O Fla-Flu é de longe o clássico mais bonito da história do futebol brasileiro, é o clássico que melhor “pinta” as arquibancadas do Maracanã. Tem também o nome de “O Clássico das Multidões”, dado pelo jornalista Mário Filho. O clássico é tão importante que está até relatado no hino do Flamengo.
O primeiro Fla-Flu foi em 1972 com vitória dos tricolores, mas na totalidade os números comprovam uma superioridade do Mais Querido do Brasil:
Nos últimos 15 anos alguns confrontos marcaram a Nação rubro-negra no Clássico das Multidões:
1- Um gol improvável – Flamengo 1 x 1 Fuminense – Final da Taça Guanabara de 2000. O empate levou a decisão para os pênaltis, que ficou marcado pelo pênalti batido pelo lateral Cássio, na qual o goleiro Murilo defendeu mas a bola pegou efeito, quicou no campo e entrou no gol.
2- Água no chopp de Renato Gaúcho – Flamengo 5 x 2 Fluminense – Campeonato Brasileiro de 2002. Foi um verdadeiro massacre no Maracanã, com gols de Athirson, Zé Carlos, Liédson, Iranildo e Fábio Baiano, o Flamengo estragou a estreia do técnico Renato Gaúcho a frente da equipe tricolor.
3- Roger iluminado – Flamengo 4 x 3 Fluminense – Campeonato Carioca 2004. Uma virada épica no Maracanã. O Fla abriu o placar com Jean, mas o primeiro tempo terminou 3 a 1 para os tricolores, com dois gols de Romário e um de Rodolfo. Quando ninguém pensava numa vitória rubro-negra, eis que ela veio, com um gol de Felipe e dois do lateral Roger, e o Maracanã foi ao delírio. Era o começo da campanha que daria o titulo carioca de 2004 ao clube.
4- Noite de Obina e Renato Abreu – Flamengo 4 x 1 Fluminense – Campeonato Brasileiro de 2006. O Flu abriu o placar com um gol de Tuta, mas com dois golaços de falta de Renato Abreu e dois de puro oportunismo de Obina, o Flamengo garantiu a vitória.
5- Primo de Messi decidi – Flamengo 1 x 0 Fluminense – Campeonato Brasileiro 2007. Nesse jogo a torcida foi apresentada a Maxi Biancucchi, o primo do Messi. Com um excelente passe de Juan, o argentino invadiu a área e bateu no angulo do goleiro Fernando Henrique.
6- Prazer, Emerson Sheik – Flamengo 1 x 1 Fluminense – Campeonato Carioca 2009. Foi nesse jogo que Emerson Sheik se apresentou para Brasil. Aos 48 minutos do segundo tempo, Emerson empatou o jogo em uma cabeçada na pequena área.
7- Uma Noite Imperial – Flamengo 2 x 0 Fluminense – Campeonato Brasileiro de 2009. Esse jogo foi mais um cena de um filme que terminaria no Hexacampeonato para o Flamengo. Foram dois gols do Imperador Adriano, o primeiro em um corte que enganou de uma vez só, o volante Fabinho e o zagueiro Luiz Alberto, e no segundo aproveitando um lançamento de Léo Moura. E a galera cantava: “O Imperador voltouuuu!!!”.
8- No embalo do Império do Amor – Flamengo 5 x 3 Fluminense – Campeonato Carioca de 2010. O Fluminense chegou a está vencendo por 3 x 1, mas com um show do “Império do Amor”, a equipe chegou a virada histórica. Foram 3 gols de Adriano, um de Vágner Love e outro de Kléberson.
9- Bottinelli não perdoa – Flamengo 3 x 2 Fluminense – Campeonato Brasileiro de 2011. Nesse confronto quem decidiu foi o argentino Dário Bottinelli. O Fluminense vencia o jogo até os 41 minutos do segundo tempo, quando Bottinelli acertou uma cobrança de falta perfeita e um chute de fora da área, e deu mais uma vitória que ajudaria ao time alcançar a vaga na Libertadores do ano anterior.
10- Brocada no Maraca – Flamengo 1 x 0 Fluminense – Campeonato Brasileiro 2013. Nesse ano o Fluminense foi só mais uma vitima de Hernane Brocador, que fez um gol bem ao seu estilo, com apenas um toque na bola.
Agora é esperar e torcer para que seja mais um Fla-Flu marcante histórico.
Rodrigo Ferreira. Somos Loucos e Fanáticos.
rodrigo.ferreira@colunadofla.com
Flamengo volta a campo na terça-feira (26) para enfrentar o Fortaleza, pelo Brasileirão O Flamengo…
Internacional chegou aos mesmos 62 pontos do Flamengo na classificação do Brasileirão A 34a rodada…
Filipe Luís comanda três dias de treinos até jogo na Arena Castelão O Flamengo se…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…
Jogador fez parte do elenco que conquistou o tricampeonato do Flamengo na Copa do Brasil…