‘Ainda há tempo’

Como diz um velho ditado: “Chegou o momento de separar os homens dos meninos.” E é mais ou menos isso que paira sobre a nuvem que abriga os 40 milhões de rubro-negros e o time do Flamengo.

Oswaldo de Oliveira perdeu Jorge para este jogo mas ganhou o retorno de Guerrero, recuperado de contusão. Porém podia ver seu time escrever uma outra história caso Alan Patrick tivesse convertido o pênalti que teve a seu favor aos 9 minutos de jogo. Bateu fraco no canto direito de Victor, que foi buscar. O que ele não imaginava era voltar a sofrer com a deficiência latente da bola aérea.

Aos 16 minutos de jogo, quando o Atlético já era bem superior ao Flamengo, Dátolo tentou cruzar da esquerda, Marcelo cortou e fez contra. A desatenção da defesa rubro-negra só estava começando.

O ponto fora da curva foi após o gol. O Flamengo por dois minutos conseguiu controlar o jogo e não sentiu o gol sofrido. Aos 18, Canteros achou Paulinho na grande área. O ponta bateu, a bola desviou em Marcos Rocha e enganou Victor. 1 a 1 no Independência.

O Flamengo, por ora, havia conseguido o mais difícil. Nocauteado, conseguiu se reerguer, botou a bola no chão e rapidamente chegou ao empate. Porém, para a agonia de Paulo Victor e desespero do torcedor, o carnaval na zaga rubro-negra havia voltado.

Como aos 25 minutos, quando o mesmo Dátolo cobrou falta na cabeça de Jemerson, que ganhou de Samir no alto e fez 2 a 1.

Flamengo que ainda teve uma chance clara de empatar novamente o jogo, mas não conseguiu. Pela forte marcação e compactação do Atlético e pela própria sonolência do time carioca.

O retorno ao segundo tempo foi sem alterações. Tantos nos times como na postura das equipes.

O Atlético mordia o Flamengo, não dava espaços e foi mais uma vez na bola aérea que chegou ao terceiro gol. Dátolo, o homem da bola parada, colocou mais uma vez na cabeça de Jemerson, que cabeceou, a bola tocou no travessão e após a linha do gol de Paulo Victor.

Aos 20 do segundo tempo, Ederson entrava no lugar de Marcelo Cirino, que fez mais uma discreta partida. Não era o dia de ninguém que vestia rubro-negro. Nem mesmo de Almir e Kayke que entraram no decorrer do segundo tempo.

Prova disso é que aos 25 do segundo tempo, Dátolo driblou Pará, fora da área e sem que ninguém imaginasse, bateu colocado. Paulo Victor de novo nem foi. Aliás, em nenhum dos quatro gols do Atlético, ele se mexeu. Samir e Marcelo o traíram e o Flamengo foi engolido pelo Atlético-MG.

Ainda assim, não vejo o Flamengo fora da briga pelo título. O Flamengo não tinha Emerson Sheik, nem Jorge, nem Wallace, mas lhe falta uma coisa que só Oswaldo pode dar: ânimo e ambição. A ambição das seis vitórias seguidas, precisa voltar. Ainda há tempo.

E para além do jogo, que infelizmente terminou com derrota, este post me é especial por um motivo. Há exatos 4 anos, no dia 21 de setembro de 2011, coincidentemente após um Atlético-MG x Flamengo, eu fazia minha estreia aqui no Blog Ser Flamengo. Aquele jogo terminou empatado em 1 a 1, mas marcou minha história escrevendo para você que nos lê desde quando tudo começou. Deixo aqui meu mais sincero agradecimento ao Túlio, editor-chefe do blog, por tanta coisa proporcionada, como a confiança em me entregar a “fabricação” das crônicas e outros textos feitos rotineiramente.

Ficha técnica

Atlético-MG 4 x 1 Flamengo

Campeonato Brasileiro, 27ª rodada

Local: Estádio Independência, Belo Horizonte, Minas Gerais

Data: 20 de setembro de 2015 (domingo)

Árbitro: Sandro Meira Ricci

Assistentes: Emerson Carvalho e Marcelo Van Gasse

Cartões amarelos: Victor e Luan(Atlético-MG); Éverton e Canteros(Flamengo)

Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca e Dátolo; Luan, Thiago Ribeiro e Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi

Flamengo: Paulo Victor; Pará, Samir, Marcelo e Éverton; Márcio Araújo, Canteros e Alan Patrick; Marcelo Cirino, Paulinho e Guerrero. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Fonte: Blog Ser Flamengo

Coluna do Flamengo

Ver comentários

    • De LONGE uma das piores zagas de todas as séries ... Detalhe que ainda tínhamos o Frauches e o Erazo... É muita bomba no mesmo time...

    • Será que não tem ninguém na base do Flamengo que jogue pelo menos igual ao Marcelo e ao Samir?

      Deviam experimentar

  • Briga pelo título? É sério?! 16 pontos atrás do Corinthians. Não tá faltando ambição, mas pé no chão. Hora de se contentar com a briga pelo G4, que já está de bom tamanho, principalmente pelo péssimo início de campeonato (mais um). Aliás, alguém lembra a última vez que o Flamengo começou o CB bem?

      • Lembrando que dos 8 da CB, cinco estão na disputa pela vaga (Inter, Santos, São Paulo, Grêmio e Palmeiras). Além disso, o nosso próximo adversário, o Vice da Lama, vai estar mais cansado que a gente, já que jogará quarta. O cansaço também vale para os outros que estão na disputa da CB, algo que favorece o Mengão.

    • Acho q título é praticamente impossível, mas o time pode tentar um g4 pelo menos.

  • Em se tratando de FLAMENGO, para mim falta uma coisa essencial nesse time: RAÇA!

