Mais uma chance para Brasília

Tudo leva a crer que o Figueirense aceitará a oferta, e levará a partida da próxima quarta-feira, contra o Flamengo, para o Mané Garrincha em Brasília.

O time catarinense sente bastante a crise financeira, e a quantia de 1,2 milhões de reais cairá como um belo desafogo nos já combalidos cofres alvinegros. Mesmo contra a vontade de sua torcida que protesta nas redes sociais.

E o Flamengo nunca jogará fora de casa em Brasília, independente do adversário, a capital do país é rubro-negra, e os torcedores já podem começar a se preparar para mais uma vez presenciar o Flamengo na cidade.

Será mais uma chance para a torcida de Brasília mostrar o verdadeiro espírito rubro-negro, e apagar de vez da memória o vexame do jogo contra o Coritiba em partida valida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015.

Tomara que o torcedor brasiliense lote as dependências do Mané Garrincha, assim como quando bateu o recorde de público da competição no último dia 17 de setembro, protagonizando uma bela festa antes de a bola rolar.

Tomara também que o torcedor candango entenda de uma vez que não se deve ir para o estádio esperando espetáculo, o torcedor tem que ter consciência de que está indo para a guerra, e que o apoio deve ser incondicional do primeiro ao ultimo minuto.

Os problemas foram de conhecimento geral, vaias para um jogador que começaram prematuramente aos 25 minutos do primeiro tempo, gritos de olé para o adversário, dentre outros descontentamentos da torcida.

Talvez falte mais apoio das torcidas organizadas, as filiais das torcidas na cidade, e adjacências têm o dever de estar presente, e reger o estádio da maneira correta. O 23º pelotão da Torcida Jovem, a 41ª região da Raça Fla, e a Urubuzada Brasília, devem chamar a responsabilidade.

Mas vale ressaltar que não é de hoje que o Flamengo passa por sufoco no Distrito Federal…

O retrospecto do Mais querido na capital federal brasileira não é nada animador. Em onze partidas disputadas no estádio depois da reforma para a Copa do Mundo, foram duas derrotas, duas vitórias, e sete empates.

Chegou a hora de mudar essa história, e começar a fazer de Brasília, a segunda casa rubro-negra. Um ótimo mercado para o Flamengo explorar, com torcedores apaixonados, ainda que não acostumados com o time no estádio.

Junto com a possibilidade do Flamengo se classificar para a Libertadores da América 2016, também chega a dúvida do local onde o rubro-negro mandará as suas partidas na competição continental, já que o Maracanã estará fechado para as olimpíadas.

Brasília é uma das opções, mas para isso os torcedores candangos precisam provar que conseguem transformar o Mané Garrincha em um grande caldeirão que apoia, e empurra o time, em todas as situações que uma partida pode prover.

Que as vaias sessem, e se transforme em incessantes cânticos rubro-negros, que o torcedor que quer ver espetáculo fique em casa e veja pela tv, as arquibancadas devem estar cheias de gladiadores que vão lá brigar pelos 3 pontos, e não jogam contra o time.

“Vamos dar as mãos e torcer juntos, na dividida ganha quem tem união, nosso time é a gente em campo, a gente tem mais garra, tem mais coração, a nossa seleção de ouro é um grito de guerra só… Vamos Mengão, avante Mengão!”

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo, e em Brasília!

Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com

Ver comentários

  • Mais uma chance? Quem jogou foi o Flamengo e não a torcida. Flamengo jogou no Maraca e com sua torcida do RJ e ganhou do vasquinho?

    • Fala Douglas, tudo blz cara?
      Mais uma chance de ver o Flamengo na cidade, não me compreenda mal por favor.
      Eu discordo de você amigo, acredito que a torcida joga junto com o time sim, espero que joguemos juntos semana que bem em Brasília.
      Não teremos 100% de aproveitamento nem no Maracanã, e nem no Mané Garrincha.
      Abraço, SRN!

  • pensa num blogueiro preconceituoso, torcida e igual em todo lugar o que muda e o maracanã que e um estadio simbolico e tem o sonho de todo mundo jogar ou conhecer o estadio, outra chance para brasilia, vc e um idiota e não sabe nada, a torcida apoio e o time que foi uma merda em campo e vc um babaca seu mané, seria bom a torcida nem comparecer nesse jogo.

    • Fala Marcondes, blz cara?
      Discordo de você amigão, a torcida tem o seu poder, e pode mudar o clima do jogo para pior, ou para melhor. Então a nossa torcida é igual a dos rivais cariocas? A torcida do Flamengo é igual a do Vasco?
      Sei não hein, acho que a torcida tem a sua variação sim, e de localidade também.
      É verdade que a torcida apoiou, mas também pecou em alguns pontos, ou você não percebeu as vaias, e o grito de 'Olé!' para o adversário?
      Amigo, errado é fazer lobby para que a nação rubro-negra não compareça ao estádio, isso sim é uma atitude de um mané.
      Precisamos estar unidos, e fazer de Brasília a segunda casa rubro-negra, quem sabe não seja o Mané Garrincha a casa do Flamengo na Libertadores ano que vem.
      Abraço, SRN!

