Favorito por natureza

Será que a velha máxima ‘clássico não tem favorito’ estará presente domingo no Maracanã? Ou o Flamengo sempre será favorito contra o Vasco?

De boa… Pouco importa!

Amigos, não interessa se o Flamengo fará valer, ou não, toda a sua grandeza antes da bola rolar, se estabelecendo como o favorito. O que realmente importa é que jogue bem, deixando de lado todo o nervosismo de um grande clássico.

Até pelo retrospecto do Flamengo esse ano no clássico, que não é lá tão bom assim, até agora são 3 vitórias do Vasco, 2 do Flamengo, e dois empates. Assim está aquele que já foi o maior clássico do Rio de Janeiro nessa temporada.

E já deixou de ser o maior clássico do RJ faz um bom tempo, não por culpa do Flamengo que sempre está em evidencia, mas foi mais por culpa do rival que entrou em desgraça nos últimos anos, e se apequenou.

Foram dois rebaixamentos em um período curto de tempo, acachapantes goleadas sofridas, dentre outros vexames capazes de fazer a torcida vascaína diminuir. E esse ano não foi diferente, depois de levantar o hilário Cariocão, o Vasco agonizou no nacional, e tem mais um rebaixamento batendo ás portas.

O mandatário vascaíno bem que tenta se promover as custas do Flamengo, afinal, ocupar o posto de maior rival do maior clube do Brasil é um privilégio, mas o Vasco ficou pra trás, e o Flamengo já tem rivalidade maior em âmbito interestadual.

Esse jogo de domingo tem todos os ingredientes de uma final daquelas históricas que os clubes protagonizaram ao longo das décadas, claro que não pela qualidade dos seus respectivos plantéis, mas por tudo que envolve essa partida em si.

São os extremos para ambos, é o céu, ou o inferno no campeonato para as duas equipes. Sorte a nossa que estamos disputando as primeiras posições!

Se pelo lado do Vasco a vitória é mais que necessária para dar sobrevida ao clube na elite do futebol brasileiro, pelo lado do Flamengo a vitória seria mais um grande passo na ferrenha briga rumo à Libertadores da América 2016.

O Vasco está em viés de alta, vem de vitória contra o Sport no Maracanã, e o Flamengo vem de uma goleada sofrida para o Atlético em Minas. Poucos são os desfalques de ambos os lados, essa desculpa não vai ter.

Vale ressaltar que o Vasco jogou, e apanhou do São Paulo, no meio de semana, em partida válida pela Copa do Brasil. Enquanto isso, o Flamengo teve a semana livre para descansar e treinar visando o confronto.

Espero, inclusive, que Oswaldo de Oliveira tenha trabalhado à exaustão a bola parada defensiva. Esse problema que ressuscitou, e voltou a assombrar a nação rubro-negra, pode ser o caminho das pedras para o adversário.

Outra, não precisamos insistir no erro, prefiro até deixar o favoritismo para o lado deles se for o caso. Não podemos municiar o adversário com falácias, e bravatas como aconteceu nas vésperas das últimas partidas disputadas.

Esse papo de que Flamengo x Vasco é guerra não ajuda em nada, precisamos fazer o que não fizemos nos jogos da Copa do Brasil contra eles, é botar a bola no chão e ter serenidade para jogar futebol, simplesmente jogar futebol.

Temos muito mais time, e assim teremos tudo para ganhar mais esse clássico.

Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com

Ver comentários

    • Nada ele vai falar q a culpa é de uma excursão de brasília que acabou vaiando os jogadores, tal ato contagiou a torcida do rio que acabou seguindo o modelo da torcida dos modinhas e acabamos perdendo mais um clássico..
      Esses modinhas de brasília são foda!!!