Mais do que apresentar seu método de trabalho aos jogadores, o novo técnico do Flamengo, Oswaldo de Oliveira, tem alguns desafios pela frente em seu primeiro treino à frente da equipe, nesta sexta-feira, no Ninho do Urubu. A má fase que culminou com a saída de Cristóvão Borges minou a confiança de um grupo que sofre com a falta de regularidade na temporada.
O maior problema de Oswaldo, no momento, é encontrar a dupla de zaga ideal. O time levou dez gols nos últimos cinco jogos, com quase todas as duplas possíveis no elenco. Wallace e César Martins atuaram no 2 a 2 com o Santos, na derrota por 1 a 0 para a Ponte Preta e nos 3 a 2 sobre o Atlético-PR – neste jogo, Wallace se machucou e deu lugar a Samir no segundo tempo. Na derrota para o Palmeiras, por 4 a 2, o time começou com César Martins e Samir, substituído por Marcelo na etapa final. No 1 a 0 para o Vasco, Marcelo e Wallace foram os zagueiros, e Samir entrou para recompor a defesa após a expulsão de Wallace. O outro zagueiro do elenco, Frauches, se recupera de cachumba, mas já não vinha sendo aproveitado mesmo antes da doença.
A zaga não é a única incógnita da defesa. No gol, o titular Paulo Victor ainda não está totalmente recuperado de um edema ósseo no tornozelo direito, e será substituído pelo quinto jogo seguido por César, que já tinha atuado em nove partidas quando Paulo Victor fraturou a fíbula direita.
Cáceres assina com o Al Rayyan
Na lateral-direita, Pará tem sido titular, embora não consiga uma sequência de atuações convincentes. As opções para a posição são Ayrton, recém-contratado, e Luiz Antônio, que se divide entre a lateral e o meio, sem ter chances em qualquer dos dois setores.
Problema pior Oswaldo terá na lateral esquerda. Um dos poucos jogadores que têm se destacado nas últimas partidas, o jovem Jorge está suspenso, e o novo treinador terá de optar entre Armero, que acaba de se recuperar de um estiramento muscular, e Anderson Pico, barrado por Jorge há quase dois meses.
No meio-campo, Oswaldo não poderá mais contar com o cabeça-de-área paraguaio Cáceres, que acertou nesta quinta-feira sua transferência para o Al Rayyan, do Qatar. Márcio Araújo e Canteros eram os volantes titulares com Cristóvão, mas os dois, assim como o reserva Jonas, dependem, agora, da formação que Oswaldo escolherá para o meio-campo rubro-negro. Em uma das melhores atuações no Brasileiro, o Flamengo de Cristóvão teve Alan Patrick como um dos volantes, na vitória sobre o Atlético-PR.
Alan Patrick, por sinal, está liberado para voltar, depois de desfalcar o time contra o Vasco, por não poder atuar na Copa do Brasil – já jogou a competição deste ano pelo Palmeiras. Resta saber se Oswaldo pretende lançá-lo ou vai preferir usar o jogo contra o São Paulo para testar a formação que deseja utilizar no jogo de volta contra o Vasco, na próxima quarta-feira, quando o Flamengo precisará vencer para chegar às quartas de final.
O ataque não deve ter novidades, com Ederson e Everton municiando a dupla Emerson e Guerrero. Mas até entre as estrelas do elenco há dúvidas. Em busca da melhor forma, Ederson ainda não consigou ficar em campo os 90 minutos nas três partidas disputadas pelo Flamengo. E Guerrero, que teve início avassalador, com três gols nos três primeiros jogos, acumula cinco partidas sem marcar, num jejum que já dura um mês.
Fonte: O Globo
Flamengo já é destaque com mais da metade do dinheiro gerado por futebol na capital…
Flamengo busca manter 100% de aproveitamento em casa no NBB É dia do Orgulho da…
Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…
Filipe Luís assumiu o Flamengo após a demissão de Tite, no dia 01 de outubro…
Flamengo comemora 129 anos de existência nesta sexta-feira (15) O Flamengo segue sendo homenageado durante…
Gabigol afirmou que não irá permanecer no Flamengo em 2025 O Flamengo já começou a…
Ver comentários
Everton tem muita vontade e disposição, mas não está conseguindo ser produtivo para o time. Ta na hora de mudar, não adianta só correr e não conseguir fazer algo de produtivo.
