Crise na arbitragem! CBF vai pedir à Fifa permissão para o uso de vídeos em 2016

Compartilhe

Entidade divulgou comunicado nesta sexta-feira, afirmando que pretende adotar a ajuda da tecnologia no Brasileirão. Medida criaria novo cargo: o árbitro de vídeo

Depois de um pedido dos clubes em reunião na quinta-feira, a CBF afirmou que estuda o uso das câmeras de vídeo para auxiliar as arbitragens no Brasileirão de 2016. A entidade depende somente de uma autorização da Fifa para adotar de vez a ajuda eletrônica. De acordo com o comunicado, o ex-juiz Manoel Serapião Filho, hoje diretor da Escola Nacional de Arbitragem, viajará para Londres em outubro, para tentar a liberação do uso de imagens.

Com a medida, seria criado um novo cargo, o árbitro de vídeo. Ele seria responsável por analisar seis tipos de jogadas: dúvida se a bola entrou no gol ou não, se a bola saiu pela linha de fundo ou não, se uma falta aconteceu dentro ou fora da área, anulação de gols e de pênaltis por faltas claras e indiscutíveis, impedimentos por interferência e ainda jogo brusco ou agressão física.

– Sabemos que é impossível a seres humanos atingir o índice de erro zero na arbitragem. Por isso, considerando a solicitação dos clubes, a CBF pleiteará junto à Fifa a aprovação do uso de imagens da TV para auxiliar os árbitros. Queremos que o Brasil tome a liderança no processo de introdução da tecnologia no futebol e que sirva de referência para outros campeonatos no mundo – afirmou o presidente da CBF, Marco Polo del Nero, no comunicado.

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sergio Corrêa, afirma que o uso da tecnologia não irá acabar com todas as dúvidas durante uma partida. No entanto, espera evitar que erros de avaliação prejudiquem diretamente o resultado em campo.

– É importante dizer que a tecnologia não evitará todos os equívocos de arbitragem, pois a atuação do árbitro de vídeo somente se dará para evitar erros claros, indiscutíveis e que tenham influência no resultado da partida. A comissão está muito satisfeita em participar deste processo de evolução da arbitragem – afirmou Sergio Corrêa.

O comentarista Wagner Vilaron lembrou que a Fifa já autorizou outros testes no Brasil, como o uso do spray, para marcar a posição da barreira nas cobranças de falta, e a presença de auxiliares extras, na linha de fundo. O apresentador Marcelo Barreto crê que o uso do vídeo no futebol pode ser parecido como acontece no vôlei.

– O árbitro de vídeo não pode ter mais autoridade que o árbitro de campo. Isso já acontece no vôlei. Existem momentos em que o vídeo não consegue tirar a dúvida. Aí o árbitro arbitra. Faz o que o nome dele diz. Isso vai dar mais um elemento para o árbitro avaliar.

A CBF informou ainda que os clubes terão cinco representantes (um de cada região do Brasil) para acompanhar as escalas, notas e sorteios de árbitros nas quatro séries do Brasileirão. Além disso, os nomeados também poderão seguir a reciclagem dos juízes na Escola Nacional de Arbitragem.

Anúncio é feito uma semana após polêmicas

O anúncio do pedido para o uso de tecnologia acontece nove dias depois das polêmicas da 22ª rodada do Brasileirão. No dia 2 de setembro, o líder Corinthians foi beneficiado por um gol mal anulado do Fluminense, que empataria a partida em Itaquera. O jogo acabou 2 a 0 para o Timão.

No mesmo dia, Marcelo de Lima Henrique fez arbitragem polêmica no Independência, na derrota do vice-líder Atlético-MG para o Atlético-PR por 1 a 0. O presidente do Galo, Daniel Nepomuceno, fez duras críticas a Sergio Corrêa, que comanda a comissão de arbitragem.

Na partida entre Ponte Preta e Cruzeiro, a Macaca foi derrotada por 2 a 1, reclamou de um pênalti não marcado e de um gol mal anulado. O clube de Campinas chegou a pedir a anulação da partida no STJD. Depois da rodada, a CBF anunciou o afastamento de cinco auxiliares e de um árbitro.

Fonte: Sportv

Notícias recentes

  • Notícias

Na véspera do prazo da Libertadores, Cruzeiro anuncia 2 reforços e pressiona o Flamengo

Flamengo e Cruzeiro se enfrentam nas oitavas de final da Libertadores O Cruzeiro chegou ao…

06/08/2026
  • Destaque

Fluminense e Corinthians sondam Cebolinha, mas salário no Flamengo trava contratação

Quais times estão interessados em Everton Cebolinha? Everton Cebolinha não seguirá no Flamengo após o…

06/08/2026
  • Notícias

A revolta das organizadas do Flamengo em nota oficial contra Boto e Jardim

Derrota no mercado de transferências e queda de desempenho incomodaram O clima entre o Flamengo…

06/08/2026
  • Destaque

A postura do Flamengo sobre a contratação de Luiz Henrique, ex-Botafogo

Como está a negociação do Flamengo com Luiz Henrique? Luiz Henrique é o novo alvo…

06/08/2026
  • Destaque

Real Madrid anuncia renovação de contrato com Vini Jr, cria do Flamengo

Arsenal (ING) tentou a contratação de Vinicius Júnior O Real Madrid (ESP) anunciou, nesta quinta-feira…

06/08/2026
  • Notícias

Próximo adversário do Flamengo, Vitória joga pela Copa do Brasil hoje; saiba onde assistir

Vitória encara a Athletico-PR nesta quinta-feira (06) Flamengo e Vitória se enfrentam no próximo domingo…

06/08/2026