
Clubes receberão até 385% a mais de dinheiro da Rede Globo pelos direitos de transmissão das partidas. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo desta terça, 01, o Ministério Público quer nova divisão das cotas de TV no futebol.
O valor pago pela Rede Globo pelos direitos de transmissão das partidas de futebol dos clubes brasileiros virou alvo do Ministério Público Federal, conforme veiculado em reportagem da Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, o MP acredita que a divisão atual desfavorece os clubes menores.
O subprocurador-geral da República, Sady d’Assumpção Torres Filho foi procurado por diversos clubes insatisfeitos com o atual método de negociação individual dos clubes com a Globo. Torres, por sua vez, entrou com um pedido de investigação no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sugerindo que exista abuso nesta divisão, além de prática de conduta contra concorrência. O subprocurador diz ainda que, mesmo com a extinção do Clube dos 13, os clubes que faziam parte do grupo ainda se beneficiam de melhores cotas de TV.
COTAS DE TRANSMISSÃO
Atualmente, a divisão das cotas de TV é organizado em seis diferentes grupos, contendo um ou mais times de acordo com os critérios de avaliação da TV Globo, tendo como base a audiência das partidas de futebol. Os grupos estão divididos da seguinte maneira:
Grupo 1 – Corinthians e Flamengo – R$110 milhões cada
Grupo 2 – São Paulo – R$80 milhões
Grupo 3 – Palmeiras e Vasco – R$70 milhões cada
Grupo 4 – Santos – R$60 milhões
Grupo 5 – Cruzeiro, Atlético/MG, Grêmio, Internacional, Fluminense e Botafogo – R$45 milhões cada
Grupo 6 – Coritiba, Goiás, Sport, Vitória, Bahia e Atlético/PR – R$27 milhões cada
O novo contrato assinado entre os clubes e a TV Globo, no entanto, de acordo com reportagem do O Estado de S. Paulo de 5 de março de 2015, prevê uma diferença de até 385% entre os membros do grupo 1 e do grupo 6. Enquanto Corinthians e Flamengo receberão R$170 milhões cada por ano, times como Coritiba e Goiás receberão apenas R$35 milhões anuais.
Veja abaixo informação completa, grupo a grupo, dos valores a serem recebidos de cota de TV entre os anos 2016-2018:
Grupo 1 – Corinthians e Flamengo – R$170 milhões cada
Grupo 2 – São Paulo – R$110 milhões
Grupo 3 – Palmeiras e Vasco – R$100 milhões cada
Grupo 4 – Santos – R$80 milhões
Grupo 5 – Cruzeiro, Atlético/MG, Grêmio, Internacional, Fluminense e Botafogo – R$60 milhões cada
Grupo 6 – Coritiba, Goiás, Sport, Vitória, Bahia e Atlético/PR – R$35 milhões cada
EXEMPLOS DA EUROPA
O subprocurador do MP alega que as mudanças podem coibir uma “espanholização” do futebol brasileiro, tal como existe no duopólio entre Real Madrid e Barcelona em relação aos demais clubes. Na Inglaterra, por sua vez, a Premier League faz diretamente o repasse das cotas seguindo alguns critérios: 50% igualmente para todos os times, 25% de acordo com o mérito esportivo e 25% pelo número de partidas transmitidas.
“O atual formato de divisão brasileiro resulta em prejuízo para a coletividade”, afirma Torres. “A qualidade dos campeonatos cai muito por causa dessa diferença do que é pago”. A princípio, o Cade não encontrou irregularidades no processo de divisão atual em relação à ordem econômica. O MP recorreu e aguarda novo posicionamento do orgão regulador.
Fonte: Torcedores.com
Quanto foi o jogo do Flamengo x Bonsucesso nesta sexta-feira (26), no CT Ninho do…
O que aconteceu entre os jogadores do Uruguai com Marcelo Bielsa? O Uruguai tem…
O que disse Plata, atacante do Flamengo, após jogo do Equador x Alemanha na Copa…
Maria Tereza Freitas participou de stand-up comedy e ‘enloqueceu’ apresentadores Viralizou nas redes sociais um…
FIFA deve ampliar números na próxima edição A FIFA estuda uma nova e ambiciosa mudança…
Brasil e Japão se encontram na próxima segunda-feira (29), no primeiro mata-mata da Copa do…
Ver comentários
Não vai dar em nada... A Globo é a detentora do Campeonato, e ela paga o que quer. Flamengo e Corinthians dá mais audiência... Esses times menores e regionais que va chorar na cama que é lugar quente.
Flamengo e Corinthians tem as maiores torcida disparada ... Quem tah insatisfeito, negocia com outra emissora ...
Querem mandar no dinheiros dos outros, já basta o financiamento das dividas que vai ajudar esses clubes caloteiros ...
Ou então, mudem de time ... Kkkk
O Ministério Público ta se perdendo de vez.Depois de proibir pasmem vocês crianças de atuarem em novelas.agora querem divisao de cotas que estao justas.Ora meus caros quem da mais audiencia tem que receber mais.quem enche estádio mais simples assim.isso é coisa do Viciado da Gama Tricolores Porcada chorando anotem ai
o MP tem que investiga e a Dilma que rouba dinheiro publico dinheiro da globo não e publico ,portanto eles fazem oque quiserem.
Ai não pode pq meche no bolso deles
Se pegar a cota da TV de 2016 e 17 já dá para construir o nosso estádio de futebol. Com 340 milhões já dá para sonhar.
Que pensamento
e deixa de pagar as outras contas... é como se falasse ano que vem vou pegar o meu salario e comprar um carro novo, as outras contas eu pago no outro ano.
Se fosse assim seria facil... Infelizmente com esse dinheiro não dá nem para finalizar o CT... Pois tem as despesas, enquanto o ST nao bombar dependemos muito da TV
O
Ministério Público tem é que apurar coisas mais interessantes que
prejudicam o Povo brasileiro como o que o Governo faz com os aposentados e
pensionistas no Brasil. O Ministério Público tem é que apurar os desvios
de verbas do Governo Federal, Estados e Municípios que desviam dinheiro
da Saúde e deixam pessoas morrerem em corredores de hospitais, mas
fazer o que se tem uma porrada de Procuradores que só jogam pra galera e
tentam o seu minuto de FAMA tentando se intrometer em problemas que não
lhe é peculiar, pois o Orgão do Governo CADE já deu seu parecer
sobre este imbróglio, onde o Cade – Conselho Administrativo de Defesa
Econômica – arquivou nesta última sexta-feira (24/07) a investigação
sobre o modelo de negociação de cotas de transmissão da TV. O inquérito
administrativo visava provar a violação da Lei 12.529, que rege a
concorrência no país. Veja Matéria com parecer do CADE. https://www.mundorubronegro.com/cade-arquiva-inquerito.../...