  • Mas essa não era a zaga que tantos pediam como titular? Marcelo é o pior zagueiro do time, o foda é que torcedor de resultado tem memória curta e na primeira falha do Wallace ou do César Martins, vão pedir de volta esse jogador ao time principal. De resto, apesar do 4 x 1, não vejo motivo pra tanto desespero, pois o time jogou melhor no primeiro tempo, foi prejudicado pela arbitragem, que deveria ter expulsado o Victor, e 3 dos 4 gols tomados resultaram de erros individuais. Obs: se o Marcelo, estabanado e nervoso do jeito que é, tivesse jogado no "caldeirão" de Brasília, 5 x 0 era lucro. SRN

    • Também fiquei me perguntando a mesma coisa. O Victor deveria ter sido expulso.

    • Concordo contigo!! O goleiro tinha que ser expulso,fomos prejudicados mais uma vez por esse péssimo juiz!!

    • Samir e Marcelo é uma mãe na bola aérea juntos...

  • 4 coxa p vcs , domingo tem mais

    O flamengo vai passar a semana inteira descansando enquanto o vascao ta jogando a cp do br ,
    E quando for domingo gooolll do vasco 2x0

    • Eu não consigo acreditar como os vascaínos são idiotas. O cara perde o tempo dele para vir na página do Flamengo, encher o saco com um time de merda, que já esta praticamente rebaixado. Eu já vi imbecil, mas igual a este ai, não existe

    • Amilton.. Vai procurar site do seu time. Ah.. Qual time né? Série B tá ai..

  • Nem um zagueiro do Flamengo faz mts gols de cabeça e ainda toma dois gols de cabeça do zagueiro adversário, isso é inadimissível. E o Flamengo pensou em contratar o Dátolo e aparece com Canteros e M.Araújo aí é brincadeira de mal gosto. Laterais, zaga e volantes que não desarmam e nem criam tantas jogadas, Pará e Everton nem cruzavam a bola na area, M.Cirino e Paulinho tbm não cruzavam a bola pro Guerrero, Guerrero que era pra bater o pênalti pois tem mais experiência que o Alan Patrik, td errado nesses jogo. Flamengo precisa de reforços pra 2016 craques que nem esse Datolo que a diretoria do Flamengo não conseguiu contratar e perdeu pro Atlético endividado sem pagar as contas como o Fla faz.

  • Cadê o "osvadiola" que a maioria aqui exaltavam como se fosse um "mourinho carioca" ??
    No começo, quando ele foi contratado eu disse aqui que não era técnico de flamengo ( fui apedrejado aqui ! ) e agora esta se provando o que falei.
    Um técnico, com este elenco nas mãos e não cponsegue arrumar a zaga não deveria estar em time grande.

    • Nunca vi uma torcida tão bi-polar. É muito estranho como podemos ser tão eufóricos e depressivos ao mesmo tempo.

    • Leke, o Oswaldo melhorou e MUITO o Flamengo, perdemos sim, mas veja os últimos jogos como o time está bem melhor, tirando a zaga, pq não dá pra fazer milagre tbm né? O técnico é bom, não tem culpa se os zagueiros tem deficiência e baixo futebol.

    • Portteiro ta certo ! Deveria ter deixado o Cristovão mais uns 3 anos. Depois que agente tivesse na 3º divisão, ai sim seria hora de ir atrás de outro técnico.

      • E isso aí Wellington. Estou certo de novo pra variar...kkkk
        Penso que trocamos 6 por meia dúzia, pois aquilo que chamamos de zaga continua a mesma M..., talvez até pior um pouco.

        • Amigo, perdemos 2 jogos. Calma ai. O do atlético era previsto. Oswaldo está fazendo um belo trabalho

  • Guerrero que é o mais experiente desde a Europa era pra chamar a responsa e bater o pênalti, atacante tbm cobra pênalti, ou foi erro do treinador que falou pra ser o Alan Patrick? Os cobradores oficiais tem que ser Guerrero e Ederson, Ederson faltas e pênaltis e Guerrero pênaltis, se faz aquele gol a pressão iria pro Atlético, por isso o Flamengo venceu mais quando faz gols no começo do jogo porque joga a grande pressão pro adversário que se atrapalha. O Flamengo fora ou dentro de seu mando tem que buscar gols antes dos 30 minutos, no começo aí a pressão fica tudo pro adversário e o Flamengo vence maia tranquilamente. Uma pergunta quanto tempo faz que os zagueiros do Flamengo não fazem gols de cabeça? E ps volantes tbm? Aí se ver se eles tem qualidade pra jogar no Flamengo sim ou não.

  • Não adianta fazer investimento alto em atacante e não contratar um zagueiro de nível internacional e de seleção, vai ser a mesma balela de sempre, faz um toma 4.

Notícias recentes

Borussia Dortmund manda recado para Flamengo em rede social antes do Super Mundial de Clubes

Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…

17/11/2024

Gabigol não pretende renovar com Flamengo para cumprir palavra diante do Cruzeiro

Gabigol pretende cumprir acordo com Cruzeiro mesmo que Flamengo ofereça mais três ou quatro anos…

17/11/2024

Landim cede à pressão e Gabigol pode renovar com o Flamengo para 2025

Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…

17/11/2024

Flamengo prepara plano ousado para Alcaraz em reta final de Brasileirão

Ausência de Arrascaeta abre espaço para Alcaraz no Flamengo O Flamengo segue em reta final…

17/11/2024

Técnico campeão pelo Flamengo, Jayme de Almeida dá opinião inusitada sobre futuro de Gabigol

Decisão de renovar com o Flamengo para 2025 está nas mãos de Gabigol Campeão da…

17/11/2024

Ex-Flamengo deve comandar projeto bilionário da Portuguesa

Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…

17/11/2024