Põe, tira, deixa ficar: apesar de a diferença ter caído para apenas três pontos na tabela, o Corinthians ainda continua tranquilo na corrida dos matemáticos pelo título do Brasileirão, à frente do Galo bom de bico e do imortal Grêmio, depois de 24 rodadas.
As possibilidades de uma festa corintiana giram entre 67% e 69%, contra 20% da equipe mineira e 10% do time da Baixada Santista.
Na briga pela quarta vaga da Libertadores, o Urubu reina nos cálculos do ‘Infobola’, com 33%, 10% a mais que o soberano São Paulo e o Peixe. Já na aritmética do ‘Chance de Gol’, quem dá bola é o Santos, com 38,5%, à frente do Tricolor (28,5%), Palmeiras (20%) e Flamengo (11,5%).
Na luta contra o caldeirão do diabo, um sopro de esperança à nau vascaína depois de implodir a Ponte. O risco de rebaixamento passou de 99% para… 98% em um dos sites.
De acordo com o ‘Infobola’, os cálculos levam em conta o mando de campo dos jogos e o retrospecto dos times no campeonato. Além da pontuação ou aproveitamento, o sistema também compara a dificuldade dos confrontos de cada equipe e o mando de campo. Segundo o ‘Chance de Gol’, não se deve confundir probabilidade alta com certeza nem probabilidade baixa com impossibilidade.
Os cálculos no ‘Infobola’:
Campeão
Corinthians – 67%
Galo – 20%
Grêmio – 10%
Flamengo – 1%
São Paulo – 1%
Furacão – 1%
Rebaixamento
Vasco – 98%
Joinville – 77%
Avaí – 71%
Figueirense – 37%
Ponte – 32%
Coxa – 29%
Goiás – 21%
Libertadores
Corinthians – 99%
Galo – 94%
Grêmio – 86%
Flamengo – 33%
São Paulo – 23%
Peixe – 23%
Furacão – 22%
Palmeiras – 8%
A aritmética do ‘Chance de Gol’:
Campeão
Corinthians – 68,8%
Galo – 20%
Grêmio – 10%
Peixe – 0,6%
São Paulo – 0,4%
Flamengo – 0,02%
Rebaixamento
Vasco – 99,8%
Avaí – 89,5%
Joinville – 83%
Coxa – 42%
Figueira – 39%
Ponte – 25%
Libertadores
Corinthians – 99,7%
Galo – 96%
Grêmio – 91%
Peixe – 38,6%
São Paulo – 28,5%
Palmeiras – 20%
Flamengo – 11,5%
Furacão – 9,6%
############
Chapa quente 1. Há cinco jogos sem vencer, o Fluminense também curte bons momentos fora de campo. Ronaldinho Gaúcho passou a ser visto com outros olhos, nada agradáveis, após recusar o banco no clássico contra o Flamengo. Alegou um problema de garganta e foi embora do ‘new Maraca’. Pouco antes, o líder Fred ‘Slater’ havia passado uma singela mensagem aos companheiros: ‘Quem for do bem e quiser vestir essa camisa vai com a gente. Quem não quiser vai embora’.
Chapa quente 2. De acordo com Guilherme Abrahão, do ‘Extra’, Ronaldinho Gaúcho está isolado nas Laranjeiras. Já chegou atrasado para treinar e com poucas horas de sono. A vida fora das quatro linhas tem sido a prioridade do meia, fora de cinco dos últimos seis jogos do Fluminense. Se depender do ‘professor’ Enderson Moreira, terá de mostrar muito serviço nos treinos para voltar ao time. Fred ‘Slater’ joga ao lado do treinador.
Zé Corneta. Brasil, o Vasco da economia mundial: rebaixado.
Bem, amiguinhos. É vero: nada é tão ruim que não possa ficar ainda pior. Se não bastasse estar fora de combate, recuperando-se de uma cirurgia no joelho, o atacante Keirrison encara um calote no Coxa. A saber: 13º de 2014, 50% das férias, salários de maio, junho, julho e agosto, além de despesas médicas. A dívida gira em torno de R$ 600 mil. Keirrison tem contrato até 2017.
Sugismundo Freud. O primeiro passo para o sucesso está na dificuldade.
Bem, diabinhos. Os torcedores do soberano São Paulo têm razões de sobra para apostar em um excelente resultado contra o imortal Grêmio. Dos 10 jogos como visitante sob a batuta do ‘professor’ Juan Carlos Osorio, a equipe roubou a cereja do bolo nada menos que três vezes. Dividiu três e ficou seis vezes com água na boca. O retrospecto de Roger Machado como anfitrião também é animador para os paulistas: oito vitórias e dois empates na Arena gremista.
Dona Fifi. Nada contra, ao contrário. Mas dificilmente a ideia de um ‘juiz eletrônico’ no Brasileirão/16, proposta que o Circo Brasileiro de Futebol enviará à mamãe Fifa, sairá do papel.
Gilete press. De Cleo Pires, no ‘Globo’: “O transatlântico alugado pelo Comitê Rio 2016 para servir como opção de hospedagem para quatro mil pessoas durante a Olimpíada – ele também tem como função alcançar o número de leitos exigido pelo COI – vem tendo uma procura bem abaixo do esperado. A expectativa era grande e, para evitar que o navio fique vazio e também um prejuízo de proporções colossais (foram gastos R$ 65 milhões no aluguel do transatlântico), há um plano B: transformá-lo num point de eventos, com festas e exibições ao vivo das provas da Olimpíada.” O pódio é deles, o suor é nosso.
Caiu na rede. O Vasco nasceu mesmo para ser vice: o Brasil foi rebaixado primeiro.
Tititi d’Aline. O bochicho corre solto pelos lados do soberano São Paulo: o pagamento dos direitos de arena e salários deve atrasar novamente. O café no bule tricolor anda mais fraco que o prestígio do país no exterior.
Você sabia que… as duplas Ágatha/Bárbara Seixas, Evandro/Pedro Solberg (indicadas pela CBV), Larissa/Talita e Alison/Bruno Schmidt (garantidos pelo ranking) representarão o Brasil no vôlei de praia da Olimpíada?
Bola de ouro. Roberta Vinci. A italiana (43ª do ranking) acabou com o sonho da americana Serena Williams de conquistar os quatro torneios do Grand Slam na mesma temporada. Ela disputará a final do US Open contra a compatriota Flavia Penetta. Duelo de zebras.
Bola de latão. Raposa. Ainda não conseguiu uma vitória no ‘new Maraca’. Coleciona seis derrotas e dois empates.
Bola de lixo. Sport. De Leão indomável a cavalo paraguaio: há 10 jogos não festeja uma vitória. Desabou para a 11ª colocação.
Bola sete. “As pessoas me conhecem. Nunca fiz nada errado. Nunca bebi ou usei nada de errado, sou 100% saúde, e não seria agora que iria me envolver. Não tenho nada a ver com essa história” (do ex-jogador Edilson, o ‘Capetinha’, suspeito de integrar um esquema de fraude em loterias).
Dúvida pertinente. Por onde andam os adoradores do vai da falsa que comungavam da ladainha de Levir Culpi de que o Brasileirão estava manchado?
Fonte: ESPN / Jose Roberto Malia