      • negativo, vou no rio frequentemente e a torcida e igual, o maracanã e um etadio magnifico tem uma energia incomparavel mas a torcida e igual, o que não para um segundo e a torcida organizada, vc mais uma vez mostrou que não sabe nada da torcida do flamengo e precisa sair um pouco do rio.

        • Justamente Marcondes,
          Você pode ver que no texto eu falo que as organizadas de Brasília deveriam chamar a responsabilidade também!

          • Vinny, não sou lá fã dos seus posts mesmo achando esse muito coerente, mas o caso é que tenho que salientar a sua enorme educação mesmo com a enxurrada de "elogios", meus parabéns pelo autocontrole demonstrado nas respostas.

  • E ai Vinny! Td bem e vc? Foi o que quis dizer, o blogueiro colocou "mais uma chance". Sendo em BR ou RJ quem vai fazer o esforço é o time. Torcida empurra, apoia, crítica e etc. Se você buscar antigos jogos no RJ tem vaias e xingamento assim como tiveram em BR. Ao meu ver, tudo fica por conta do time.
    Abç SRN!

    • Douglas meu camarada,
      Concordo em partes, mas podemos jogar junto com o time.
      O que quero dizer é que temos que passar uma borracha, e esquecer o ultimo jogo em Brasília.
      Vamos com tudo para esse jogo, e começar a escrever uma bela história entre o Clube de Regatas do Flamengo e Brasília.

  • Caro Vinny, você é mesmo um grande babaca. Torcidas de estados fora do estado de origem de qualquer time nunca terão o mesmo comportamento. Mesmo no RJ, quando o Mengo vai mal, como contra o Vasco no último domingo, ninguém cantava. Talvez, nos seus sonhos mais remotos, você tenha a ilusão de ser "alguém" como blogueiro, e para isso siga passos de bacacas como Neto, e outros da Fox que, para esmolarem alguma audiência, inventem radicalismos para atingir o emocional do torcedor. Enfim, sair de cocô zé ninguém para cocô conhecido. Me dá até pena.

    • Fala Mathew! Tudo blz?
      Você tem razão quando critíca a torcida do Maracanã, ultimamente ela mudou mesmo, inclusive farei uma coluna falando sobre isso depois.
      Obrigado pelos elogios.
      Abraço! SRN!

      • vc não tem credito para falar da torcida, vc pode falar do time mas da torcida não.

        • Bom Marcondes, você não é obrigado a concordar com a minha opinião amigo.
          Assim como eu não sou obrigado a falar do que você quer.
          O debate é sempre válido.

          • vc pode falar da instituição flamengo, do time, da politica que jamais vou ler, mas no momento que vc fala de torcida vc esta me colocando no seu blog e com certeza vou te criticar.

          • Fala Marcondes,
            Sim, é uma opção sua me criticar meu camarada.
            Quando se trata de opinião, cada um defende a sua.
            Abraço! SRN!

  • Esse será o primeiro jogo do Flamengo em Brasília que não irei.
    Pra que ficar quase uma hora no Sol quente esperando pra trocar o ingresso (e olha que sou socio-torcedor), pagando caro pelo mesmo, para no fim ainda ouvir de um blogueirozinho de m*÷=% como esse, e de outros torcedores com mania de grandeza, que nós não somos torcedores, que somos modinha e etc.
    Vão pra PQP. O Flamengo sempre que vem pra cá esquece o futebol no Rio, parece que joga de sacanagem aqui em Brasília, e a culpa é da torcida ainda.
    E pode esquecer essa ideia de lotar estádio, de super público, porque isso não vai acontecer.
    Se vocês ai no Rio não lotaram o estádio num clássico, não dá pra querer que a gente aqui vá lotar o Mané Garrincha num jogo contra o Figueirense pagando 100 reais a meia.

    • Fala Ítalo! Tudo blz?!

      Fiquei sabendo dos problemas que o torcedor de Brasilia encontrou no ultimo jogo na capital.

      E isso foi um fator que já fez com que o público ficasse nervoso com o futebol apresentado.

      Não desista, isso é Flamengo, tenho certeza que mudará de ideia quando começar a vender os ingressos.

      Vamos passar uma borracha, e esquecer o ultimo jogo em Brasília.

      Vamos com tudo para esse jogo, e começar a escrever uma bela história entre o Clube de Regatas do Flamengo e Brasília.

