, mas sim em toda a estrutura da nossa base. SRN

        • Uma boa alternativa. Porém, em alguns casos, temos jovens que já poderiam ser reservas imediatos. Jorge, por exemplo, se não estivesse jogando o fino da bola, duvido até que estaria relacionado para o banco de reservas. Será que não temos nenhum zagueiro da base, como o Rafael Dumas, que já não possa merecer uma oportunidade, nem que seja no banco, a frente de dois de nossos quatro paspalhões? Falta critério em nosso planejamento.

          • Sim, quando falo o terceiro time sendo a base, nele não incluí Jorge, Samir... Esses são titulares e outros já são reservas imediatos. Falo de casos como do Baggio, Dumas, Cafú, Jajá, Ronaldo... Esses sim poderiam ser uma terceira opção em suas posições no elenco, mas que sejam utilizados. não adianta serem terceira opção e quando as duas primeiras não podem jogar vir o treinador e improvisar alguém no lugar que seria deste jogador. Sou contra improvisação, se no elenco tem jogador da posição, coloca pra jogar, se não serve ao ponto de improvisar outro na vaga então dispensa. Como bem colocou o amigo, falta critério em nosso planejamento. Diria até que falta o proprio planejamento. SRN

    • se for parar pra pensar aqui, o Flamengo já desperdiçou muitos talentos. Craque o Flamengo desperdiça em casa. ultimamente tem sido assim.

    • Concordo quando vc fala da falta de planejamento que interfere na sequencia de jogos e no improviso de posiçoes, na qual o jogador joga fora de sua posição. Tudo bem que o Flamengo aproveitou mal, mas eu fico observando tb em relação ao Adryan um fato: por quantos times ele passou? Que eu me lembre foi: Cagliari, Leeds e agora Nantes! Como foi o desempenho dele no Leeds e no Cagliari?! Fraco! Desempenho abaixo da media. Tanto é que todos esses clubes tinham opção de compra e nao exerceram... Temos que ver isso tb! Eu torço para que ele dê um salto na carreira para gerar um retorno ao time quer seja no campo ou nas finanças! E isso vale para os outros!

  • gostaria de saber sobre o Vitor Sabá, que esteve bem na Austrália e acertou com um time da Europa (Turquia, acho). Pelos meiocampista que existe hoje no Fla, acho que o Vitor poderia ser melhor observado. E para mim, ele está na frente do Adryan!!!

    • Sabá está jogando por um time abaixo da média da Grécia, o Kallonis. O campeonato já é fraco, e o time mais ainda. Pelas minhas pesquisas, ele atua pelo time titular. Mas é difícil estabelecer alguma comparação, pois tanto o futebol australiano, pelo qual ele se destacou, como o futebol grego, pelo qual ele atua no momento, não exigem grande habilidade. O Botafogo havia tentado contratá-lo, mas não obteve sucesso. É difícil até observá-lo!!