Novo maestro do FlaBasquete, Rafael Luz estreia com defesa forte e enterrada

Compartilhe

A saída do argentino Nicolas Laprovittola deixou um buraco no Flamengo. Durante duas temporadas, ele foi o condutor do time, responsável pela armação e um termômetro das atuações dos companheiros. Esse papel, agora, está nas mãos de Rafael Luz, que também defende a seleção brasileira. Em seu primeiro jogo pelo clube, na vitória por 92 a 48 sobre o Botafogo, pelo Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, fez sete pontos, mas essa estatística está longe de ser o seu ponto forte. Colocar os companheiros em boas condições é a sua prioridade.

Com essa característica como principal, Rafael Luz, de 23 anos de idade, se consolidou no basquete espanhol antes de ser contratado pelo Flamengo. A primeira impressão diante de um público razoável no ginásio do Tijuca foi a melhor possível para um dos reforços do clube.

– Acho que a torcida gostou bastante. Foi um jogo bem divertido e eles não pararam de cantar – comentou Rafael, que vestiu a camisa 5 e começou o jogo como titular.

Individualmente, ele gostou da sua atuação. Não há números oficiais para assistências, rebotes e roubadas de bola disponibilizados pela Federação de Basquete do Rio de Janeiro (FBERJ). Apenas a pontuação é computada. Mas seu desempenho em quadra foi além dos números. Até enterrada teve a chance de mostrar para a torcida.

– Eu sou um cara que enterra. Não sou aquele armador que corta para o meio e vai para a enterrada, mas em um contra-ataque é até normal. A torcida gosta e motiva o time. Mas não tento toda hora – explicou Rafael Luz.

A temporada, no entanto, está apenas começando. O Flamengo tem pela frente o confronto com o Orlando Magic, válido pela pré-temporada da NBA, a liga americana de basquete, no dia 17 de outubro, no Rio de Janeiro. Depois, inicia a disputa do Novo Basquete Brasil e Liga das Américas. Além de Rafael Luz, JP Batista também fez sua estreia contra o Botafogo. O americano Jason Robinson ainda aguarda a regularização de sua documentação.

– O time conseguiu jogar bem, construindo a nossa identidade de defender forte. Vamos tentar fazer isso o ano inteiro, com essa agressividade – disse o armador, que se instalou na Barra da Tijuca e aproveitou o última fim de semana antes do início da temporada para conhecer alguns pontos da cidade.

Fonte: GE

Ver comentários

Notícias recentes

  • Notícias

Flamengo abre votação para escolher ‘Manto da Nação’ de 2026; veja 10 finalistas

Votação do 'Manto da Nação' acontece até 30 de agosto O Flamengo lançou o 'Manto…

17/08/2026
  • Notícias

Com 1 jogo a menos, Flamengo soma 4 gols a mais que o Palmeiras e dispara como melhor ataque

Flamengo aumentou o saldo de gols no Brasileirão após aplicar 5 a 1 no Mirassol,…

17/08/2026
  • Destaque

Danilo prega equilíbrio após goleada e projeta jogo do Flamengo x Cruzeiro, pela Libertadores

Danilo foi titular em jogo do Flamengo x Mirassol O Flamengo fez valer o favoritismo…

17/08/2026
  • Destaque

Elenco do Flamengo se reapresenta após vitória contra o Mirassol; veja programação para 2 jogos contra o Cruzeiro

Flamengo encara o Cruzeiro pela Libertadores e pelo Brasileirão O Flamengo venceu o Mirassol nesse…

17/08/2026
  • Notícias

Flamengo cola no Palmeiras, e Cruzeiro bate o Corinthians; veja tabela atualizada do Brasileirão na 23ª rodada

Fora de casa, o Flamengo venceu o Mirassol por 5 a 1 neste domingo (16)…

16/08/2026
  • Destaque

“Sou mulambo, sou Flamengo”: Gabigol revela gosto especial por vitória sobre o Vasco em São Januário

Gabigol marcou um dos gols da vitória do Santos sobre o Vasco Gabigol está acostumado…

16/08/2026