      Abraço! SRN!

  • esse bosta não sabe de nada, o figueirense rejeitou a oferta, vai jogar no orlando scarpeli.

    • Boa Marcondes, mas Brasília merece uma segunda chance!
      Abraço, SRN!

      • vc que merece uma segunda chance em seu blog. que e bastante ruim

        • Boa Marcondes, você tem a opinião forte, e isso é muito bom.
          Você acha que não deve ter mais jogos em Brasília então?

          • por mim tanto faz, se vier ou não. nunca vou deixar de ser flamengo e vou ao rio constantemente. e não aceito ninguem falar mal da torcida que seja do rio, de rondonia ou do acre flamenguista e flamenguista e vc tem muitas coisas pra fazer do que ficar falando de torcida. não se esqueça que o flamengo e nacional e não e so do rio.

          • Perfeito Marcondes, o Flamengo é um clube nacional mesmo.
            Já morei fora do RJ, e meu amor pelo Flamengo só aumentou, mesmo não acompanhando no estádio.
            Veja bem, novamente eu te digo, não falei mal da torcida de Brasília, existe sim diferença entre a do RJ, e a de Brasília, mas não é demérito, cada um com o seu estilo.
            Temos apenas que saber usar o Maracanã como arma, assim como em arrancadas em anos passados.
            Abraço! SRN!

  • Não sei com ainda deixam um cara desses escrever aqui.... Só besteira, meu Deus do céu.

    • Fala Ricardo,
      Envie seu texto, tenho certeza que também tem ótimas ideias.
      Abraço! SRN!

  • Mathew Pinto ,, se a torcida do rio fosse realmente isso tudo ai o flamengo seria muita mais vezes campeao do brasil e da libertadores e nao ficaria esse tempao lutando para nao cair ,, essa historia de que omengao e so do rio por causa das musiquinhas das torcida e maior balela que eu ja escutei , e olha que sou carioca da gema

    • Xenofobia? Acho que não. E acho que vc tbm não visto os jogos...

    • Fala Roberto, tudo blz?!
      Amigo, a questão vai além de perder ou ganhar.
      A questão foi a fase que o Flamengo passava, a mudança do mando foi feita na semana do jogo contra o Avaí (a terceira vitória da série de 6 seguidas).
      Nessa situação, mesmo que perdesse, ter o Maracanã como arma é o ideal, vide as arrancadas de 2007, e 2009.
      O Flamengo é nacional, sendo assim, é mais que necessário jogar no DF, só que em outras situações mais tranquilas.
      Abraço, TMJ! SRN!

  • futebol que o flamengo vem apresentando esta de doer os olhos , embora eu seja contra qualquer tipo de vaia , so nao entendo como o nosso lemhor marcador o JONAS esta no banco para massaraujo e canterso esse quase se arrasta em campo ,, coisas que ninguem consegue explicar ne , sera porque o JONAS e nordestino,nao usa brinquinho nao fgaz dancinhas quando faz gol, nao usa cabelo moicano ou nao tem grife argentina ?

    • Xenofobia? Acho que não. E acho que vc tbm não visto os jogos...

    • Roberto, é importante lembrar que temos o PARÁ como titular.
      Isso pra não falar do baiano Wallace, e outros nordestinos que nos últimos anos fizeram sucesso.
      Amigo, não se esqueça que durante a recente série de vitórias que tivemos, o maranhense Márcio Araújo e o argentino Canteros eram os titulares.
      Não vamos agora, na má fase, achar que ninguém presta, e achar cabelo em casca de ovo. Vamos ter calma!
      SRN!

  • Concordo em partes.

    Quem faz os gols do jogo são os jogadores lá em campo, de fato o esforço maior tem que ser deles.
    Mas o papel ridículo que fez a torcida do DF, ao gritar olé no toque de bola do adversário, isso é papel de torcida modinha, que só lotou o estádio por conta das seis vitórias seguidas conquistadas anteriormente.
    Na boa, a torcida de fora do Rio tem que amadurecer e muito se quiser apoiar o time nas boas e nas más situações.

    • Fala meu amigo Ximenes!
      É verdade, mas o ultimo jogo em Brasilia é para ser esquecido.
      Foi uma junção de situações que fizeram a torcida local agir daquele jeito.
      É necessário que o Flamengo jogue mais em Brasília.
      Vale ressaltar que a torcida do Flamengo no Maracanã também tem deixado a desejar.
      Forte abraço, TMJ! SRN!

    • Nossa "torcida madura" tomou um baile de meia dúzia de vices. Ninguém me falou, estava lá e vi. Estava no leste inferior pq já não tinha mais ingressos setor Norte, num sol fdp tendo que aturar a apatia do time e da nossa torcida, abafada por meia dúzia de gatos pingados.