‘Um treinador estrangeiro no Flamengo em 2016’… O que você acha?

Compartilhe

Todas as fórmulas já foram esgotadas e usadas. De treinador consagrado, mas que apenas carrega este status pelo que fez no passado, até a novato que não correspondeu. Agora é hora de fazer o que o Flamengo sempre fez no passado e ajudou a desenvolver seu futebol: Um treinador estrangeiro para 2016.

O futebol brasileiro, como eu costumo dizer, vive a Idade da Pedra tática. Antigamente todos os europeus vinham para assistir aos times nacionais jogando e levavam para a Europa o “estilo Brasil de jogar”. Hoje isso ficou no passado. O esporte muda constantemente, a cada novo momento surge um fato novo que altera tudo. Sempre foi assim. Desde o esquema WM da década de 30 até ao 4-3-3 revolucionário da Seleção Brasileira de 1958. Hoje o causador desta revolução é Pep Guardiola com o que chamam de “Futebol Total do Século XXI”.

Maior prova de que os times brasileiros ainda não viram que estão atrasados e precisam de atualização está nos embates pelas Libertadores ou Mundial. Tirando o Corinthians e Chelsea, onde a equipe inglesa praticava um futebol diferente, retrancado e no anti-jogo, todos os demais tiveram problemas com formações modernas. Até mesmo o inexpressivo Raja Casablanca e sua “marcação-saída em bloco” surpreendeu o Atlético do Ronaldinho, que foi se superando na América do Sul através de “milagres”.

Hoje o Flamengo vive isso. É hora de entrar em outra Era. A desculpa financeira já ficou para trás, o clube está mais estruturado nesta parte que em todas as outras gestões, mas dentro de campo continua em débito, atrasado e muito longe de conseguir alguma coisa. A solução para isso é um impacto imediato de visão de futebol: Um treinador estrangeiro. O momento de “sacudir” é agora.

Mas simplesmente um nome internacional não adianta, precisa é de tempo para trabalho. De pouco terá valor contratar e demitir daqui a quatro meses, em meio à pressão, como Gareca no Palmeiras ou Aguirre no Internacional. É dar segurança e afirmar: Vai ficar até o fim da temporada! E nomes não faltam, desde o brasileiro treinador interino do México Ricardo Ferretti, ex-Tigres, até a Marcelo Bielsa, que está sem clube e sempre desejou trabalhar no Brasil. Bielsa, inclusive, é o grande mentor de Jorge Sampaoli, treinador do Chile, e Tata Martino, da Argentina.

Esta é a decisão que a diretoria precisa tomar para 2016: Entrar na nova Era do futebol ou ficar sempre com os mesmos nomes e lamentando derrotas que podem levar à volta de velhos conhecidos da política Rubro-Negra.

Bruno Guedes

Fonte: Goal

Ver comentários

  • Eu sou totalmente a favor, um treinador que jogue como os times europeus, atacando e defendendo em blocos altamente compactos e em alta intensidade. Aqui no Brasil, infelizmente pra nós Flamenguistas só quem joga assim é o Corinthians, pois seu treinador copiou desde 2012 o estilo europeu de jogar, claro o Corinthians não joga um futebol bonito, vistoso, mas joga por resultado, joga pra ganhar Campeonato e não partida de Futebol, está é as grande verdade. Nosso Flamengo ainda está atrasado infelizmente e muito neste modelo de Departamento de Futebol atual. Média de três treinadores por ano, um absurdo de incompetência.... mas como Flamenguista que sou torço muito pra que as coisas no futebol mudem drasticamente, assim como foi nas finanças. SRN

    • E meu parceiro mais e visivelmente a falta de sangue no olho de aquele cara que bata na mesa e grite com seu subordinados vc se lembra da copa do Brasil ganhamos assim. Com o pelaipe Bap e valim

  • Seria bom e o Flamengo tem tradição disso no passado, mas dizer que o treinador fica um ano independentemente dos resultados é utopia. Se ficar 5, 6 jogos sem ganhar a torcida pressiona e o trabalho é jogado fora. Assim é o futebol brasileiro. Tem que mudar essa mentalidade primeiro.

