Não podemos nos satisfazer em apenas ficar entre os 4 melhores colocados do Campeonato Brasileiro 2015.
Não só pelo tamanho do Flamengo, que como maior clube do país tem por obrigação mirar a ponta da tabela, por mais que a campanha no primeiro turno tenha sido pífia, temos sempre que entrar para ser campeão no Nacional.
Mas o maior problema de ficar na quarta colocação é o fato de não ser certa a participação do quarto colocado do Brasileiro na Libertadores da América 2016.
Caso o campeão da copa sul-americana seja um clube brasileiro, o Campeonato Brasileiro perde uma vaga de classificação para a Libertadores da América do ano que vem, isso mesmo, o G4 se transformaria em G3.
Acreditem, Sport-PE, e Atlético-PR, tem grandes chances de levantar a Copa Sul-americana, mesmo não tendo tradição internacional, a tabela, e os fracos adversários ajudam os clubes a sonharem com o titulo sul-americano.
Além dessa possibilidade, entrar no G3 significaria também não ter que se preocupar com a primeira fase do torneio continental, conhecida como a “Pré-Libertadores” caso o campeão da Sul-americana não seja brasileiro.
Enfrentar adversários duros, já em clima de Libertadores, e quiçá em locais com altitudes surreais, seria um problema, e colocaria em cheque a participação do Flamengo na fase de grupos do torneio continental.
Precisamos mais do que nunca focar em ganhar mais posições no campeonato, para evitar que essa histórica arrancada desse ano morra na praia, depois de nadar contra a correnteza.
E do jeito que as coisas andam no ‘mais querido’ é totalmente palpável o G3. Em plena ascensão, o Flamengo cresce gradativamente, e faz no segundo turno do Campeonato Brasileiro uma campanha irretocável.
Tem quem diga que a briga do Flamengo é pelo título, eu ainda que com um pé atrás, não duvido do Flamengo, e quem acompanhou 2009 sabe que as coincidências são grandes, e o Flamengo tá no páreo.
O time tá jogando por música e ainda tem confrontos diretos contra os 3 clubes que estão acima na tabela. Mesmo todas as partidas sendo fora de casa, o Flamengo pode jogar de igual, para igual, com qualquer time, e em qualquer lugar.
Nessa altura do campeonato, empolgado, o Flamengo além de ser um visitante indigesto esse ano, costuma se tornar quase que imbatível após crescer da forma que cresceu na competição, passando por cima de todas as adversidades.
Entretanto, é bom lembrar que mais difícil que chegar, é se manter no grupo das melhores equipes do campeonato, o foco tem que ser 100%.
Vamos avante Mengão, não para não, o céu é o limite!
Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com
O Sport não tem nenhuma chance de ganhar a Sulamericana, o Atletico PR até pode ser
Se o grêmio ganhar copa do Brasil vira g4 de novo
Apesar da ótima campanha e de saber que o futebol é imprevísivel muitas vezes, acho difícil brigar pelo título por causa da distancia é principalmente pela regularidade dos times que estão na frente. G4 é bem possível, apesar que não vai ser fácil por causa dos 5 jogos fora de casa, teria que conquistar pelo menos a metade deles. Espero que o Grêmio vença a CB, assim vira G5. Quanto a Sulamericana, não acredito que esses times médios consigam conquista-lá.
Se o Fla mantiver essa mesma pegada, fechamos o ano em 3º … o Corinthians (ajudado pela arbitragem) vai ser dificil chegar; o Patético Mineiro é uma incógnita; o Grêmio fica pelo caminho, pois não tem elenco; o São Paulo preocupa e pelo jeito vai fica na bota do Mengo até o final; o Palmeiras tem elenco, mas vive de altos e baixos; o Santo fica pelo caminho; o Atlético Paranaense se contenta com 7º; o Inter também não chega; e os demais não me preocupo ……… FLAMENGO SÓ DEPENDE DELE MESMO … Acho até que podemos sonhar com a 2ª posição. Mas alcançar os marginais de SP vai ser difícil …… MAS NÃO É IMPOSSÍVEL.
Atletico MG joga muito bem em casa, mas deve patinar alguns jogos fora. O SP vai nos perturbar até o final, mas acho que o Santos tá vindo tbm. Precisamos muito ganhar deles na vila.
Falou tudo, cara. Eu tava pensando nisso, e na proxima rodada, teremos uma boa oportunidade pra cheirar o cangote do Gremio. Jogarão fora contra o embalado Santos. Aliás, os 3 primeiros jogarão fora, e tomara que todos percam. O 4º lugar com pré liberta consagraria uma ótima campanha, mas de 3º pra cima, seria excelente.
Torci contra o curintia e o atlético na Copa do Brasil, mas agora vejo que o melhor seria se esses clubes tivessem se classificado… Além de dividirem o foco, facilitaria a abertura de mais uma vaga no brasileiro…
To sentindo muito oba oba com o flamengo. De time horroroso passou pra melhor time do brasil em um mes. Isso nao vai acabar bem…