Fonte: Renato Mauricio Prado
Flamengo e Santos fizeram, há quatro anos, um dos jogos mais espetaculares de futebol brasileiro, nessa década. Histórico. Foi na Vila Belmiro e a equipe da casa abriu logo 3 a 0 mas, acabou sofrendo o empate, no final do primeiro tempo, e levou uma incrível virada, após o intervalo, numa magnífica partida que terminou 5 a 4 para o rubro-negro. Alguma chance de se ver algo semelhante, hoje?
Infelizmente, não, pois naquele duelo havia, de um lado, um Neymar endiabrado (fez um gol driblando toda a defesa e, por ele, ganhou o Prêmio Puskas, de gol mais bonito do ano) e, do outro, Ronaldinho Gaúcho, na melhor apresentação com a camisa do Mais Querido, balançando a rede tres vezes e desequilibrando a favor dos cariocas.
O confronto desta tarde, entretanto, não é desprovido de charme. Graças à chegada de Paolo Guerrero (muito bem assessorado por Emerson), o Flamengo sofreu uma metamorfose e de time medíocre, que se arrastava no gramado, levando uma surra atrás da outra, se tornou uma equipe capaz de ganhar os quatro jogos em que o peruano atuou.
Do lado do Santos, apesar da perda de Robinho, há ótimos jogadores, como Lucas Lima, o jovem Gabi Gol e o artilheiro Ricardo Oliveira. Promessa, portanto, de um belo jogo, ainda que não seja possível outro espetáculo mágico como aquele.
Sem Marcelo Cirino, que voltou a sentir uma contusão muscular (como sentem os músculos os jogadores rubro-negros, hein?), periga Cristóvão voltar a usar o nefasto esquema com três volantes, escalando Emerson, Guerrero e Éverton, na frente. Se tiver um rasgo de ousadia, talvez comece com Alan Patrick, que pelo menos tem características de meia, e poupe a torcida do Fla de Márcio Araújo… Será possível ou não passa de um sonho meu?
Alhos e bugalhos
Há quem defenda o esquema de três volantes, recordando o time rubro-negro hexacampeão brasileiro, em 2009, com um meio-campo formado por Aírton, Williams e Maldonado (ou Toró). Pelo amor de Deus! Não façam comparações desse tipo, que são um sacrilégio! Aquele time contava, na armação, com um iluminado Petkovic, em seu magistral canto de cisne, e o ataque era formado por Adriano Imperador (igualmente em sua última campanha com brilho) e Zé Roberto (em ótima fase). Isso, além de dois laterais em grande forma e jogando de maneira extremamente ofensiva: Leonardo Moura e Juan. Com essa turma, até eu escalo um trio de cabeçudos para marcar no meio-campo…
Colina partida
Acho que minha amiga Marluci Martins, excelente repórter e colunista do Extra, matou a charada. Há algo além de um elenco medíocre na raiz da medonha campanha que vem fazendo o Vasco no Brasileiro. Segundo ela, o comando do futebol está partido, tendo de um lado o filho do presidente (cada vez mais ativo) e do outro José Luiz Moreira e Paulo Angione. O elenco também parece dividido, com o zagueiro Rodrigo assumindo uma liderança que não agrada a todos, bancado pelo herdeiro do ex-deputado. Receita perfeita para o terceiro rebaixamento em menos de dez anos, algo vergonhoso para um clube da importância e da história do Vasco.
Explica mas não justifica
Em resposta à última coluna, na qual critiquei o sistema de vendas do Maracanã e o programa de Sócio torcedor do Flamengo, recebi uma curiosa nota assinada, em conjunto, pelo Consórcio e pelo departamento de marketing rubro-negro. Reproduzo apenas o primeiro parágrafo, que sintetiza a defesa:
“Sobre a nota “Idade da Pedra”, Flamengo e Maracanã esclarecem que o torcedor hoje possui, sim, a comodidade para escolher seu ingresso pela internet e passar direto na catraca do estádio, sem a necessidade de impressão, através de dois canais: cartão do Programa Sócio Torcedor do Flamengo e Cartão Maracanã, ambos recarregáveis. Sistemas esses totalmente integrados, tendo apenas suas plataformas de venda distintas.
Ok. O tumulto, com direito até a bilheteria incendiada e quebra-quebra no Maracanã deve ter sido coisa da “imprensa golpista”. Bem como os inúmeros e-mails que recebo, semanalmente, de rubro-negros se queixando do programa de Sócio Torcedor, que até hoje tem números medíocres em relação ao tamanho da torcida do Mais Querido.
Par ou ímpar
Discussão do momento no mundo da bola: quem você escolheria para centroavante de seu time, se pudesse optar entre Fred, Pratto ou Guerrero?
Plata realizou apenas atividades na academia nesta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Além dos convocados, Gabigol também participou do treino nesta sexta-feira (22) O elenco do Flamengo…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…