​Jonas, o desperdício em forma de jogador

Poucos jogadores no futebol brasileiro representam tanto o desperdício e fracasso atual da formação de atletas no Brasil quanto o Jonas, volante do Flamengo. Contratado junto ao Sampaio Correia como jovem promessa, chegou sob a sombra de bom marcador, passe diferenciado e boa presença ofensiva. Com pouco menos de um ano no clube, toda essa descrição caiu por terra. E a culpa não é do jogador.

Jonas ainda carrega no seu futebol a herança de uma categoria de base arcaica, ultrapassada, jurássica, onde os treinadores, com suas mentalidades velhas e interesseiras, formam jogadores apenas para vender. O talento não faz parte da preparação das bases, vale quem tem força física e adaptá-lo à frente da cabeça da área para ser o “novo Pitbull da vez”. E assim foi com o atleta.

O volante, hoje no Flamengo, notoriamente é especial em termos de passe e visão de jogo, mas sempre foi mal lapidado. Viram nele uma vocação para marcação, destruição, explosão, então o limitaram a um marcador. Chegar na área adversária? Nem pensa! Treinadores ultrapassados, que ainda acham que se pratica um futebol de 1998 em pleno 2015, amputaram um talento.

São profissionais que não veem o movimento do esporte atual, onde não existe mais o “Pitbull”, marcação individual ou especial, mas sim, volantes que se apresentem como elemento surpresa no ataque, visão para distribuição de jogo e um conjunto de todo o setor para marcar.

Engana-se que o “caso Jonas” seja exclusivo. Canteros também foi amputado do que sabe fazer para que praticasse o “futebol do século passado”. Antes talentoso e com boa distribuição de bola no Vélez, tornou-se um lento e sempre atrasado jogador no Flamengo. Ambos são os mais indisciplinados no Campeonato Brasileiro do elenco. O argentino tem oito cartões amarelos e um vermelho em 29 partidas, com o brasileiro sendo amarelado cinco vezes e expulso duas em 16 partidas.

Vocês lembram do Toró? Nas categorias de base do Fluminense ganhou o apelido por fazer “uma chuva de gols”, foi o Rei do Futebol na simulação do filme “Pelé Eterno”… mas quando sofreu uma lesão, o jogaram para volante e se tornou xodó do “Papai Joel” por ser “tão bom marcador”. Semelhança? Sim!

Jonas, você não é o culpado! Você é ainda é jovem e tem tempo para que seja orientado corretamente para que faça a real função de um volante. Não que se limite a destruir jogo. Culpados são os que pensam um futebol tão arcaico e não veem a revolução que ocorreu.

Fonte: Goal

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • ESSE TEXTO É BOM DEMAIS! SINTETIZA A NOÇÃO DISTORCIDA DA REALIDADE DOS TORCEDORES QUE VEEM MÁRCIO ARAÚJO E LUIZ ANTÔNIO COMO MAIS TALENTOSOS QUE JONAS E CANTEROS

    • fora da realidade e dizer q JORGE EM 3 ANOS VAI SER MELHOR Q MARCELO E ALABA

    • Acho que tem alguém com bola de cristal. Estão advinhando o futuro de um jovem, em seu primeiro certame como titular.
      Fiz duras críticas ao Jorge, pelo posicionamento e excesso de firulas. Entretanto, Jorge é diferenciado e pode ser estrela, sem ser igual a Marcelo (se for o da seleção e dos 7 a 1, não me encanta) ou a Alaba (sei lá que merda é essa).

      Tem que ser mais disciplinado com a sua posição, sabendo, antes de mais nada, marcar.
      Também precisa melhorar a velocidade, pois é batido com frequência, neste quesito. Talvez seja melhor virar ponteiro esquerdo (invertendo o caso de Rodrigues Neto)

      • esse cara ai em cima disse q jorge vai ser melhor q marcelo e alaba do bayern em 3 anos entre outras coisas loucuras mais

      • Jorge so tem que comer mais arroz com feijao, porque no contra ataque ele eh muito lento, anda em campo

      • Jorge é o pricipal e talvez único armador de jogadas do Flamengo. Assim como Léo Moura foi nos últimos anos na direita.

  • Cara eu sou do Maranhão e o Jonas tem um puta potencial. Cansei de ver ele fazendo gols aqui no Sampaio. Gols de longe, de cabeça, fazendo a jogada de infiltração. Se alguém ( só eu que quero o Muricy ou o Cuca? .) realmente treinar o potencial dele vai ser muito util. Só lembrar daquele gol contra o Fluminense.

    • Descontrolado. Falta de controle emocional muito grande. Qualquer dia desses quebra a perna de alguém.
      A culpa é do próprio flamengo que querem que seja o salvador da pátria.

      • Prefiro um jogador descontrolado, com vontade como ele do que um que quando o time tá perdendo fica tocando a bola de lado.

  • Acho que estou ficando louco, esse Canteiros de adubo orgânico foi vendido ao flamengo por análises como essa, totalmente fora da realidade. Esse jogador nunca foi titular em lugar nenhum e desde os tempos do velez só entrava faltando 15 m pra terminar o jogo. De ter sido essa análise que fez com que buscassem esse traste.