  • Sou a favor dedede montar um time forte, com jogadores de respeito, técnico faz a diferença mas pra isso precisa de elenco, nao é milagreiro

  • Já vai começar? Eu acho muito difícil dar certo, os exemplos estão aí; Aguirre, Gareca, Osório.

    Não há esse tipo de paciência no futebol brasileiro, principalmente no Flamengo. Em três, quatro derrotas, qualquer que seja o professor gringo, não vai haver paciência e em muito pouco tempo o cara vai ser demitido ou pedir para sair.

    Osvaldo Oliveira é muito bom treinador, ele tem feito bons trabalhos nos últimos anos, é eficiente.

    O que está faltando é comando, pulso firme, alguém para botar moral nesses jogadores.

    Não adiantar começar essa conversa fiada de trocar de treinador, principalmente vir com essa de treinador estrangeiro. A torcida do Flamengo não tem paciência para esse tipo de coisa, não vai dar certo.

    Isso é cultural, leva tempo para acontecer esse tipo de mudança, anos, décadas.

  • De que adianta uma pessoa comum e para a fórmula um dirigir uma Ferrari não vai ganhar nada e um piloto consagrado dirigir um corro fraco também não ganhará nada tem que ter o equilíbrio,treinador bom time bom lembrem do internacional sempre com elenco forte mais os treinadores de baixo nível,nunca chega a lugar nem um

  • O time do flamengo parece que perdeu a vontade de ganhar aí treinador nem um da jeito o time não corre só marca atrasado e entra no jogo dos outros sempre levando amarelo e não dando sequência no time titular

  • Muito simples de explicar o que acontece com os principais clubes do futebol brasileiro.
    99,9% dos jogadores que estão no futebol brasileiro são de baixo nível técnico. Ou seja, nossa matéria prima é de baixo nível. Não depende somente dos treinadores.
    Do que adianta contratar o melhor Chef da cozinha do mundo e fornecer matéria prima da mais baixa qualidade. Contratar e pedir para fazer um ovo frito cm arroz e feijão tudo da pior qualidade.

    Acho que só é possível saber se nossos treinadores são bons se coloca-los em algum time grande da Europa. E outra do que adianta trazer os badalados Guardiola ou Mourinho e colocar para treinar jogadores que erram passes de 2 metros.

  • Por causa desses corneteiros plantao eh q o flamengo não deslancha! Oswaldo ta a pouco mais de 1 mes no fla e ja me vem um cretino modinha me falar de tecnico estrangeiro... O levir ta no galo ja faz tempo, o tite desde o começo do ano, sendo que apenas em 2014 nao treinou o curintia... O muricy foi tri campeao brasileiro pelos bambis com um trabalho a longo prazo! O resultado chega! Essa ciranda de tecnicos, na minha humilde opinião, apenas tumultua o ambiente ja conturbado do clube. E ainda, exime os jogadores (principais responsaveis) de suas obrigacoes! O cara pensa: Ah! A vaca ja foi pro brejo mesmo com esse professor, logo logo chega outro e a gnt muda o panorama! Eh um circulo vicioso! Como o treinador pode cobrar um cara com o qual trabalha ha pouco mais de 1 mes, como conhecer a personalidade do atleta entre outras coisas!? Deixa o cara trabalhar, montar o elenco, fazer pre temporada... Impossivel avaliar trabalho de qquer um assim, nesse ambiente caótico! Te contar viu, nesse mundo interativo e conectado, qquer um escreve merda! Esse site deveria selecionar melhor os textos e não tudo q sai do mengo... Digo isso não eh por censura ou algo do tipo... Eh q muitos rubro negros acessam essa coluna diariamente e têm q se deparar com cada pataquada q vou te falar... Pelo bem do nosso flamengo, menos notícias plantada pra ganhar cliques, menos blogueiros de terceira categoria, fontes tendenciosas e mais avaliações fundamentadas e respeitosas para com o maior do mundo! Mais amor e carinho com nosso fla!

