Brincando de sonhar

 

Mais uma vez, o Flamengo consegue fazer o que sempre se duvida, mas que sempre se alcança: levantar a esperança da torcida. Em nossos momentos mais pessimistas, quando achamos que nada mais vai dar certo e já pensamos nos próximos anos e nos próximos campeonatos, eis que ressurge uma força que nos joga de volta para a realidade do momento e que, por um instante, nos faz relembrar que não somos nada mais, nada menos, que o Flamengo.

Somos reconhecidos – oficialmente por nós mesmos, mas temidamente por todos – como o clube das arrancadas. Foi assim em 2004 e 2005, fugindo de um provável rebaixamento; em 2007, com o salto da zona de rebaixamento à Libertadores; e em 2009, principalmente, com a conquista do Hexacampeonato Brasileiro. Como se pode, então, fazer previsões com a nossa história?

O mais recente levantamento do maior site esportivo do país aponta que o Flamengo sequer tem chances de título, além de apenas 14% de chances de alcançar uma vaga no G4. Falar em título é realmente complicado, pois há uma diferença de 17 pontos entre nós e o líder. Mas, 14% de chances de Libertadores, estando há apenas 4 pontos do quarto colocado? Essa matemática realmente reflete o peso da camisa?

Vamos aos fatos. Faltando ainda 16 rodadas a serem disputadas, teremos 7 mandos de campo: Cruzeiro, Coritiba, Joinville, Internacional, Goiás, Ponte Preta e Palmeiras, além de dois jogos “neutros”, clássicos contra Fluminense e Vasco. Das 7 partidas restantes, enfrentamos Chapecoense, Atlético MG, Figueirense, Corinthians, Grêmio, Santos e Atlético PR fora de casa. Vamos montar um esquema de “obrigações”:

Temos plenas condições de vencer todas as partidas em casa, totalizando 7 vitórias e 21 pontos. Além de ser “obrigação”, todos os nossos confrontos como mandantes são contra equipes de situação razoável/ruim na tabela. Os dois clássicos, apesar de considerar o Flamengo como favorito, são imprevisíveis, e a história recente nos mostra isso. Por essa razão, estipulo que conquistemos um empate em cada jogo – 2 pontos.

Dentre as partidas fora de casa, também é difícil fazer previsões. Vamos enfrentar equipes mais qualificadas, mas ultimamente estamos atuando melhor longe de nossos domínios. Separando entre três grupos de “possíveis vitórias”, “possíveis empates” e “possíveis derrotas”, temos, no primeiro, Chapecoense e Figueirense; no segundo Santos e Atlético PR; e no terceiro Atlético MG, Corinthians e Grêmio. Seguindo a regra, alcançaríamos algo em torno de 8 pontos nesses 7 jogos.

Pois bem, de acordo com esse breve levantamento, conseguiríamos 31 pontos nas 16 rodadas restantes. Assim, terminaríamos o campeonato com 63 pontos, que, segundo a própria UFMG, nos garantiriam em 92% a classificação à Libertadores. Não se trata, entretanto, de assegurar essa soma, alguns acreditam que vacilaremos em casa e não alcançaremos tal feito, e outros acreditam em uma arrancada que envolva vitórias fora de casa contra Corinthians e Atlético MG, por exemplo, com voos mais altos.

O meu objetivo aqui, porém, não é estabelecer a obrigação de nos classificarmos a Libertadores, o que é absolutamente possível. Meu ponto é demonstrar a importância de nossos jogos dentro de casa, já que enfrentaremos equipes médias, onde as nossas arrancadas ganham força. Quando a torcida comparece e apoia, e quando a fase é boa, nós sabemos que até peladeiro vira artilheiro. Por essa razão, fui pessimista com as partidas como visitante (8 pontos em 7 jogos) e nos clássicos (2 pontos em 2 jogos). O G4 está logo ali, e nó dependemos de nós mesmos.

E ai, Nação, vamos comprar essa briga? O Flamengo chega ou não no G4?

Rodrigo Coli

rodrigo.coli@colunadofla.com

Rodrigo Coli

Ver comentários

  • Ganhando domingo do fluminense e quinta do cruzeiro, a confiança dos jogadores pode chegar a um nível tal qual aconteceu em 2009, pois, basta acreditar e ter confiança, este time atual depende muito de uma melhora da parte defensiva, acertar posicionamento, marcação, etc, isso acontecendo e não tomando gols bobos podemos alcançar o que quisermos.

Notícias recentes

Torcedores preparam “AeroFla” em embarque do Flamengo para jogo da Libertadores no Uruguai

Sob comando de Tite, Flamengo precisa vencer no Uruguai para seguir vivo na Libertadores O…

23/09/2024

Tite quebra silêncio sobre Gabigol e revela motivo de não usar o atacante do Flamengo

Gabigol voltou a ficar de fora da lista de relacionados do Flamengo em jogo contra…

23/09/2024

Flamengo prejudicado: árbitro e VAR ignoram irregularidade em gol do Grêmio

Árbitro e VAR ignoraram uma falta em Allan, do Flamengo, no lance que abriu o…

23/09/2024

Chance de título do Flamengo no Brasileirão cai drasticamente após derrota para o Grêmio

Flamengo tem 0,68% de chance de vencer o título do Campeonato Brasileiro O Flamengo perdeu…

23/09/2024

Árbitro explica motivo da expulsão de Carlinhos em jogo do Flamengo no Brasileirão, contra o Grêmio

Carlinhos foi expulso aos 12 minutos do segundo tempo em duelo entre Flamengo e Grêmio…

23/09/2024

Peñarol toma atitude para combater racismo em jogo contra o Flamengo

Comunicado diz que Peñarol (URU) vai colocar infratores em "lista negra" O Peñarol (URU) usou…

23/09/2024