O Flamengo comemorou nesta segunda-feira um ano da conquista do Intercontinental de basquete, justamente no dia de sua estreia no Campeonato Estadual. Dos ingressos caros na Arena da Barra para a entrada por um quilo de alimento não-perecível no ginásio do Tijuca. Do outro lado o Botafogo, um tradicional rival, que tenta recuperar suas forças na modalidade. Mas assim como a comparação das duas competições, o jogo mostrou o que separa os dois times. No fim, vitória rubro-negra por 92 a 48, ainda sem poder contar com o americano Jason Robinson, que precisa regular seu visto de trabalho antes de entrar em quadra.
O Flamengo volta a jogar já na quarta-feira, contra o Macaé, fora de casa, às 20h (de Brasília). O Botafogo terá o mesmo adversário pela frente, na sexta-feira. São apenas três participantes na competição.
A diferença entre os dois times já seria grande pelo abismo de investimento. O Botafogo ainda precisou conviver com três desfalques importantes: Arnaldinho e Alan, machucados, e Rodrigo Bahia, cedido para a seleção brasileira militar. Diante do cenário, o Flamengo, que contou com boas estreias de Rafael Luz e JP Batista, conseguiu conduzir o jogo com facilidade. Ao fim do primeiro quarto, o time já vencia por 29 a 13.
No segundo quarto, o técnico José Neto começou a colocar jogadores mais jovens em quadra. O Botafogo equilibrou o jogo, mas nada que ameaçasse a soberania rubro-negra no placar. O veterano Roberto, com duas bonitas enterradas, era o único a encarar de igual para igual o jogo contra um adversário muito mais poderoso. A vantagem se manteve ao final do período: 50 a 34.
Apesar de toda a força de vontade do Botafogo, o terceiro quarto pesou no confronto. O time conseguiu marcar apenas quatro pontos no período e viu o adversário deslanchar no marcador, conduzido por Meyinsse e JP Batista, pontuando no garrafão. A vantagem, antes, administrável diante da diferença técnica, chegou a 39 pontos, com o Flamengo vencendo por 77 a 38.
No último quarto, bastou ao Flamengo manter o nível para não perder o ritmo em seu primeiro jogo na temporada, com mudanças importantes no time. O Botafogo até conseguiu evitar que a diferença fosse ainda maior no placar. Agora, fica na expectativa da volta de seus principais jogadores para colocar mais dificuldades diante do rival. Com a superioridade e Marquinhos como cestinha, com 23 pontos, a vitória por 92 a 48 acabou apenas sendo protocolar.
Fonte: GE
Um dia o futebol do MENGÃO será tão poderoso quanto é o Orgulho da Nação. SRN