Sem Guerrero e sem caô! Sem o astro, Fla solta o freio nos placares

Time aumenta média de gols nos últimos quatro jogos e vence por mais de um gol de diferença, o que ainda não tinha acontecido neste Brasileirão, três vezes seguidas

A lesão no tornozelo direito sofrida por Guerrero na Copa do Brasil e o desfalque dele nos jogos seguintes pelo Campeonato Brasileiro deixaram a torcida rubro-negra preocupada, afinal, o Flamengo ficaria sem seu principal jogador por um período considerável. Mas o comportamento do time foi surpreendentemente positivo, vencendo quatro partidas consecutivas e inclusive aumentando a média de gols. Os 100% de aproveitamento e outros números mostram que o Rubro-Negro não sentiu falta de seu camisa 9.

O Flamengo passou pouco mais de um turno inteiro do Brasileirão sem conquistar uma vitória sequer por mais de um gol de diferença. Todos os triunfos haviam sido pela margem mínima. Mas, quando enfim foi quebrado esse tabu, a equipe tratou logo de emendar três seguidas dessa maneira: 3 a 0 no Avaí, 3 a 1 no Fluminense e 2 a 0 no Cruzeiro. O freio nos placares foi solto.

Com Guerrero em campo, o Flamengo disputou 10 partidas, com cinco vitórias, dois empates e três derrotas. O time marcou 13 gols – quatro do peruano -, o que dá uma média de 1,3 por jogo. E sofreu 11 gols. O saldo é de apenas dois. Nos quatro últimos jogos, onde o atacante foi desfalque, a média de gols por partida melhorou bastante, para 2,25 (nove no total). E a equipe sofreu apenas um gol, o que dá um ótimo saldo de oito.

Nesse período de ausência de Guerrero, os gols rubro-negros foram bem distribuídos. Alan Patrick fez dois, enquanto Emerson, Paulinho, Everton e Luiz Antonio fizeram um cada. Quem mais balançou a rede, três vezes, foi justamente o substituto do craque: Kayke, contratado recentemente junto ao ABC de Natal. O camisa 27 não marcou na vitória sobre o Cruzeiro nessa quinta-feira, mas contribuiu com uma assistência para o gol de Alan Patrick. Ele disse que já imaginava esse bom começo no novo clube.

– Todo jogador espera que comece bem, com gols, assistências e vitórias, que são o mais importante. Isso tudo vem acontecendo, e a gente fica muito feliz – afirmou Kayke.

Mesmo lesionado, Guerrero viajou aos EUA para acompanhar a seleção peruana – ele não entrou em campo – e retornou na manhã de quinta. Após avaliação do departamento médico rubro-negro, ficou decidido que o atacante não viaja com a delegação nesta sexta para Chapecó-SC, onde o time encara a Chapecoense no domingo. Em vez disso, ficará no Rio de Janeiro dando prosseguimento ao tratamento. Será mais uma oportunidade para Kayke no time titular.

Fla com Guerrero:
– 10 jogos
-13 gols (4 de Guerrero)
– média de 1,3 gol por jogo
– 11 gols sofridos
– saldo de 2 gols

Fla sem Guerrero (pós-lesão):
– 4 jogos
– 9 gols
– média de 2,25 gols por jogo
– 1 gol sofrido
– saldo de 8 gols

Fonte: GE