    • Tem que cornetar a torcida que deixou meia dúzia de torcedores do vice falarem mais alto que ela. Será que era o pessoal de Brasília que estava no Maraca?

      • Concordo... a torcida anda realmente muito fria e corneteira! Torcedor cliente! Acha que pq paga o ST o clube tem q ganhar! A torcida de bsb eh apenas mais um retrato disso, não acho q sejam menos flamengo que os outros milhoes, apenas não tem o habito de ver o fla jogando sempre no estádio e ficam ansiosos... Sou ST desde o começo do programa! Deixo claro q acho horriveis os planos de ST do fla! Pago pq tenho condições! Entendo q a maioria não tenha condições! E nao acho esse ou aquele mais ou menos torcedor que do fla! Ou vcs acham q aquele cara semi analfabeto que vive as margens de um ribeirao qualquer em um canto qquer do nosso brasil eh menos flamengo q os outros q vao ao estadio ou pagam premiere!? Não! Somos todos uma nação! E a nossa torcida devia refletir mais no papel dela! Reencontrar as raízes! A torcida do fla vira jogo! Ganha campeonato! Faz obina, charles guerreiro, nunes e outros menos técnicos virarem craques imortais! Quem nao se lembra da epoca que o Vasco ers freguês! O time deles era um timaço, com juninhos, mauro galvao, romario e etc e a gnt com reunaldo, rodrigo mendes, fabio baiano e cia! Ganhavamos no grito, na paixao! Ta faltando comprometimento de todos, inclusive da torcida! Que vaiou o cara com 20 min de jogo em BSB, q vaiou o Pará no maraca, que está pegando no pe do guerrero, sendo q o cara jogou 12 jogos só! Q isso!! Temos q acreditar e apoiar! Mengo eh nossa paixão, identidade, nação! O tanto q o dia fica melhor qdo o fla ganha!! Vamos apoiar galera! Final do ano a gnt cobra! Nos estadios do Brasil todos tem q acreditar e torcer! Não boicotar o time!

  • Já tão crucificado o oswaldiola Eita torcida que não sabe o que quer, um dia é oswaldiola e outro é num vale nada e é por isso que o radialista da fox tem razão quando criticou a torcida do flamengo

Notícias recentes

  • Destaque

Capitão do Cruzeiro, Lucas Silva demonstra confiança antes de jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

Quando serão os jogos entre Flamengo e Cruzeiro? O calendário do futebol sul-americano está paralisado…

30/06/2026
  • Notícias

Jogos da Copa hoje: França, Noruega, México e outras 3 seleções entram em campo pelo mata-mata nesta terça

Três partidas movimentam esta terça-feira (30) valendo vaga nas oitavas de final da Copa do…

30/06/2026
  • Destaque

Alexsandro negocia com clube inglês, e Flamengo pode faturar com possível transferência

Zagueiro do Lille (FRA), Alexsandro Ribeiro pode atuar na Premier League O zagueiro Alexsandro Ribeiro…

29/06/2026
  • Copa do Mundo

Ex-Flamengo não segura as lágrimas com vitória do Paraguai sobre a Alemanha na Copa do Mundo

César ‘El Tigre’ Ramírez foi à loucura com a classificação histórica do Paraguai ‘Salvador’ do…

29/06/2026
  • Destaque

Bruno Henrique celebra reencontro com River Plate pelo Flamengo: “Lembrança boa”

Bruno Henrique teve papel decisivo no título da Libertadores do Flamengo em 2019 contra o…

29/06/2026
  • Notícias

Brasil nas oitavas! Saiba quanto o Flamengo tem a receber da FIFA

Seleção Brasileira superou o Japão no mata-mata com jogadores do Flamengo A Seleção Brasileira se…

29/06/2026