  • Concordo quanto ao Canteiros.Vi jogando no Vélez ótimo distribuidor de passe,não tinha essa obrigação de marcar,nem é armador. Fica no meio termo,porém o time tem q ser compacto e tático como o Vélez era.Infelizmente os treinadores são atrasados taticamente, estão mais p motivadores,culpa dos jogadores tbm.E culpa dessa cultura de "camisa10", isso já era,melhor um meio campo formado por jogadores de bom passe,q sejam táticos, saibam ocupar espaço e movimentar sem a bola

    • Peraí... Ele não tinha no Vélez obrigação de marcar , nem era armador... O que ele fazia então no time ?

      • Ta na cara q vc entende muito de futebol heim... Ele não tinha a obrigação de marcar como o Primeiro Volante, e nem a obrigação de armar a jogada como o "10". Ele tem acesso livre ao campo, ele organiza toda a zona central, pega a bola do 1º Volante, enxerga o jogo de tras e entrega com qualidade no pé do armador pra ele ter boas condiçoes de dar o ultimo passe. Eu diria que esse tipo de jogador é o mais importante no elenco. É isso q o Elis faz no Corinthians. A obrigação dele é organizar o time, é a peça central, a espinha dorsal do elenco.

        • Ah, entendi... Ele é o novo Falcão ... Injustiça ele não ser chamado pra seleção argentina... Ainda bem que você não é o técnico do Fla

          • Ja foi sim, com a camisa 10 inclusive. Mais uma vez você deixou clara a sua ignorância em sequer saber interpretar um texto. Leia novamente, se não entender, leia de novo. Se ainda assim não conseguir entender que meu comentário não tem a ver com o jogador, e sim com a função q a posição exige, ai amigo, infelizmente não posso fazer mais nada pra te ajudar.
            SRN!!!

          • Com todo o respeito, o amigo é um pouco obtuso para entender as coisas... Simplesmente estou dizendo que o Canteros é um bosta de jogador, independentemente da função que exerça em campo... Sinceramente, não me lembro de ele ter sido esse craque argentino que você insiste em criar... Ele deve ter sido o 10 da Argentina naquela época em que a Colômbia deu de 5, em pleno Monumental... SRN

  • Xii o cara não joga nada a culpa e dos outros, quem joga bola joga em qualquer lugar descalço, de chuteira, na zaga no ataque não vai ser a mesma coisa de sua posição de origem, mas joga pro gasto. Ele não joga em qualquer lugar foi mais uma contratação de quem não vê futebol. Outra coisa o Jonas é melhor deles todoa, t que chegar junto na manha com o tempo ele aprende. Se ele tivesse jogando do lado dos gambás não teria sido expulso nesse jogo, talvez em nenhum do brasileiro, contra o Coritiba foi brincadeira e os jornalistas disseram que foi merecido, a VTC.

  • Jonas tem potencial. Marca bem, tem bom passe o problema dele é que é afobado no desarme. Não tem a malícia de esperar o adversário definir a ação da jogada p dar o bote certeiro p o desarme. Sempre chega forte e o adversário sabendo disto deixa o corpo p trombar e ganha falta. Eu gosto dele porque vejo empenho e raça dentro de campo falta um pouco mais de maturidade e malícia no campo. Por isto não o dispensaria e sim contrataria 2 volantes p serem titulares porque com Marcio Araújo e Canteros ele não vai evoluir nada observando-os jogar.

  • Esse Jonas é mais um cabeça de bagre que não joga porra nenhuma. Cavalo louco! Se não estou enganado, ele foi expulso em quase todos os jogos que disputou pelo Flamengo. Mais um, para a barca 2016.

    • Flamengo tem qer trazer o William do Cruzeiro este tem a alma rubro negra

  • Com todo o respeito campeonato maranhense não é parâmetro para ninguém, nem segunda divisão do campeonato brasileiro (vide magnos Alves um dos artilheiros do Brasil pelo Ceará então foi para florminenC e NADA) se eu fosse o Sebastian schweinsteiger ainda processava ele pelo uso indevido do nome (maldade minha). Mas assim como está escrito no texto o cara é jovem e tem tempo para que seja orientado (ou se oriente) corretamente para que faça a real função de um volante, mas você torcedor quer aguardar?

Notícias recentes

Notícias do Flamengo hoje: renovação de Gabigol, Lorran de saída e mais

Programa no YouTube do Coluna do Fla começa às 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…

15/11/2024

NOVA PROPOSTA PARA GABIGOL RENOVAR COM O FLAMENGO? | ANIVERSÁRIO DO FLAMENGO – TABELINHA

Apoio: KTO.com NOVA PROPOSTA PARA GABIGOL RENOVAR COM O FLAMENGO? | RECUPERAÇÃO DE PEDRO |…

15/11/2024

Ídolo máximo do clube, Zico parabeniza o Flamengo pelo aniversário de 129 anos

Maior ídolo do Flamengo, Zico prestou homenagem ao Mais Querido nesta sexta-feira (15) O dia…

15/11/2024

Flamengo acerta 4 contratações para 2025

Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…

15/11/2024

Landim cede à pressão e Gabigol pode renovar com o Flamengo para 2025

Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…

15/11/2024

Flamengo tem mais 1 desfalque confirmado para jogo do Brasileirão, contra Cuiabá

Filipe Luís tem mais uma 'dor de cabeça' antes de jogo do Flamengo contra o…

15/11/2024