Sinceramente não vejo possibilidade de uma dupla de alto nível com NENHUM dos zagueiros disponíveis. Oswaldo vai remendar o que tiver na mão agora, mas ano que vem queira Deus que Wallace, Marcelo, Cesar Martins sejam liberados de forma amigável, que aquela proposta feita pelo Samir de R$14Mi (se não me engano) caia nas mãos do Flamengo e chegue ao time 4 Zagueiros que, se não tiverem fama, que pelo menos tenham bola pra jogar no clube com maior exposição do Brasil.
Infelizmente nosso setor defensivo é fraco. Não tem muito oq fazer, é escolher os menos piores.
Eu tentaria a formação da zaga com Marcelo e Samir. Maaaaaaaaas, com o tec já chegou se borrando todo vai deixar o Wallace. =
Como a zaga é fraca, penso q ele deveria deixar o Jonas na contenção e mais a frente Canteros/MA (qq um dos dois acho ruim, mas não temos outro) e tentar um 4-4-2 com Alan Patrick e Ederson (no meio), e na frente o Guerrero e Sheik.
Senta o Everton tbm, apesar de ser esforçado não tem ajudado muito a equipe.
Exatamente o que penso...
Corretíssimo, Canteros não ta bem, mas infelizmente nessa função é o que temos. Jonas é o nosso volante de mais pegada, tem que jogar pra ajudar a zaga. Everton ta sendo só correria, só isso não adianta... tem que ter mais objetividade.
Vdd Wellington. Esse é o caminho... tomara q o Oswaldo tente algo nessa pegada ai.
SRN
Acho q o pior setor do Fla não éa zaga, e sim os volantes, M.Araújo não tem poder d marcação, Canteros lentos e só jogou bem esse ano o 1ºtempo contra o Santos, o Jonas entra igual um caminhão sem freio na ladeira e não tem inteligência para mudar a forma d jogar, o melhor volante saiu, o Osvaldo descartou o Patrick no Palmeiras, espero q ele não faça isso aqui, para compensar a ruindade dos volantes tem q jogar mesmo num 4-4-2 com os 2 meias eo Everton no banco, porq ele não tá jogando nada, contra o Furacão jogamos num 4-4-2 sem o Guerrero, e jogamos bem e vencemos, os Bambis estão mortinhos, não vamos ressuscita-los, M.Araújo, Canteros, Patrick eo Ederson deveria ser o meio, o Sheik tem q para d bater escanteios, pelo amor, SRN
Velho, se Canteros, Marcio Araújo e Wallace estão uma merda, troca e coloca o Frauches que é o unico q não foi testado na zaga e o Jajá no meio... E tem que acabar a porra desse 4-3-3 que todo mundo quer jogar... O flamengo não tem Neymar, Messi e Suarez nem Busquets, Rakitic e Iniesta... Prefiro a volta do bom e velho 4-4-2. Cesar; Pará, Frauches, Samir,Jorge; Jonas, Jajá, Ederson e Alan Patrick; Sheik e Guerrero. R tem que colocar o Douglas Baggio pra jogar.
Cara, por que não testar Samir e Marcelo? Tudo bem que o Samir cagou geral no jogo contra o Palmeiras, mas o moleque não é ruim de bola. Coloca o César Martins como primeiro volante, já que ele tem um bom poder de marcação e uma boa saída de bola junto com o Canteros que tem poder de marcação melhor que o Márcio Araújo. Na frente Saca o Everton e coloca no banco, entra com Alan Patrick no meio junto com o Ederson, e o Sheik com o Guerrero no ataque. Tem que pensar no jogo contra o São Paulo como um teste pra quarta, lembrando que quarta não poderemos contar com Alan Patrick. Eu escalaria: César. Pará, Samir, Marcelo e Jorge. César Martins, Canteros, Alan Patrick e Ederson. Sheik e Guerrero.